PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A comunidade de Nazaré perdeu a grande oportunidade

A comunidade de Nazaré perdeu a grande oportunidade

 


01 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da da 4ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 6,1-6

Naquele tempo: 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: 'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


MEDITAÇÃO


Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Diga-me uma coisa: a sua família é numerosa ou é bem pequena? ... O pessoal de outra geração tinha família muito grande, não é verdade? No tempo de Jesus, na Palestina, as famílias eram numerosas. Todos os aparentados com o chefe da casa ou que morassem juntos pertenciam à mesma família. Os parentes moravam na mesma casa ou eram vizinhos. E os filhos, claro, se criavam juntos, convivendo com os parentes da mesma idade. No hebraico, não há palavras específicas para parentes próximos. Todos são chamados de irmãos. Irmãos podem ser primos, tios, sobrinhos, etc. Irmãos são todos os que pertencem à grande família.

No evangelho de hoje, aparece uma lista de irmãos de Jesus. Seriam irmãos mesmo ou é uma forma de designar os parentes próximos? 

Vamos à sinagoga de Nazaré pra ver o que está acontecendo. Jesus está pregando. É um dia de sábado. As pessoas dali mais ou menos devem ser conhecidas dele. É verdade que ele ficou um tempo fora, mas foi ali que se criou. As pessoas estão admiradas com sua pregação. Mas, já começa um burburinho, gente que está estranhando ou querendo desqualificar a presença de Jesus. Vamos ouvir... “Oi, este homem não é o carpinteiro? É ele mesmo. Oi, e ele não é o filho de dona Maria? Não é irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as irmãs dele não vivem todas por aqui? Onde é que arrumou tanta sabedoria? E esses milagres que dizem que ele anda fazendo por aí? Como é isso?”.

Vamos sair um pouquinho da sinagoga, para eu lhe dar uma explicação. Venha aqui fora... Escute só: “Irmãos” é uma forma de nomear os parentes próximos, possivelmente seus primos, aqueles com quem ele tinha se criado. Esses supostos irmãos Tiago, José, Simão e Judas aparecem em outras partes do evangelho, como filhos de outros pais e outras mães. A Igreja sempre entendeu, lendo a Bíblia Sagrada e escutando a Tradição desde o tempo dos apóstolos, que Maria teve apenas Jesus. Ele é o seu primeiro e único filho. Ser primogênito no povo de Deus era uma coisa muito especial, porque tinha uma relação especial com Deus, era consagrado ao Senhor. Jesus era um primogênito. Mas, isso não quer dizer que depois dele, vieram outros filhos. Tira qualquer dúvida o fato de Jesus, antes de sua morte na cruz, ter entregue sua mãe aos cuidados do seu discípulo João, este era filho de Zebedeu. Se Maria não ficou com nenhum filho é porque não os tinha, como não tinha mais o seu esposo José, àquela altura.

Bom, o importante é notar que ter conhecido Jesus, tê-lo visto crescer entre os seus muitos parentes, foi uma razão para muita gente em Nazaré não acolher a sua pregação. Tinham um conhecimento superficial da pessoa de Jesus. Julgavam conhecê-lo. E isso foi para eles um motivo para fechar o coração para a mensagem de Deus da qual ele era portador, para a pessoa divina que ele era e para sua mensagem sobre o Reino de Deus.


Guardando a mensagem

O povo de Nazaré, por ter acompanhado superficialmente a infância e a juventude de Jesus, por conhecer seus pais e seus parentes, negaram-se a crer na sua pregação. Fecharam o coração às maravilhas de Deus que ele testemunhava com suas palavras, suas atitudes e seus milagres. Que grande oportunidade eles perderam para reconhecer e acolher a manifestação de Deus na pessoa do seu filho humanado! Eles fecharam-se no sentimento mesquinho da inveja e do preconceito. Isso pode acontecer com você, com todos nós. Podemos permanecer com uma vaga ideia sobre a pessoa de Jesus, perdendo a chance de nos deixar evangelizar com maior profundidade. Ou nos deixar iludir por discussões inúteis que nos tiram do foco a pessoa do filho de Deus e seu anúncio sobre o Reino. Não faça como o povo de Nazaré, pelo amor de Deus.

Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficaste triste em Nazaré, decepcionado. Não te acolheram. Então, não acolheram o Pai que te enviou. Deram as costas ao anúncio do Reino de Deus. Foi quando disseste, com certo amargor: “É, um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e familiares”. Senhor, longe de nós, hoje, te decepcionar. Não queremos que nenhum preconceito ou opiniões duvidosas nos impeçam de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sabe quem conhece bem Jesus, em sua humanidade? A mãe dele. Ela pode lhe dizer muita coisa sobre ele. Faça hoje uma prece a essa nossa boa mãe: “Mãe, me diz quem é Jesus, me fala sobre ele”.

Comunicando

Quero registrar um agradecimento muito sincero a todos os que compareceram ontem no show especial que fiz em Juazeiro do Norte, CE, gravado para a televisão. Foi um momento artístico e orante, de muita densidade espiritual. Obrigado a quem foi participar, obrigado a quem orou pelo seu bom êxito.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Eu estive nesta terça na igreja do Bom Jesus do Horto onde o senhor esteve, até fiz algumas fotos e vídeos que já estão nas minhas redes sociais da TV Web DSR TV Brasil e Web TV Cirolândia no YouTube, Facebook e no Instagram.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/2/23 04:27

    Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por tudo.ficou muito feliz por.o senhor.manda todos dias a palavra de Deus para que eu fique sabendo mais e aprende mais.e ter fornecimento da palavra..purifica meu senhor nas suas água purifica meu senhor com fogo santo .. obrigado padre João Carlos.meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco tenha sempre.um dia.lindo cheio de paz e saúde.ate amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/2/23 11:43

      Oi padre e Fernanda reze pela minha família pripalmente pelas brigas 😞😞

      Excluir
  3. Anônimo1/2/23 04:53

    Bom dia Sr padre João Carlos. Que o Senhor o abençoe por esta palavra de hoje. Ensina-me acolher o evangelho diário com muita fé em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/2/23 05:53

    🙏🙏🙏🙏que possamos ser guiados pelo Espírito Santo e podermos levar Jesus as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/2/23 06:26

      Amém .A palavra de Deus é a essência da s nossas vidas. Deus abençoa a quem a faz viver,

      Excluir
  5. Anônimo1/2/23 06:22

    Que bom que a palavra de Deus é imortal e transpõe os horizontes .

    ResponderExcluir
  6. Justina 1/fevereiro 23 6:35 olá padre João carlos paz e bem que o Espirito santo nos dê o dom da sabedoria e da
    fortalesa para Evangelisarmos juntos !!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/2/23 07:33

    Bom dia padre João Carlos quê a palavra de nos guie sempre e quê possamos levar essa palavra a todos quê precisarem pois é palavra de salvação

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Como pode aquele povo de Nazaré duvidar?
    Jesus nasceu e cresceu naquele lugar, todos sabiam ou ficaram sabendo de Sua trajetória familiar, do testemunho de vida de Seus pais, da Sua bondade desde pequeno, do Seu testemunho de vida e dos Seus milagres e prodígios já na vida pública. Mas mesmo assim ainda resolvem julgá lo, fofocar, arrumar intrigas, O discriminando de todas as formas,.
    Que aprendamos com esta passagem a retirarmos o ensinamento, ao invés de julgar, possamos valorizar, acolher o irmão, reconhecendo o que ele tem de bom para conosco repartir, partilhar, as virtudes e qualidades essenciais herdadas da família, como humildade, honestidade, simplicidade, bondade de coração, abertura ao perdão, etc,.. E assim nos alegrarmos sempre, dando graças a DEUS pelas conquistas e determinações do irmão, só devemos falar e comentar o que achamos que irá ajudar, resumindo construir e não destruir em palavras. Pois quando apontamos um dedo julgando, temos os outros quatro voltados para nós, então nos momentos que houver dúvidas, antes de comentar, falar, devemos perguntar a nós mesmos, o que Jesus faria, como Jesus Cristo reagiria nesta situação,.?

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que Deus te abençoe e te guarde e ilumine sempre o Senhor 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/2/23 09:46

    Bom dia, Sr Padre Carlos, por sinal chará do nosso pároco Carlos Fredy(mxy).
    Escrevo de Luanda- Angola, agradeço a Deus por essa benção de proporcionar um sacerdote esclarecedor. Sou catequista, responsável duma Comunidade (Santo António), vossas publicações tem sido de grande importância para a nossa missão, pelo que agradeço imensamente.
    Sem mais de momento, despeço-me com saudação Franciscana de Paz e bem.
    Alberto Fernando

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/2/23 13:37

    Boa tarde padre JOÃO Carlos que Deus ilumine pelo carisma que o senhor tem pela palavra de Deus através desta evangelização ,sinto a presença de Deus na minha vida. Todos os dias ainda coloco para várias pessoas que vivem longe das palavras de Deus

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/2/23 13:42

    Olá padre João obrigada pela palavra ela nós fortalece

    ResponderExcluir
  13. É sempre ótimo ler a sua homilia. Muito obrigada padre João Carlos e que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/2/23 14:37

    Angelina Paraná esse evangelho.nos dá.uma..licao que devemos acreditar em Jesus.e em seus ensinamentos glória a Deus

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/2/23 14:39

    Obrigado padre João Carlos por compartilhar o evangelho todos os dias sua benção

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/2/23 15:03

    A evagelizacào do pe J. Carlos, é importante, por que abranje o povo brasileiro. Quem dera eu residir em Pernambuco, pra participar de perto. josenice de Fortaleza

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/2/23 18:05

    É muito sábio o padre João Carlos. Ele nos passa a meditação de tal maneira, que me
    Proporciona uma paz imensa. Sou muito grata por isso.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/2/23 19:15

    Boa noite querido padre João Carlos é uma alegria e paz que sinto no meu coração quando escuto sua meditação da palavra do Senhor Jesus sinto o Espírito santo repousando sobre mim e toda minha família e o mesmo lhe desejo que a luz do Espírito Santo lhe ilumine e proteja sempre e toda a sua família me chamo Elza Isabel Azevedo moro em Porto Alegre Rio Grande do Sul neste momento estou no hospital da Sta casa pois minha filha Pâmela fez cirurgia bariatrica ontem está tudo bem em recuperação glória a Deus amanhã vamos para casa chuvas de bênção sobre o senhor e sua comunidade onde trabalha!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS