PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Venham a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados!

Venham a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados!



07 de dezembro de 2022

Memória de Santo Ambrósio,
bispo e doutor da Igreja

EVANGELHO


Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

MEDITAÇÃO 


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.

Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.

Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.

Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação política do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.

Comunicando

Agradeço a quem deu sua opinião sobre o melhor horário para a Novena de Natal. Até a gravação desta Meditação, 905 pessoas tinham votado. Destas, 75% votaram pelo horário da noite e 25% pelo horário da tarde. Assim, fiamos certos: a Novena de Natal será apresentada sempre à noite, às 20 horas, do dia 15 ao dia 23. Você poderá nos acompanhar pelo Youtube. 

Hoje à noite, faço show na festa do Morro da Conceição, no Recife. O show deve começar às 21 horas. 

Uma abençoada quarta-feira e até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. EM DEUS encontramos a resposta para tudo que nos aflige. Obrigada pela explicação da Santa Palavra de JESUS que o sr. nos trás. Um ótimo show de evangelização á noite, sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora protegendo o sr. e toda equipe. Sua Bênção. MARIA BATISTA.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sr. padre João Carlos. Obrigada pela explicação do evangelho de hoje. Neste manhã peço oração para o meu cunhado que precisa de muita ajuda espiritual pó ou s lhe foi apontada uma das pernas. Ajudar-nos por favor para que não caia depressão.Amém

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sr. Padre, pela forma de fantástica de evangelizar. Desta forma facilita a nossa compreensão e ajuda-nos a temer a Deus como aprendemos na catequese. Que Deus te ilumine sempre e vos proteja no show que vai ser uma benção.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas suas bênçãos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Padre João Carlos por cuidar de nós que somos o Povo de Deus, com erros e acertos! Seus ensinamentos contribuem para o meu crescimento espiritual! Muita saúde e paz

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre, maravilhosa sua explicação sobre o O E vangelho, gosto deste jeito simples de esclarecer as coisas que fogem do meu entendimento., obrigada. Tenha um bom e abençoado fia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia peço oração por todos d minha família que deus abençoe grandemente a todos que precisam de orações

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Até agora não foi postado o Evangelho de hoje!

    ResponderExcluir
  10. Deus meu pai só tenho de que agradecer em minha vida, me prepara Senhor pra as adversidades que há de vir... 🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 um dia de Paz pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus ajuda ate hoje a senhora Dita não me da meu dinheiro, desde 2016

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus ajuda ate hoje a senhora Dita não meu dinheiro

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    É na caminhada cristã, que encontramos a paz espiritual para permanecermos fortalecidos para os desafios e as tribulações adversas da vida.
    Conforme a Palavra nos revela inicialmente:
    Jesus tomou a Palavra, então hoje vem nos ensinar que em todas nossas escolhas, inicialmente também precisamos tomar a Palavra e confiando no Espírito Santo Edificador, continuar reconhecendo nossa pequenez e total dependência no Senhor, assim obtemos humildade, paciência, forças para continuar, discernimento e toda Sabedoria necessária para distinguir o certo do errado.
    A certeza é que, a salvação passa pela Cruz e o Pai não nos dá a cruz maior que possamos carregar.
    Por isso não importa como está a nossa vida hoje, se estamos cansados, se achamos que nossos fardos estão pesados ou parece que irão fatigar, com DEUS no coração e decididos a viver uma fé autêntica, escolhendo as coisas do alto, em Jesus tudo se torna leve para continuarmos protegidos até chegar a glória eterna,.

    São João 16,33
    [33]Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.

    ResponderExcluir
  15. Obrígado padre pela explicação do evangelho o senhor é uma benção para todos nós peço oração pela minha família amém bom dia

    ResponderExcluir
  16. Obg pé.joao Carlos e toda equipe.pelas meditações e zelo
    Sou da paróquia Cristo Redentor.jordao.
    Me envie o Link.p.mim compart.p.putras pessoas inscreve se

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, em suas orações, peça sempre a Deus, pela minha saúde e pela decisão de minha vida. Pela minhas família, com muita união. Amém 🙏🙏 oo

    ResponderExcluir
  18. Iara Ornelas7/12/22 09:29

    Paz e alegria no Senhor!
    Obrigada pelas meditações que nos fortalecem na caminhada e nos ajudam a perseverarmos no seguimento ao Cristo em direção a santidade.
    Deus lhe abençoe e lhe faça um santo sacerdote pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 07/12/2212:32Boa tarde padre João gratidão por tudo pois todos os dias temos uma bela catequese que nos encina o caminho da salvação!

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite pe. João Carlos obrigado pelas meditações que nos fortalece todos os dias belíssimas reflexões e uma abençoada noite
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite ,padre.obrigada pela explicação da palavra do nosso senhor JESUS Cristo, ore por mim preciso muito de oração Que Deus o proteja sempre 🙏

    ResponderExcluir
  22. Sua bênção Padre João 🤝 Eu tenho um tio que todos os dias compartilha suas mensagens, palavras de fé comigo eu me emociono muito com essas bênçãos que o senhor nos passa para começarmos o dia na Santa paz de Deus...
    Glória a Deus nas alturas hoje e sempre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS