PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A sua e nossa missão.

A sua e nossa missão.

 



03 de dezembro de 2022

Sábado da 1ª Semana do Advento

Memória de São Francisco Xavier

EVANGELHO


Mt 9,35 –10,1.6-8

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

MEDITAÇÃO


Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.




Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Planeje o seu final de semana, de forma que dê para participar bem da Santa Missa do 2º Domingo do Advento. Neste domingo, vamos contemplar a figura do missionário João Batista, convocando o povo para a conversão, em preparação da vinda do Messias.

Comunicando

Neste mês de dezembro, faço Show no Recife, na festa do Morro da Conceição (no dia 7); em Monteirópolis, Alagoas (no dia 9); em Ibimirim, sertão pernambucano (no dia 11); em Morro do Chapéu, Bahia (no dia 30) e em Lençóis, também na Bahia (no dia 31).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Deus abençoe a todos nós que o nosso final de semana seja muito iluminado paz e amor para o povo de Deus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Obrigada senhor obrigada João Carlos por ouvir essa linda meditação
    Isso sim é viver a vida em palavra da salvação da próstata.
    Amém bom dia.

    Amém
    Sou naná meu esposo Jarbas
    Moramos em Angra dos Reis rio de janeiro.

    Reze por nós e cura meu esposo de um pequeno problema q deu no exame da prevenção

    ResponderExcluir
  3. Olá Padre João Carlos, sua benção! Deus abençoe a todos nós hoje e sempre 🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém Senhor🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe a todos nós senhor Jesus a gasta de nós todo mal .É tempo de conversão senhor trás de volta pra casa tantas ovelhas perdida.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

    ResponderExcluir
  7. Cada dia um novo aprendizado com a palavra divina. Obrigado Deus!

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre sua benção 🙌

    ResponderExcluir
  9. Estamos sempre em
    Missão , de alguma forma temos que ser estes apóstolo , na missa casa , no nosso trabalho , em qualquer lugar que estamos temos que ser boca de Deus … que nossa vida seja um testemunho

    ResponderExcluir
  10. Bom dia 👏🏼.
    Padre João Carlos sua meditação é sempre a melhor.
    Obrigada por nos brindar com tão belas palavras, reflexão.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João abençoe meys filhos Marcos Antonio ,Marcio e suzana .Amem 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🏽🙏🏿

    ResponderExcluir
  12. Deus seja louvado aleluia aleluia aleluia Amém 🙏🙌🌈🌻

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua benção padre obrigado por mim manda a palavra de Deus para mim fiquei na paz dó senhor Jesus Cristo amém 🙌🙏 mandei oração para mim e minha família 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos por mandar essas belas reflexões todos os dias adoro suas meditações são bem explicadas como é bom ouvir o santo evangelho todos os dias que Deus lhe abençoe sempre.

      Excluir
  14. Anônimo 03/12/228:5 senhor envia teu Espirito Santo para nos iluminar a sabedoria de detinguir o bem e o mal seja bendito o teu santo nome hoje esempre amém.

    ResponderExcluir
  15. Muito gratificante

    ResponderExcluir
  16. Bom dia , Deus nis proteja e abençoe, amém

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus disse: Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”, podemos entender que diz: pedir ao Pai para quê envie cristãos para evangelizar todo o povo que ainda está sem Pastor pelo mundo a fora, melhor dizendo, aqueles que ainda não conhecem a Palavra de DEUS, os Seus mandamentos da cultura do Amor, ou desconhecem o Caminho da salvação.
    A esperança de Jesus e a alegria do Pai é que sejamos discípulos fiéis e que mesmo nas tribulações e nas adversidades vivamos confiantes na esperança aguardando o retorno Glorioso daquEle que não foi, sem murmurar nem desanimar, convencidos que DEUS é providência e para O anunciar, não precisamos levar nada, alem do Seu Amor nas palavras que vem do Espírito Santo, assim com todos os exemplos deixados por Jesus Cristo continuamos difundir o Evangelho anunciando que o Reino dos Céus está próximo e assim disseminando esta cultura, aumentar o máximo possível os cidadãos da Pátria Celeste,.

    ResponderExcluir
  18. Olá bom dia sua benção padre pesso a benção e libertação da minha filha Karin de Oliveira Müller e meu sobrinho Rafael de Oliveira a união com o pai

    ResponderExcluir
  19. José Lúcio de Araújo3/12/22 11:11

    Que Deus e Nossa Senhora abençoem minha família, em especial minha filha primogênita Brenda Carla que hoje completa 40 anos

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre , Glória a vós Senhor! Pai de
    Infinita misericórdia atendei o meu pedido.amém

    ResponderExcluir
  21. Lindo amei essa palavra de Deus hoje e sempre.
    A música lindíssima,continua sendo essa pessoa maravilhosa.
    Padre João Carlos,Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  22. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela vida de São Francisco Xavier. Entretanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, da santificação, da cura, da oração, da fartura, da proteção, da compaixão e da evangelização. Me ajude vencer o sofrimento, a angústia e a aflição. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. O evangelho de hoje, nos fortalece a ser uma ovelha obediente, paciente e solidária uns com os outros. Amem🙏

    ResponderExcluir
  24. Que Deus nos conceda um final de semana de paz e presença de Deus em nossas vidas, não podemos esquecer das vítimas das enchentes em todo país,que venha em auxílio.Fiquei feliz em saber que senhor padre vai está em nossa Bahia no final deste mês; pena que é tão distante da minha região! Abraços a todos fiquemos na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  25. Padre ajude nos a todos de casa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS