PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como nos preparar para o encontro com Jesus.

Como nos preparar para o encontro com Jesus.




04 de dezembro de 2022

2º Domingo do Advento

EVANGELHO


Mt 3,1-12

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”
4João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.
5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.
11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.



MEDITAÇÃO

Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo (Mt 3, 1)

Jesus vem. É este o mote desse tempo do advento. Jesus está chegando. Precisamos nos preparar. Precisamos preparar a sua chegada. E qual será o modo melhor de nos prepararmos para a sua vinda? Esse segundo domingo do advento responde. Ele nos apresenta a figura de João Batista, que nos traz uma mensagem de conversão. Sua pregação é essa: “Convertam-se, porque o Reino dos céus está próximo”. Ele está preparando o caminho do Senhor, como disse o Profeta Isaías. O modo melhor de nos prepararmos para o encontro com o Senhor é a conversão.

João está pregando no deserto e batizando no Rio Jordão. “Deserto” lembra o longo tempo em que o povo peregrinou até entrar na terra prometida. Tempo de purificação. Tempo de celebração da aliança. No deserto, o povo recebeu a Lei, para ser o povo de Deus. Lá, fez aliança com o Senhor. No deserto, tornou-se povo de Deus, povo da aliança. A entrada na terra prometida deu-se pelo Rio Jordão. João está neste cenário: Deserto e Jordão. A imagem já fala por si: voltemos à aliança com Deus!

Às vésperas da chegada do Messias, o profeta está atraindo o povo para o deserto. E prega a chegada próxima do Messias. E a necessidade de cada um abandonar sua vida errada e restabelecer sua aliança com o Senhor. Os que confessam os seus pecados são batizados por ele, no Rio Jordão. É o batismo purificador, preparando o povo para o encontro com o Senhor que está chegando. Um povo que está sendo restaurado na sua condição de povo de Deus, pela Palavra que está sendo anunciada e pelo Banho purificador da Água. É isso que está acontecendo ali, no deserto da Judeia.

Mas, João fica irritado quando vê que fariseus e saduceus estavam também indo se batizar. Eles não se reconheciam pecadores, nem em ruptura com a aliança. Ao contrário, eles se faziam de santos e justos. Não estavam dispostos à conversão. Então, deviam saber que a árvore que não der fruto será cortada e lançada ao fogo. A vinda do Messias, diz João, é o dia do julgamento. O Messias vai armazenar o trigo e tocar fogo na palha.

João é uma figura impressionante, pela sua austeridade de vida, pelo anúncio da vinda do Messias e pela sua pregação clara sobre conversão, a mudança de vida.
Quando João Batista apareceu, no deserto, pregando que o Messias estava pra chegar, foi logo identificado com a ‘voz que grita no deserto, alertando para que se preparasse o caminho para o Senhor” de que Isaías falava. João Batista pedia ao povo para preparar o caminho para a chegada do Messias: arrepender-se dos seus pecados, confessá-los e batizar-se no Rio Jordão. Banhar-se no Rio Jordão era uma forma de mostrar arrependimento e vontade de viver uma vida nova. Quando a gente toma banho, a gente se sente renovado, aliviado do cansaço, limpo. Com a liderança de João Batista, o povo estava se preparando para o novo tempo que estava chegando, com a vinda do Messias, o enviado de Deus.


Guardando a mensagem

Deus marcou um encontro conosco. O Pai enviou o seu filho amado. Quem o receber, acolhe o próprio Pai. É verdade, ele já veio. Foi o primeiro natal. Então, nos preparemos para fazer do natal que está chegando uma forte memória dessa surpreendente vinda do filho de Deus em nossa condição humana. Claro, ele vem sempre ao nosso encontro, todo dia e de tantas formas! Então, preparemo-nos para reconhecê-lo no meio do seu povo, como no tempo do Batista. Mas, não podemos esquecer, ele virá definitivamente em sua glória, como nos prometeu. A grande preparação para esse encontro com o Senhor é a conversão: limpar a casa, fazer uma grande faxina em nossa vida, tomar banho... É o advento do Senhor.  O grande convite do primeiro domingo do advento foi a Vigilância, aguardar o Senhor acordados. O grande apelo deste segundo domingo do advento é a Conversão, preparar a vinda do Senhor com uma vida renovada. 

Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo (Mt 3, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

neste tempo de advento, aquecemos o nosso coração com a certeza de tua vinda: já vieste uma primeira vez, vens sempre ao nosso encontro e virás definitivamente no último dia. Teu profeta João Batista está nos mandando preparar o caminho, endireitar as curvas, restaurar a estrada de nossa vida para a tua chegada. Entendemos, então, que é tempo de conversão, de mudança de vida. Assiste-nos, Senhor, neste caminho de conversão, com o teu Santo Espírito. Que a nossa vida seja uma boa estrada, pela qual tu possas vir ao encontro de muita gente, com teu evangelho de paz e de perdão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sabe de uma coisa que você já devia ir pensando nesta preparação para o natal? A confissão. Arrumar um jeito de se confessar, daqui para o natal. Afinal, é hora de endireitar as veredas tortas.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Purifica nos senhor Jesus Cristo com o teu espírito Santo seguiremos Jesus para a nossa salvação bendito sejas 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe meus pecados e me conduza a vida eterna, amém.

    ResponderExcluir
  3. Senhor que esta palavras do evangelho me purifica a minha alma o meu ser e perdoa todos os meus pecados amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bendito seja o Teu Santo Nome Senhor🙏 Que o Teu Santo Espirito, possa me renovar todos os dias. Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Que reflexão boa, de fácil entendimento. Obrigada padre, por ser um "João Batista" em minha vida. Que eu também possa ser um.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  7. Senhor disse-lhe eu sou o caminho a verdade e a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos fico muito grata por ouvir essas lindas e maravilhosas reflexões todos os dias que Deus lhe conceda muitas bênçãos.

      Excluir
  8. Três Pontas MG agradece ao padre pelas mediações diárias.
    Otho Duarte Tavares

    ResponderExcluir
  9. Amém
    Padre João, DEUS abençoe e fortaleça toda sua caminhada restaurando almas no arrependimento de pecados e tornado os em novas criaturas em Cristo JESUS

    ResponderExcluir
  10. amo meu Deus todo poderoso Jesus Cristo te amo te adoro

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos Deus o abençoe, ilumine, proteja e guarde de todo o mau.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos,quero agradecer a Jesus pela sua misericórdia, em minha vida,obrigada Senhor.Me chamo Maria de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Convertei_vos e crede no Evangelho.

    ResponderExcluir
  14. Amém bom dia padre sua bênção🙏🏼um domingo abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre! A sua bênção 🙏
    Hoje domingo dia de Santa Bárbara, que proteja nossos lares 🙏
    Hoje é a segunda vez que comento aqui, a primeira vez que comentei fiz meus pedidos, e hoje quero agradecer pelas graças que recebi. GRATIDÃO MEU DEUS!!!🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Gente, a Liturgia de hoje me encheu de Esperança. Vivência dessa mensagem é solução para a superação dos problemas que estamos atravessando. Que jamais se apague em nós essa Esperança.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo 04 12/22 10:46 obrigada padre João carlos por esta catequese pois é tempo de conversão preparando os corações. Cnvertei vos e credes no Evangelho.

    ResponderExcluir
  18. Amém que assim seja

    ResponderExcluir
  19. Pesso perdão de meus pecados e pesso a libertação da minha filha

    ResponderExcluir
  20. Boa noite sua benção vou me preparar sim padre com serteza

    ResponderExcluir
  21. Gratidão Pe João Carlos. Esqueceu a bençãos hoje foi? 🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS