PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Por que eles expulsaram Jesus?

Por que eles expulsaram Jesus?

 


30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 5,1-20

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

MEDITAÇÃO


Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19)

Eu vou tentar lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: o povo daquela região mandou Jesus embora.

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Era do outro lado do Mar da Galiléia. Jesus e os discípulos chegaram lá de barco. Veio ao encontro deles um homem possuído por um espírito impuro, que vivia no cemitério apavorando o povo do lugar. Ele se incomodou com a presença de Jesus. E Jesus deu ordens para que saísse daquele homem. Na verdade, eram muitos demônios e se chamavam Legião e pediram para entrar nos porcos. Havia muitos porcos por ali. Jesus libertou o homem e os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo do lugar não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali, na imaginação do povo da Bíblia. Você lembra que os hebreus não comiam porco e não criavam porco de jeito nenhum. Porco, para eles, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Era símbolo dos pagãos, uma fonte de impureza. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu que terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação.

Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus. Para isso, os dados da narração podem ter ficado um tanto inflacionados. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto. Nessa narração de São Marcos, a manada de porcos tinha mais ou menos uns dois mil porcos. A quantidade de porcos e o tanto de demônios – Legião – são elementos para sublinhar como o estrangeiro está possuído pelo mal, na mentalidade dos hebreus e dos seguidores de Jesus.

A primeira coisa que o texto está anunciando é que a ação salvadora de Jesus vai além do povo de Israel, atravessa as suas fronteiras e chega ao estrangeiro, aos pagãos. A segunda coisa é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas. Os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político, tem gente que desaprova, porque se beneficia da desinformação das pessoas. Denunciar a prostituição de meninas e meninos: a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage, fica no prejuízo. Apoiar a luta do povo sem teto ou sem terra, motivo de suspeita por parte de quem se faz de surdo à gritante desigualdade social do país. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os demônios continuassem oprimindo aquele homem que morava no cemitério, que continuassem mandando naquela terra. ‘Educadamente’, pediram para Jesus se retirar de suas terras.

A terceira lição do texto de hoje é maravilhosa. Aquele homem liberto tornou-se um discípulo, uma testemunha do amor de Deus em sua região. Ele começou a pregar na Decápole, em toda aquela região pagã, sobre o que Jesus tinha feito por ele.


Guardando a mensagem

Jesus foi a uma região pagã e ali encontrou um homem possuído pelo demônio. Ele o libertou. Os espíritos maus se apossaram dos porcos e a manada se jogou no mar e se afogou. A ida de Jesus àquela região estrangeira demonstra o seu compromisso missionário com todos, não somente com o seu povo. Para o povo hebreu, porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. É claro que essa não é uma narração jornalística. O sentido é o que importa. Os pormenores podem não ser exatos. A reação das pessoas daquele lugar à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem, quase sempre encontra resistência. E a atitude do homem liberto é uma grande lição para nós. Ele tornou-se uma testemunha viva da obra redentora de Jesus, na sua própria região.

Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aquele homem possuído pelo mal e liberando a estrada para o povo passar sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te afastando dali. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher a tua santa Palavra com abertura de coração e espírito de obediência. E não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, perseguição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Hoje, terceiro dia do Tríduo de Dom Bosco. Amanhã, o festejamos na liturgia da Igreja.

Rezemos:

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho da amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

Vivendo a palavra

Você foi libertado(a) por Jesus de muita coisa, especialmente do pecado que afastava você de Deus e dos seus semelhantes. Hoje, fale com alguém do que Jesus tem feito por você.

Comunicando

Amanhã, aqui, em Juazeiro do Norte, CE, vou gravar um DVD Orante, no Horto do Padre Cícero, começando às 10 horas da manhã. Quem mora por aqui ou está chegando para a Romaria das Candeias, sinta-se convidado(a) a participar. Podendo, chegue antes para a Santa Missa. O local é a Igreja do Bom Jesus do Horto, que está em fase de construção. Por meio do formulário que estou lhe enviando, você pode confirmar sua presença, se ainda não o fez. De toda forma, recomendo, às suas orações, este Show especial que vamos gravar amanhã. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. Mesmo diante do poder de Jesus, satanás continua atacando, usando de suas estratégias malignas. Bom dia a todos. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Se nós com muita fé, temos permissão de expulsar e curar todo tipo de mau, Imaginemos o Poder da presença de Jesus? Naquele momento, com certeza com Sua humanidade e Divindade incomodou os espíritos que possuíam aquele homem, por isso que devemos sempre acreditar e usar o nome "Santo ", Santa Bíblia, Santa igreja, Santa missa, Santo Terço, Santa Eucaristia, etc,.. Tudo que nos foi entregue por tradição Apostólica, essência pura do único Sacrifício Perfeito, Único sem manchas, sem pecados.
    Não existe força no mundo, maior do que o Poder de DEUS ou Seu Filho Jesus Cristo, ou seja, não existe mau algum que perdure no meio de quem tem uma fé robusta, firmada, renovada a cada dia pelo Espírito Santo.
    Precisamos acreditar que a misericórdia de DEUS é infinita mesmo, e não importa quais são ou foram nossas falhas, nossos pecados, se arrependidos do fundo nosso coração desejamos ser libertos de qualquer coisa que sabemos que hoje nos escraviza, seja o que for, vícios, sentimentos negativos, falta de dedicação com a Palavra, dificuldade de perdoar, enfim o que sabemos que poderíamos fazer melhor para DEUS, para nós ou pra nossos irmãos.
    Peçamos com humildade, decisão e muita fé uma vida nova, que DEUS nos envia o Espírito Santo para nos perdoar e nos libertar, para seguir e testemunhar cada vez mais a sua transformação, o que Ele pode fazer na vida daqueles que também decidem obedecer e O seguir,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙌🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💖

      Excluir
    2. Amém Senhor🙌🙌

      Excluir
  3. Bom dia padre , Deus abençoe sua vida, Deus nós abençoe e ao mundo inteiro , amém

    ResponderExcluir
  4. Como faço para baixar o áudio?

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼uma semana abençoada pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor Jesus abençoa nossa Nação Brasileira de todo. O mal

    ResponderExcluir
  8. Sejamos gratos porque o que Deus faz por nós está além do que podemos ver.Abraços de Balneário Camboriú SC

    ResponderExcluir
  9. Erivalda Torres30/1/23 10:44

    Hoje, essa palavra me trouxe conforto pois vivi, ontem a noite, um momento onde alguém parece está com demônio tirando a nossa paz. Obrigada Senhor por me colocar no caminho da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Que tenhamos a decisão e a força do libertado por Jesus, para compartilhar as tantas libertações que o Senhor nos faz todos os dias.

    ResponderExcluir
  11. GLÓRIA a.Deus Erivaldo!Deus é conosco,!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada padre João Carlos que Deus te abençoe sempre. Uma ótima e abençoada semana para todos nós amém

    ResponderExcluir
  13. Justina 30/1/23/11:44 Bom dia padre João tantas palavras sagrada que me encentiva com mais conhecemento e foça na minha caminhada de fé. Este segundo João Batista obrigada meu Deus por!!

    ResponderExcluir
  14. Giane ferreira
    Bom dia padre João Carlos! Ainda hoje o diabo pode atacar mas ele não vence pois Jesus Cristo é nosso senhor e salvador hoje e para sempre. Amém

    ResponderExcluir
  15. Olá padre João Carlos quantos demônios tem por aí distruindo as família. Temos que manter nossa fé viva em Cristo Jesus. Jesus já me livrou de tantas coisa. O que seria de mim sem ele.

    ResponderExcluir
  16. Então Padre João Carlos, é certo quem luta pra ter sua propriedade , muitas vezes com sacrifício, e ver malandros que ao invés de procurar emprego e lutar para adquirir um bem, invade de quem trabalhou? Isso é atitude dos comunistas, que são preguiçosos e adoram o que é do próximo. Não seria mais digno trabalharem ao invés de usurpar o do próximo?

    ResponderExcluir
  17. O REINADO DE JESUS CRISTO NÃO É POLÍTICO. SE FOSSE ELE CONVOCARIA SEUS ALIADOS, SUA JUNTA DE ADVOGADOS, SEUS MINISTROS, CHEFES DE GABINETES, SECRETARIOS. OS APÓSTOLOS TIAGO E JOÃO ESTARIAM, UM A DIREITA E OUTRO A ESQUERDA, SENTADOS NO TRONO DE JERUSALÉM. FALA SÉRIO!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada senhor amanhã faço anos e que Deus me de muito mais tenho agradecer ao senhor

    ResponderExcluir
  19. Vendo esse evangelho hj tem tantos que prefere viver preocupados com os bens materias duque ver os outros bem ,como esse que cuidava dos porcos !que o Senhor Jesus nos ajude a viver o seu amor e sua palavra 🙌🙌

    ResponderExcluir
  20. Sou Marly Sandra moro em Teresina pi
    Padre sua reflexão tem uma didática tão catequética, tao clara, teológica e coesa que nos prende na leitura e nos eleva🙌🏼
    Obrigada 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada Sr Padre Joaõ Carlos pela Meditação da palavra de todos os dias.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/2/23 08:04

    Obrigada padre,pelas suas meditações que nos ajuda a melhorar a compreensão da palavra do nosso Deus uno e trino. Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS