PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Porque ele veio, agora podemos ser seus seguidores.

Porque ele veio, agora podemos ser seus seguidores.



03 de janeiro de 2023

Tempo do Natal antes da Epifania


EVANGELHO

Jo 1,29-34

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”


MEDITAÇÃO

Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)

A Palavra do Senhor nos aponta a pessoa de Jesus. Os evangelhos são testemunhos sobre Jesus, para que nós o conheçamos, para que o acolhamos. E mesmo o Antigo Testamento é lido pelos cristãos na perspectiva da revelação da pessoa de Jesus, o Messias prometido e já figurado na atuação dos sábios, profetas e reis. A Escritura nos aponta a pessoa de Jesus.

A missão de João Batista foi preparar o povo para receber Jesus e revelá-lo a este mesmo povo por ele preparado. O ponto alto de sua missão foi indicar-lhe Jesus, apontar-lhe o Messias ali presente. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O grande testemunho de João sobre Jesus foi esse: ‘Ele é o Filho de Deus’.

Podemos dizer assim: todo o evangelho é um João Batista indicando Jesus. O que os evangelhos querem é exatamente apresentar Jesus para que sejamos seus seguidores. Seguir Jesus é tomá-lo como modelo de vida, é tornar-se seu discípulo, para aprender a viver como ele. A imitação de Cristo é possível por causa da encarnação. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele viveu nossa vida humana de maneira plenamente santa. É assim que queremos nascer, viver e morrer. Como ele. Os evangelhos nos convidam ao seguimento de Jesus.

João Batista, os evangelhos, os missionários nos apontam Jesus. “Eis o cordeiro de Deus”. Nós, em atenção a esta palavra, nos pomos no seguimento dele. Seguir Jesus é toma-lo como nosso Mestre, nosso orientador, nosso guia; É abraçar o seu evangelho, os seus ensinamentos. Seguir Jesus é acolher o seu sacrifício salvador na cruz, tomando posse da salvação que ele nos alcançou, o dom de, agora, sermos filhos de Deus. Seguir Jesus é por-se a caminho com ele, imitando seu modo humano de amar e servir, acolhendo-o como caminho, verdade e vida. E, claro, integrar-se no grupo dos discípulos que o seguem e cultivam a sua memória, a sua Igreja. Assim, nos tornamos discípulos do Senhor, seus seguidores.

Guardando a mensagem

Nós até que temos bastante informações sobre Jesus. Nós temos, inclusive, ouvido diariamente o seu evangelho. Mas, a Palavra nos aponta Jesus para o seguirmos. Nossa resposta à Palavra de Deus proclamada é nos tornarmos seguidores de Jesus. Segui-lo é tomá-lo como nosso mestre, nosso guia. Segui-lo é imitá-lo no seu amor e na sua fidelidade ao Pai e ao seu povo. Segui-lo é tomar cada dia a cruz de nossas dificuldades e lutas e subir o calvário com ele. E ressuscitar com ele, em cada vitória, em cada conquista, em cada etapa vencida. Nisso consiste a santidade, isto é, em vivermos habitados por sua graça: sermos seus seguidores na normalidade de nossas vidas.

Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
João Batista, no auge do seu trabalho de preparação do povo para te receber, te revelou como Cordeiro de Deus, como aquele que iria batizar com o Espírito Santo, como Filho de Deus. Esse testemunho, nós o temos recebido pela pregação, pela meditação bíblica, pela evangelização. Senhor, que a nossa resposta à Palavra seja o teu seguimento, como nosso mestre, modelo e guia. Ajuda-nos, Senhor, a sermos, hoje, outros João Batistas, apontando aos outros a tua pessoa, o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.



Vivendo a palavra

No seu momento de oração pessoal, peça a Deus a graça de ser fiel no seguimento de Jesus. Reze também, hoje,  pelo descanso eterno do Papa emérito Bento XVI. Suas últimas palavras foram "Senhor, eu te amo!". 

Comunicando

Compartilho com vocês minha agenda de shows deste mês  de janeiro em várias cidades. Em Jaboatão, no dia 09. Em Itapissuma, no dia 15. Em Vitória de Santo Antão, no dia 17. E
m Pontas de Pedras, no dia 27. Gravação de DVD Orante, em Juazeiro do Norte, no dia 31. Em Tacaratu, no dia 02 de fevereiro.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Anônimo3/1/23 06:07

    🙏🙏🙏🙏Que Jesus seja nosso exemplo, e nos proteja

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/1/23 06:34

    Amém 🙏 bom dia 🌻🌷 abençoe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/1/23 07:35

    Bom dia!Um feliz e Santo 2023 ao Senhor Padre joao Carlos ,obrigado por fazer parte de nossas vidas diariamente,Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/1/23 07:47

    Bom dia obgdo padre João Carlos .🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/1/23 08:17

    Padre, tenho te seguido colocando-o como meu guia da palavra do Senhor. Desejo ao senhor, do meu coração, que Jesus o proteja de todo mal, lhe dando saúde, para assim, dar continuidade ao seu belíssimo trabalho de evangelização.
    PEÇO A SUA BENÇÃO!
    Martha, Brasília DF

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/1/23 08:20

    Bom dia Que Deus nos abençoe hoje e sempre
    Amém 🙏 🙏 🙏 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/1/23 08:47

    Bom dia Jesus eu te amo

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre sua benção. Senhor Não Sou Digna Que Entreis Em Minha Morada, Mas Dissei Uma Palavra E Serei Salva. 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/1/23 09:00

    Bom dia Padre e a
    Todos os irmãos , JESUS EU TE AMO

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/1/23 09:25

    Padre João Carlos minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes Pe suas meditações é como água viva eem nossa vida a sua calma de Evangelizar é muito bom ouvila escutar e ingerir é a fonte de agua viva que faz nós dormir com seeus louvores eu só tenho Gratida a Deus por colocae esse Evangelista tao Bom pras suas Ovelhas agradeço a sua Equipe e a Ama que manda o Evangelio pra nós e compartilho minha Bênção e Deus lhe der muita Saúde ao Se para continuar levando esse Evangelio para as ovelhas do mundo inteiro Amem

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/1/23 10:04

    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/1/23 10:47

    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/1/23 11:18

    Bom dia! Graças a Deus, hoje consegui abrir o link! As meditações do padre João Carlos ,agora fazem parte de minha vida diária.Qdo não consigo abrir o link fico decepcionada e fica me faltando algo ao longo do dia.Ficarei imensamente agradecida se a equipe sanasse esse problema. Obrigada! Fiquem com Deus e o Amor de Maria!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre e mais uma vez obrigada pela meditação. Nesse início de ano tenho muito a agradecer: minha mãezinha q teve alta e já está em casa, meu netinho q nasceu e mais outro q vem em abril. Por tudo dou muitas graças ao Senhor e q Ele siga nos abençoando a todos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/1/23 12:31

    Anonimo3/1/202312:22Boa tarde padre João gratidão por tudo Deus multiplique sua sabedoria e fortaleza na sua santa Emissão!Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/1/23 16:35

    Sua bençáo Padre, meu nome é Tirse gostaria muito de reseber a meditaçáo da palavra q envión pelo watsap, eu mora no Paraguay

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/1/23 22:56

    Senhor te amo de todo meu coração

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/1/23 09:09

    Amem que deus nos abençoe ti der as graças do Espírito santo🙏🙏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS