PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que vocês estão procurando?

O que vocês estão procurando?




04 de janeiro de 2023

Tempo do Natal antes da Epifania


EVANGELHO


Jo 1,35-42

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).



MEDITAÇÃO


Jesus perguntou: “O que vocês estão procurando?” (Jo 1, 38)

Foi a pergunta de Jesus aos dois que o estavam seguindo. Os dois eram discípulos de João Batista. Ao escutarem que Jesus era o “Cordeiro de Deus”, eles foram atrás dele. “O que vocês estão procurando?”. Esta é a primeira palavra de Jesus, no evangelho de São João. Com certeza, essa palavra não vale só para os dois que queriam saber mais sobre ele.

Jesus fez o convite: “venham e vejam” aos dois que o estavam acompanhando e queriam saber onde ele morava. Eles o seguiram, viram onde ele morava e ficaram por lá naquele dia. Daí pra frente, eles se tornaram discípulos de Jesus. E uma das primeiras coisas que fizeram foi informar a outras pessoas que tinham encontrado o Messias.

Muita gente está na condição daqueles dois, atrás de Jesus. Mas, o que de fato estão procurando? Grosso modo, apenas para organizar o pensamento, podemos identificar três grupos de pessoas que atualmente estão buscando o Senhor.

O primeiro grupo é o dos admiradores. Quando se trata de uma pessoa famosa, badalada pela mídia, global como se diz, não faltam fãs, admiradores, curiosos loucos para verem pessoalmente esse personagem, conseguirem um autógrafo, e quem sabe - a glória - tirarem uma selfie com a celebridade. Certamente, há quem se aproxime assim de Jesus. Gente fascinada por sua fama, seu poder, sua glória, gente movida pela curiosidade, pelo deleite de se aproximar de alguém importante, famoso, poderoso. “O que vocês estão procurando?”. Uma celebridade para aplaudir, para louvar, mas sem compromisso com ele, claro.

O segundo grupo é o dos interessados. Este grupo igualmente eufórico está buscando Jesus. São os que estão atrás de curas, graças, milagres. Estão desesperados e buscam uma tábua de salvação. E vale qualquer porta onde se prometa a solução para seus dramas e sofrimentos: a doença, o desemprego, a desunião dentro de casa. “O que vocês estão procurando?“. Uma força que possa oferecer alívio e solução para as dores e os dramas humanos.

O terceiro grupo é o dos seguidores. Buscam um caminho para seguir. Querem conhecer, amar e seguir uma pessoa concreta, humana e divina, que foi, em sua vida humana, companheiro de jornada e, agora em sua glória, é modelo e guia de vida nova. Não querem uma selfie para o seu instagram. Querem caminhar ao seu lado, na vivência de sua Palavra, de seus ensinamentos. Não querem simplesmente alcançar um milagre para antecipar já na terra o paraíso. Querem marchar ao seu lado, santificando seus passos na direção de uma eternidade feliz.


Guardando a mensagem

A pergunta que Jesus fez aos dois discípulos de João Batista que começaram a segui-lo serve para nós hoje. “O que vocês estão procurando?”. Uns se aproximam de Jesus como curiosos, como fás, admiradores. Aplaudem, louvam, mas não se comprometem com ele. Outros o buscam como pronto socorro para seus dramas ou para garantir-lhes vitórias e conquistas. Não estão interessados no seu ensinamento, mas em tirar proveito do seu poder em seu favor. Um terceiro grupo o busca como caminho, modelo e guia. Acolhe o seu ensinamento, pauta-se por ele. Ele é o salvador, ele dá sentido à marcha de suas vidas. Com ele, esforçam-se para ser melhores e para melhorar o mundo. 

Jesus perguntou: “O que vocês estão procurando?” (Jo 1, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu disseste aos dois que começaram a te seguir: “Venham e vejam”. Eles foram, viram e permaneceram contigo. Tornaram-se teus discípulos, teus seguidores. Também nós, Senhor, queremos te conhecer, te amar, te seguir. Não queremos ter contigo um relacionamento de fãs, somos teus discípulos, aprendemos a viver contigo. Não podemos continuar, como pagãos, colocando-nos no centro deste relacionamento, buscando apenas o nosso interesse. Tu és o nosso Mestre, o nosso Deus e Salvador. Somos o povo que redimiste pela tua cruz e ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Tire um tempinho para pensar: Em qual dos três grupos, você está se encaixando mais? Se houver oportunidade, troque ideias com alguém sobre a meditação de hoje.

Comunicando

No próximo dia 16, celebraremos Missa de Ação de Graças pelos 09 anos do nosso Programa Radiofônico Tempo de Paz. O programa é apresentado em rede, em mais de uma centena de emissoras. Se você tiver influência em alguma rádio que possa nos transmitir, entre em contato conosco pelo whatsapp 81 9 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Anônimo4/1/23 05:52

    Bom dia Padre João Carlos! Recebo através de uma ex-colega a meditação diária do Evangelho proferida pelo senhor, a qual compartilho com alguns amigos. Através de uma atualização cadastral na Canção Nova,em dezembro passado, passei a receber diretamente sua meditação, sempre em torno das 23:00h. Repasso para meus filhos e outras amigas, logo ao amanhecer. Sou Emilia Milet Passos, resido em Itabaiana/SE e agradeço a Deus por espalhar a Boa Nova além fronteiras.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João. Na pandemia descobri suas meditações. Pude sempre compartilhar com muitos colegas de ministério e muita gente. Suas reflexões simples, profundas e práticas, ajudam e me ajuda a seguir mais de perto o caminho de Jesus. Que bom ser bom e poder colaborar para que a luz do Evangelho chegue e faça o bem a tanta gente. Pe Anchieta de Lima Duarte MG (Zona da Mata de Minas)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/1/23 06:22

    Linda reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/1/23 06:23

    Bom dia. PADRE
    Amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/1/23 07:28

    Gostaria de receber as reflexões diárias.
    21 986190573

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/1/23 07:34

    Bom dia padre João Carlos!
    Giane Ferreira recife PE.
    Obrigado padre por receber a meditação e o evangelho todos os dia, graças a Deus e que Deus continue abençoando o padre.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/1/23 07:35

    bom dia padre João Carlos aqui é a Sirlene de Cabo frio Rio de janeiro adoro ouvir todas as manhãs a meditação da palavra e também envio para toda a minha família e para todos os meus amigos e meus contatos do WhatsApp acredito que essa meditação é muito importante todos os dias para cada um de nós muito obrigado por nos manter mais próximo de Deus através das suas palavras que é tão sábia

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/1/23 08:02

    Bom dia Pe. João Carlos, a sua bênção, rua ou Edmilson de Americana SP, fico muito em receber a meditação diária, compartilho com outros grupos, meus amigos/amigas e todos ficam felizes porque a sua explicação é pra nossos dias atuais... parabéns

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/1/23 08:08

    Parabéns padre muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/1/23 08:55

    Gostei muito do áudio com a palavra que recebemos de um amigo. O Sr falou sobre Rádio. Nós temos Rádio Rivarola web. Podemos divulgar a palavra de Deus nos adequando num horário para isso. Já fazemos algo a respeito. Temos tercotodos dias 18 hs.
    Palavra é Santo do Dias às 06:30 hs e transmissão da Santa Missa no domingo às 20hs.
    Podemos inseri-lo nesses programas.

    www.radiorivarolafmcg.com.br Whatsapp 67 9 9635 6519

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/1/23 09:12

    Bom dia Padre João Carlos minha Bênção sou de pernambuco Jaboatão dos Guararapes Pe meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos eu me encaicho no terceiro Grupo que quer saber mas desse Deus maravilhoso que deu sua vida por nós e trazer Amor Fé Mizericordia compaixão e saber que Deus eziste ele é Deus se fizer ele é Deus se não fizer continua sendo Deus e é com minha fé que acompanho jesus pra saber muito mas dele e Agradeço ao Senhor por esses encinamentos mesmo eu com a mente as vez ruim aprendo com sua paciencia de esplicar de um jeito tão calmo que eu entendo e enviu suas meditações para minhas primas em Maceió e as amigas das capelas que Deus lhe der muitas Saúde ao Senhor e sua Equipe e a Ama pra continuar com essa missão de Evangelizar e cantar com essa calma lindo o Senhor cantando Deus é Deus minha Bênção Padre Joao Carlos

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/1/23 10:40

    Bom dia padre João Carlos um feliz ano Novo

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/1/23 12:01

    BOM DIA com muita saúde e proteção divina pra todos nós.
    Na música me sentir na natureza uma paz que ñ sei explicar mais Deus sabe.
    Paz e bem pra todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/1/23 12:47

    Bom dia Padre João. Obrigada por cada ensinamento da Palavra de Deus. 🙏🕊📿

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/1/23 13:22

    Amém padre Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/1/23 14:02

    Boa tarde padre João Carlos a Obrigada pela palavra que bela homilia gratidão

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez obrigada Padre, que Deus o abençoe sempre. Quero ser o terceiro tipo de seguidor, com a Judá de Deus vamos conseguir

    ResponderExcluir
  18. Maria José4/1/23 16:20

    Boa tarde, muito obrigado por essa catequese que o senhor nos dá todos os dias através dssas meditações, tenho certeza que evangeliza muitas pessoas, muito obrigado, te admiro muito....

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/1/23 17:06

    Boa tarde, sua benção padre amo sua meditações.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/1/23 17:23

    Padre ajudar me e aos meus familiares

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/1/23 18:20

    Precisamos orar e agradecer muito ao Pe. João Carlos Ribeiro, como exemplo, e a todos os padres do Brasil e do mundo inteiro. Deixaram seus pais, mães, irmãos, amigos, profissões, e tudo mais, para nos apresentar o Santo Evangelho de Jesus Cristo. Se não tem ninguém para nos ensinar como vamos aprender? Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela vida de Santa Ângela de Foligno. Contudo, me ajude praticar a justiça. Me ajude fugir do pecado. Me ajude amar todas as pessoas. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do amor, da luz e da fé. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS