PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Entenda porque somos a comunidade da barca

Entenda porque somos a comunidade da barca





19 de janeiro de 2023

Quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 3,7-12

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

MEDITAÇÃO


Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca (Mc 3, 9)

Jesus está à beira do mar, com os seus discípulos. Gente de todo canto vem atrás dele. Doentes querem tocá-lo, de todo jeito. E se jogam sobre ele. Espíritos impuros caem aos seus pés, dizendo que ele é o filho de Deus. Jesus os manda calar a boca. Que confusão! Foi aí que Jesus pediu aos discípulos que arrumassem uma barca. O evangelista Marcos só conta até aí. Terminou na barca. Em Mateus, está que Jesus, na barca, ficou ensinando ao povo.

Eu queria que você ficasse atento ao cenário dessa narração. Jesus foi para a beira do mar. É para lá que tanta gente está convergindo. No texto, há uma lista de diversos lugares diferentes de onde o povo está chegando, inclusive de fora da terra de Jesus. Está imaginando o cenário? O mar... uma área talvez plana perto do mar... aquele espelho d’água brilhando.... vá imaginando. Aquele povo todo assediando Jesus. E Jesus que arrumou uma barca e entrou nela, afastando-se um pouco da multidão.

Vamos entender esse cenário... A maior parte da atuação de Jesus foi na Galiléia, que é o norte do país. Lá, há um grande lago de água doce, mas grande mesmo, que o povo chama de ‘Mar da Galileia’. Muitas vilas e pequenas cidades estão às margens desse grande lago. Cafarnaum, onde Jesus morava (quando não estava em suas andanças) ficava às margens deste Mar da Galileia. Muita gente vivia desse lago: pescadores, agricultores, comerciantes. Pescava-se, em grupo, com grandes redes. As barcas serviam para a pesca e para o transporte entre as vilas. Sabe-se hoje que essas barcas podiam chegar a oito metros de comprimento, com uns dois metros de largura. E que para pescar, cada barca levava 6 a 8 homens. Então, esse local onde eles estão é um local de trabalho, não é uma praia de veraneio como se poderia pensar.

Deixe-me acrescentar mais um elemento para compreendermos melhor esse texto. Para o povo da Bíblia, o mar é como o mundo, no qual a gente se aventura, podendo encontrar ventos contrários, ondas fortes, forças de oposição. E como a atividade de Jesus se concentra muito na Galileia, fica aquela imagem de que a evangelização (o trabalho de Jesus) é como o trabalho dos pescadores no mar. Veja que os primeiros discípulos são pescadores.

Nessa iniciativa de Jesus, de pedir uma barca para falar ao povo, afastando-se um pouco da multidão, bem que poderia estar uma representação dos passos que ele deu em sua atividade missionária. É como se ele estivesse organizando a sua comunidade no mar, que é o mundo. Pela pregação do evangelho (ele sentado na barca), aquele povo maravilhado pelas curas, milagres e exorcismos é chamado a passar para a condição de igreja (representada pela barca). A barca é de Pedro, conforme o evangelista Mateus. E a barca de Pedro foi sempre uma representação da comunidade-igreja nascida de Jesus e liderada pelo apóstolo Simão Pedro.




Guardando a mensagem

Ali, à beira do Mar da Galileia, o imenso lago de água doce do norte do país, está um povo que encontra em Jesus a recuperação de sua saúde e a libertação da opressão do mal. Pela pregação do evangelho, vai gradativamente entrando noutro nível, o nível da Igreja, o povo congregado por Cristo, o povo da barca. Nos próximos versículos, o evangelista nos informará o novo passo de Jesus. Ele escolherá os 12 apóstolos. Então, é fato, neste episódio da barca podemos ver a Igreja que está nascendo na obra missionária de Jesus. Muita gente hoje está buscando curas e milagres, como naquele tempo. É como se estivesse à beira mar. É preciso acolher a Palavra de Deus para ser Igreja, para estar na barca de Pedro.

Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca (Mc 3, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o mar é o mundo. A barca é a Igreja, onde estás com os discípulos. Pescar é a obra da evangelização, uma obra de equipe como a pescaria no Mar da Galileia. Ajuda-nos, Senhor, a passar da busca de bênçãos e curas (que tanto necessitamos) para a escuta e a prática de tua Palavra (que nos faz Igreja). Abençoa, Senhor, os evangelizadores do teu povo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dom Bosco teve um sonho impressionante: a grande nave da Igreja, em alto mar, estava sofrendo um furioso ataque e se salvou, atracando junto a duas colunas. Você que recebe a Meditação pelo celular pode ler essa linda história que lhe enviei junto com a reflexão do evangelho. Descubra o que são as duas colunas onde a barca da Igreja se atraca e se salva dos ataques dos inimigos. É só clicar no link da Meditação.

Comunicando

Hoje, faço show na cidade de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte.

Como todas as quintas-feiras, temos hoje a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. O Pe. Francisco Demontier vai presidir a Missa de hoje. Participe, colocando sua intenção no formulário que estamos lhe enviando.

Pe João Carlos Ribeiro, sdb



O SONHO DE DOM BOSCO:
AS DUAS COLUNAS


Em 26 de maio de 1862, Dom Bosco tinha prometido a seus jovens que lhes narraria algo muito agradável nos últimos dias do mês.

Em 30 de maio, pois, de noite contou-lhes uma parábola ou sonho segundo ele quis denominá-la.

Eis aqui suas palavras:

"Quero-lhes contar um sonho. É certo que o que sonha não raciocina; contudo, eu que contaria a Vós até meus pecados se não temesse que saíssem fugindo assustados, ou que caísse a casa, este o vou contar para seu bem espiritual. Este sonho o tive faz alguns dias.

Figurem-se que estão comigo junto à praia, ou melhor, sobre um escolho isolado, do qual não vêem mais terra que a que têm debaixo dos pés. Em toda aquela vasta superfície líquida via-se uma multidão incontável de naves dispostas em ordem de batalha, cujas proas terminavam em um afiado esporão de ferro em forma de lança que fere e transpassa todo aquilo contra o qual arremete. Estas naves estão armadas de canhões, carregadas de fuzis e de armas de diferentes classes; de material incendiário e também de livros, e dirigem-se contra outra nave muito maior e mais alta, tentando cravar-lhe o esporão, incendiá-la ou ao menos fazer-lhe o maior dano possível.

A esta majestosa nave, provida de tudo, fazem escolta numerosas navezinhas que dela recebiam as ordens, realizando as oportunas manobras para defender-se da frota inimiga. O vento lhes era adverso e a agitação do mar parece favorecer aos inimigos.

Em meio da imensidão do mar levantam-se, sobre as ondas, duas robustas colunas, muito altas, pouco distantes a uma da outra. Sobre uma delas está a estátua da Virgem Imaculada, a cujos pés vê-se um amplo cartaz com esta inscrição: Auxilium Christianorum (Auxilio dos Cristãos)

Sobre a outra coluna, que é muito mais alta e mais grossa, há uma Hóstia de tamanho proporcionado ao pedestal e debaixo dela outro cartaz com estas palavras: Salus credentium.(Salvação dos crentes)

O comandante supremo da nave maior, que é o Romano Pontífice, ao perceber o furor dos inimigos e a situação difícil em que se encontram seus fieis, pensa em convocar a seu redor aos pilotos das naves ajudantes para celebrar conselho e decidir a conduta a seguir. Todos os pilotos sobem à nave capitaneada e congregam-se ao redor do Papa. Celebram conselho; mas ao ver que o vento aumenta cada vez mais e que a tempestade é cada vez mais violenta, são enviados a tomar novamente o mando de suas respectivas naves.

Restabelecida por um momento a calma, O Papa reúne pela segunda vez aos pilotos, enquanto a nave capitã continua seu curso; mas a borrasca torna-se novamente espantosa.

O Pontífice empunha o leme e todos seus esforços vão encaminhados a dirigir a nave para o espaço existente entre aquelas duas colunas, de cuja parte superior pendem numerosas âncoras e grosas argolas unidas a robustas cadeias.

As naves inimigas dispõem-se todas a assaltá-la, fazendo o possível por deter sua marcha e por afundá-la. Umas com os escritos, outras com os livros, outras com materiais incendiários dos que contam em grande abundância, materiais que tentam arrojar a bordo; outras com os canhões, com os fuzis, com os esporões: o combate torna-se cada vez mais encarniçado. As proas inimigas chocam-se contra ela violentamente, mas seus esforços e seu ímpeto resultam inúteis. Em vão reatam o ataque e gastam energias e munições: a gigantesca nave prossegue segura e serena seu caminho.

Às vezes acontece que por efeito dos ataques de que lhe são objeto, mostra em seus flancos uma larga e profunda fenda; mas logo que produzido o dano, sopra um vento suave das duas colunas e as vias de água fecham-se e as fendas desaparecem.

Disparam enquanto isso os canhões dos assaltantes, e ao fazê-lo arrebentam, rompem-se os fuzis, o mesmo que as demais armas e esporões. Muitas naves destroem-se e afundam no mar. Então, os inimigos, acesos de furor começam a lutar empregando a armas curtas, as mãos, os punhos, as injúrias, as blasfêmias, maldições, e assim continua o combate.

Quando eis aqui que o Papa cai ferido gravemente. Imediatamente os que lhe acompanham vão a ajudar-lhe e o levantam. O Pontífice é ferido uma segunda vez, cai novamente e morre. Um grito de vitória e de alegria ressoa entre os inimigos; sobre as cobertas de suas naves reina um júbilo inexprimível. Mas apenas morto o Pontífice, outro ocupa o posto vacante. Os pilotos reunidos o escolheram imediatamente; de sorte que a notícia da morte do Papa chega com o da eleição de seu sucessor. Os inimigos começam a desanimar-se.




O novo Pontífice, vencendo e superando todos os obstáculos, guia a nave em volta das duas colunas, e ao chegar ao espaço compreendido entre ambas, a amarra com uma cadeia que pende da proa uma âncora da coluna que ostenta a Hóstia; e com outra cadeia que pende da popa a sujeita da parte oposta a outra âncora pendurada da coluna que serve de pedestal à Virgem Imaculada. Então produz-se uma grande confusão. Todas as naves que até aquele momento tinham lutado contra a embarcação capitaneada pelo Papa, dão-se à fuga, dispersam-se, chocam entre si e destroem-se mutuamente. Umas ao afundar-se procuram afundar às demais. Outras navezinhas que combateram valorosamente às ordens do Papa, são as primeiras em chegar às colunas onde ficam amarradas.

Outras naves, que por medo ao combate retiraram-se e que se encontram muito distantes, continuam observando prudentemente os acontecimentos, até que, ao desaparecer nos abismos do mar os restos das naves destruídas, remam rapidamente em volta das duas colunas, e chegando às quais se amarram aos ganchos de ferro pendentes das mesmas e ali permanecem tranquilas e seguras, em companhia da nave capitã ocupada pelo Papa. No mar reina uma calma absoluta."

Ao chegar a este ponto do relato, Dom Bosco perguntou ao (Beato) Miguel Dom Rua:

— O que pensas desta narração?

O (Beato) Miguel Dom Rua respondeu:

— Parece-me que a nave do Papa é a Igreja da qual ele é a Cabeça: as outras naves representam aos homens e o mar ao mundo. Os que defendem a embarcação do Pontífice são os fieis à Santa Se; os outros, seus inimigos, que com toda sorte de armas tentam aniquilá-la. As duas colunas salvadoras parece-me que são a devoção a Maria Santíssima e ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

O (Beato) Miguel Dom Rua não fez referência ao Papa cansado e morto e Dom Bosco nada disse tampouco sobre este particular. Somente acrescentou:

— Hás dito bem. Somente terei que corrigir uma expressão. As naves dos inimigos são as perseguições. Preparam-se dias difíceis para a Igreja. O que até agora aconteceu (na história da Igreja) é quase nada em comparação ao que tem de acontecer. Os inimigos da Igreja estão representados pelas naves que tentam afundar a nave principal e aniquilá-la se pudessem. Só ficam dois meios para salvar-se dentro de tanto desconcerto! Devoção a Maria. Freqüência dos Sacramentos: Comunhão freqüente, empregando todos os recursos para praticá-la nós e para fazê-la praticar a outros sempre e em todo momento. Boa noite!

As conjecturas que fizeram os jovens sobre este sonho foram muitíssimas, especialmente no referente ao Papa; mas Dom Bosco não acrescentou nenhuma outra explicação.

Quarenta e oito anos depois - em 1907 - um antigo aluno, cônego Dom João Ma. Bourlot recordava perfeitamente as palavras de Dom Bosco.

Temos que concluir dizendo que muitos consideraram este sonho como uma verdadeira visão ou profecia, embora Dom Bosco ao narrá-lo parece que não se propôs outra coisa que, induzir aos jovens a rezar pela Igreja e pelo Sumo Pontífice inculcando-lhes ao mesmo tempo a devoção ao Santíssimo Sacramento e a Maria Santíssima.

(M. B. Volume VII, págs. 169-171)

38 comentários:

  1. Maria Auxiliadora Sena18/1/23 22:53

    Que a nossa fé aumente cada vez mais e que sigamos em oração. Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Sonho as duas colunas uma era A Virgem Santissima e a outra era a Ostea Consagrada a Nossa senhora a quem devemos devoção por ser a mãe de Jesus e o Santissimo Sacramento Amem minha Bênção Padre Joao Carlos e Bom dia

    ResponderExcluir
  3. É por onde devemos nos chegar a Jesus na eucaristia e A Nossa mãe Santíssima

    ResponderExcluir
  4. Eu sou o Isaac Kim muito obrigado Padre João Carlos pela meditação que tens me enviado e também pelo Dom Bosco As Duas Colunas

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo alimento diário, Senhor Padre.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Senhor Padre por todo ensinamento que tenho recebido diáriamente, que Deus te abençoe ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  7. Gratidão padre por todos os os dias me mostra o caminho da luz.mesmo em momentos difíceis aqui em casa .há sempre uma luz no fim do túnel.ea narrativa das colunas e muita linda.maria santíssima a mediadeira de nossas vidas nos iluminado e sempre. Padre iluminado meu muito Obg.por todas as escuta suas medicações. Deus te abençoe sempre.te cuida tá xero no coração

    ResponderExcluir
  8. E com muita alegria que todas as manhãs esculto o evangelho do dia .como e gratificante. Obg.por nos indicar que além do túnel tem umas que e JESUS. Xero no coração. Aqui é claudia

    ResponderExcluir
  9. Pela alma do Oliveira Morais

    ResponderExcluir
  10. Que sonho lindo!quando estive em Brasília,conheci a Ermida de Dom Bosco,local o qual ele teve o sonho

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós Senhor. Os dois pilares da Igreja sejam nossa fortaleza.

    ResponderExcluir
  12. Peço sua benção Padre e p/ minha família
    Sou Careiro Castanho, Br 319 km 110 Am

    ResponderExcluir
  13. Orlando Ferraz

    ResponderExcluir
  14. Santo Papa e nossa igreja mãe que Deus nos proteja e nos livre da maldade humana.

    ResponderExcluir
  15. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que meditação linda é o que vemos hoje tanta perseguição da nossa Igreja ⛪ que sejamos firme em nossa Fé e rezar pedir misericórdia pra os inimigos. Que Jesus nós livre da maldade dos inimigos 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus vos abençoe, por ter mim mandado todos os dias as medicações, peço em suas orações pela minha saúde e pela minha família. obrigada

    ResponderExcluir
  17. Eu creio em ti Senhor mais aumenta minha fé cada dia mais

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos naquela época a multidão de pessoas atrás de Jesus, tinha que ter mesmo muita estratégia para continuar evangelizando, com as pregações e os milagres sem chamar muita atenção, pois precisava cumprir Sua missão.
    Por isso que devemos mesmo fazendo o bem sermos discretos, ou seja sem nos preocupar com nosso ego e nem com o sucesso humano, apenas deixarmos ser usados como simples instrumentos nas mãos de DEUS, objetivando o que isso faz ou fará de bem ao irmão que necessita.
    Devemos dizer como o próprio Jesus dizia, tudo para que Ele o Pai cresça e eu diminua, toda honra e toda a Glória a DEUS Pai todo Poderoso!
    Porque se não for assim, seremos tomados pelos sentimentos que o inimigo usa para nos enganar e muitas vezes para escravizar, isto é, o orgulho próprio, a vaidade constante, a soberba consumista, a desobediência e as dúvidas do porquê, até que sem perceber seremos tomados pelo status do "sucesso mundano" e perderemos a essência da humildade, simplicidade e o temor a DEUS.
    Então para não cairmos nas ciladas do inimigo, precisamos continuar como essa Barca que representa nossa Igreja, nossa comunidade, nossa família, nosso coração, vigiando e orando para não sermos comprimidos pelas forças mundanas. O segredo, a estratégia, é sempre colocar as coisas do alto em primeiro lugar nas nossas vidas, só assim estaremos tocando em Jesus, precisamos nos aproximar mais de DEUS na intimidade da Palavra, na Eucaristia, na caridade, assim sempre estaremos bendizendo, louvando, glorificando e adorando o Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus através da Natureza (Ar que respiramos, Água.......), das Artes, das Ciências, das Criaturas!

      Gratidão profunda e eterna pelas preciosaa palavras!

      Deus o abençoe a todo instante!

      Jesus Cristo Ontem, Hoje e Sempre!
      Amém!

      Excluir
    2. Que sejamos mais obedientes e agradecidos , procurando fazer a nossa parte como igreja em missão e essa missão só é executada se houver amor e respeito à Sagrada Eucarística, à Maria Santíssima e ao seu filho Jesus e, também, respeito e acolhimento ao Santo Padre o Papa .

      Excluir
    3. Gratidão a Deus pela o dor da vida de D Bosco

      Excluir
  19. Cristiano Cricco
    Bom dia Padre João Carlos a sua benção
    Intenção Por todos dá minha família,Por todos nós da AMA Por todos os Padres Salesianos e às Irmãs Salesianas.
    Deus nos intercede sempre uma chuva pra nossa lavoura.

    ResponderExcluir
  20. Belíssimo sonho que nos confirma a beleza de saber amar Maria a mãe de Jesus e confiarmos a fé na comunhão com Deus na Hóstia consagrada

    ResponderExcluir
  21. Bom dia a Paz de Cristo e o amor de Maria! Que Jesus cure minha filha Gabrielle, de todo ressentimento, lhe de a cura física e emocional como curou os doentes no mar da Galileia. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Linda e Ótima meditação sou grato a Deus por todos os dias receber essas palavras maravilhosas e repassa-las aos demais,
    que assim
    Jesus Cristo nosso Senhor venha se gloriar e ficar feliz conosco por evangelizar, em seu nome.

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado Padre, Deus é maravilhoso, bom o tempo todo.

    ResponderExcluir
  24. Sou irani Rocha, muito obrigado, já houvi falar muito desse sonho, só não tinha tido a oportunidade de conhecer o conteudo. Creio que don bosco preveu o que estamos vivendo hoje. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Muito significativo, o sonho de D. Bosco, para os dias q estamos vivendo, de tanta perseguição a igreja Católica. Precisamos rezar muito e aumentar sempre a nossa fé. Deus nos abençoe a todos. Obrigada Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  26. Oremos irmãos! A chave está em nossas mãos com essa profecia. D. Bosco nos de santidade , sejamos atentos e obedientes e luz a td clero.

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos Lemos com muita atenção as visões de Dom Bosco,e gostamos de saber mais e mais,tudo que se refere aos céus,e chegamos a conclusão, que Dom Bosco fez os comentários para os jovens, que já estamos vivendo esses momentos,mas enfim confiamos em Jesus e Nossa Senhora com toda nossa alma,e jamais Deus nos deixará padecer,nós mostrará os caminhos verdadeiros sempre,sei que não será fácil,mas cremos em Deus.Obrigado Padre João Carlos em nos orientar no dia a dia.Suaa Bençãos para toda minha família,amigos e todos irmãos na fé.

    ResponderExcluir
  28. Gratidão padre João Carlos aumenta senhor a minha fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidao
      Passei por momentos dificeis no hospital com meu companheiro queria explicar o que é sentir o aperto no coração foi quando foi marcada a cirurgia do meu conjuge
      Senti a verdadeira frase aperto no coração
      Vi naquele momento a responsabilidade minha diante da vida dele
      Como me preocupava aquela situação
      Deveria ter dividido aqueles problemas nao gosto desta palavra digo dificuldades
      Senti meu Deus o verdadeiro desespero de como estava dificil aquele momento
      Tive um conforto de Deus com certeza
      Nao quis passar a inseguranca pra ele isso mas agradeco pelo resultado da cirurgia e pelas melhoras dele
      Sou uma pessoa dificil
      Tento ter um coracao disponível
      Nao sei se agrado
      Tenho muitos erros
      Sou critica estou tentando escutar mais
      Peco a Deus que eu mude de verdade
      Que este reencontro com a igreja seja para sempre e o respeito com os designios de Deus e o Espírito Santo sobrevivam na minha familia
      Teria um dia para escrever narrando minhas falhas peço a Santíssima Trindade que me acompanhe e me guie sempre
      Amém
      Conheci o senhor padre atraves do envio de uma amiga
      Sempre escutava no hospital suas homilias
      Gratidão imensa

      Excluir
  29. Padre João Carlos tenho fé e as suas orações aumentam mais

    ResponderExcluir
  30. Obrigada por tudo Padre

    ResponderExcluir
  31. Pai Santo, eu LHE agradeço por fazer parte de um povo sacerdotal. Todavia, me ajude seguir o caminho do discipulado, da salvação, da fé, da santificação, da aliança, da perfeição, da confiança, da cura, da inocência, da oração e da obediência. Me ajude fugir do pecado. Me ajude ser um bom filho. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite? Como faço pra receber a leitura diária

    ResponderExcluir
  33. Como faço para receber as reflexões diárias, sou de Angola. Angelina caianda Manuel Calunga

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS