PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você está na lista dos bem-aventurados do Reino.

Você está na lista dos bem-aventurados do Reino.




29 de janeiro de 2023

4º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.



MEDITAÇÃO


Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2).

São quatro ações de Jesus descritas na abertura do Sermão da Montanha (Mt 5). Faça as contas: “Vendo Jesus as multidões (1ª. Ação), subiu ao monte (2ª. Ação) e sentou-se (3ª. Ação). Os discípulos aproximaram-se (essa ação é dos discípulos), e Jesus começou a ensiná-los (4a. Ação de Jesus). Quatro, você sabe, é um número de totalidade, abrangente como os quatro pontos cardeais.

Estamos no início do chamado Sermão da Montanha, que compreende os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. O Sermão da Montanha é a proclamação da Lei do povo da nova aliança.

Vamos às quatro ações iniciais de Jesus.

A primeira foi “vendo as multidões”... Ele vê o povo que acorre para ouvi-lo, para pedir a cura de suas doenças... Ele não vê só com os olhos, vê com o coração. Na história que contou do homem assaltado e caído na estrada, só o samaritano viu, aproximou-se e cuidou dele. O sacerdote e o levita viram, mas passaram adiante. Jesus vê as multidões como Deus que falou com Moisés no Monte Sinai: “Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores, pois eu conheço as suas angústias”. A primeira ação foi “Ver as multidões”, um olhar de compaixão e de compromisso com o seu bem.

A segunda ação de Jesus foi “subiu ao monte”. Que detalhe curioso, “subiu ao monte”! Que monte? Com certeza, uma das colinas próximas de Cafarnaum. O monte, na tradição bíblica, é um lugar privilegiado de encontro com Deus. Mas, por que subiu com a multidão ao monte? Claro, ele é o novo Moisés que está levando o povo hebreu para o Monte Sinai, para prestar culto a Deus, celebrar aliança com ele e dele receber a Lei. “Subiu ao monte” é uma ação cheia de significado. Refazendo o caminho da história, Jesus, o novo Moisés, está restaurando o seu povo, que renasce em aliança com Deus.

A terceira ação foi “sentou-se”. Por que sentar-se? Por que estava cansado? Para ficar mais próximo do povo? Os mestres, em Israel e em outros povos, ensinavam sentados. Na Sinagoga, o pregador ficava sentado. Lembra Jesus, na Sinagoga de Nazaré? Depois que leu, de pé, o profeta Isaías, sentou-se para explicar aquela passagem. Na Sinagoga, havia uma cadeira especial para o pregador, perto do púlpito, num lugar de destaque. Chamava-se a Cadeira de Moisés. Quando pediu uma barca para se afastar da multidão e falar-lhes sobre o Reino de Deus, lembra em que posição Jesus ficou? Sentado, claro. Sentar-se é a posição de quem vai ensinar, Jesus assume a condição de Mestre. É o novo Moisés que ensina a Lei de Deus ao seu povo.

A quarta ação foi “começou a ensiná-los”. O que ele começou a ensinar vem a seguir: as bem-aventuranças, as bem-aventuranças do Reino. Na interpretação que se fazia do decálogo do Monte Sinai, o bem-aventurado era o praticante da Lei, o que observava os mandamentos e as normas. Nas bem-aventuranças do Monte, Jesus proclama que o Reino de Deus é um dom para os humildes, os sofredores, os pecadores. O Reino é o consolo para os aflitos e perseguidos, a vitória da justiça e da paz para os sofredores, a força dos mansos, o conhecimento de Deus para os de coração limpo, a misericórdia para os pecadores. Afinal, o bem-aventurado no povo da nova aliança é o humilde e pecador amado por Deus.

Ouvindo essa palavra, sinta-se no meio daquela multidão. Você está na lista dos bem-aventurados do Reino. Não porque você seja muito bom, nem muito santo(a), nem muito praticante da Lei de Deus. Você está na lista dos bem-aventurados porque, na sua fraqueza, nos seus limites, na sua condição de pecador, Deus ama você. É o que Jesus está dizendo.


Guardando a mensagem

Está começando o Sermão da Montanha. Jesus, com compaixão, vê o povo, como Deus na revelação a Moisés, da sarça ardente. Jesus, com o povo e os discípulos, sobe ao monte. Ele é o novo Moisés que liderou a saída do Egito e levou o povo ao Monte Sinai para celebrar a aliança com Deus. Ele é o mestre que, sentado, ensina ao seu povo a lei do Reino de Deus. O seu ensinamento é o manifesto do Reino. Os pequenos são os amados de Deus, os cidadãos do seu Reino.

Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
longe de nós por nossa confiança no dinheiro, na riqueza deste mundo. Queremos acolher o Reino de Deus, como dom que nos é oferecido, como nossa maior riqueza. Longe de nós vivermos na condição de quem não precisa mais de nada, nem de ninguém. Queremos acolher o Reino, com sede e fome de justiça, buscando fraternidade, solidariedade e confiança na tua providência. Longe de nós vivermos a alegria falsa da bebida, das drogas ou da indiferença com a dor dos outros. Queremos viver a verdadeira alegria que o Reino nos traz pelo perdão, pela salvação que nos alcançaste. Longe de nós querermos agradar ao mundo e à opinião pública, negando o evangelho da vida, da família, da verdade. Queremos ser fieis, mesmo no meio de incompreensões ou perseguições, certos que este é o caminho da vitória. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia, na sua Bíblia, a passagem de hoje: Mateus 5, 1-12.

Comunicando

No meu Blog, você sempre pode ler o evangelho e a meditação. É só seguir o link que lhe envio.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

33 comentários:

  1. Bom dia!!! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos Ribeiro 🙌🙌paz e bem!!

    ResponderExcluir
  3. Sou lucileia galdino aqui de Serra do Mel RN

    ResponderExcluir
  4. Booooom diiiiaaa padre João Carlos! Paz e bem para para o senhor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos.. amei o evangélio de hj. Valew.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Catlos.Amei o evangélio de hj.. valew.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Tereza Neuma ! Paz e Saúde para todos vocês da AMA Feliz domingo!

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia Padre João Carlos!
    Maravilhosa a meditação!
    Enviei uns vídeos para o senhor e estou aguardando resposta.
    Por favor! Sou Isa Miriam Ribeiro Matos - Itamaraju - Ba

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos, paz e bem!

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos ,muito obrigada pelas palavras e pelas meditações maravilhosas,Deus o abençoe grandemente .um abençoado domingo.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada 😃 padre João Carlos bença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sua Bênção padre...

      Excluir
    2. Amém 🙏 graças a Deus 🙏 Bom dia com muita luz e paz .

      Excluir
  12. Amém bom dia padre sua benção. Uma semana abençoada de Paz é saúde pra todos nós 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Padre João Carlos, suas reflexões nos ajudam muito, são muito compreensíveis. Compartilho com amigos que também agradecem. Que Deus lhe conserve por muitos anos, com saúde! Deus lhe pague!

    ResponderExcluir
  14. Amém 🙏🏽
    Bom diaaa 🙏🏽♥️

    ResponderExcluir
  15. Bom dia , feliz dia do senhor Deus , amém

    ResponderExcluir
  16. Amem
    Bom dia ..bom domingo a todos

    ResponderExcluir
  17. Abrigada sehor por mais essa oportunidade de estar em tua presença. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia...Creio na verdade absoluta que é o próprio Cristo, é o que me tem mostrado as meditações do senhor padre João Carlos. Que Deus o abençoe sempre mais

    ResponderExcluir
  19. Sou Augusto Cezar, aqui do Pará obrigado Padre pela meditação da palavra, que está me ensinando a viver a vontade de Deus todo poderoso AMÉM

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, obrigada padre João Carlos mais uma vez pela meditação. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  21. Eu preciso muito da igreja i muita paz viver

    ResponderExcluir
  22. Amém Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  23. Padre , o Senhor tem me ajudado muito nesse momento da minha vida, ouço suas meditações todos os dias, sinto a presença de Nosso Senhor junto a mim. Obrigada por tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/2/23 11:47

      Oi padre minha mãe briga direto pô favor padre reze por ela 🙏

      Excluir
  24. Padre mais uma vez lhe agradeço pela meditação todos os dias sinto a presença do senhor junto a mim obrigada

    ResponderExcluir
  25. Deus altíssimo, eu LHE agradeço por mais um domingo. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do repouso, do livramento, da conversão, da pureza, da misericórdia, da evangelização, da paz, da humildade, da justiça, da esperança, da sabedoria, da santificação, da pobreza espiritual e dos bem aventurados. Me conceda a graça para viver os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça para fugir da iniquidade e da mentira. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento e a perseguição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado Pe João Carlos pelas suas profundas reflexões da Palavra de Deus 🙏❤️🌷
    A sua benção 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Bem aventuranças é um presente de Deus para todos nós. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da palavra de hoje e da sua música 🎶 também, mais veio um pensamento será que tem reencarnação pela palavra de hoje deu a entender que sim.
    Deus te abençoe sempre com muita saúde e proteção divina.
    Obrigado por teus ensinamentos, quando meu filho amado vim aqui vou pedir pra colocar seu watizape pra mim falar com você. Amém abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS