PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Senhor, aumenta a nossa fé!

Senhor, aumenta a nossa fé!




07 de novembro de 2022

Segunda-feira do 32ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 17,1-6

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

MEDITAÇÃO


Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Depois de um domingo, em que acolhemos a palavra do Senhor nos instruindo a viver na esperança da ressurreição, vamos nos debruçar hoje sobre a virtude da fé. Os apóstolos, percebendo as exigências e as dificuldades no seguimento de Jesus, pediram-lhe: “Aumenta a nossa fé”. A fé, a esperança e a caridade são as três virtudes teologais. “As virtudes teologais são infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna”, está escrito no Catecismo da Igreja (CIC-Catecismo da Igreja Católica, nº 1813). “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo” (CIC 1817).

“A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade” (CIC 1814). Seguramente, a força que nos sustenta na vida é a fé, a fé em Deus. Fé naquele que verdadeiramente nos ama e pôs Jesus Cristo no nosso caminho, uma fé esclarecida. É o que a Igreja nos tenta passar nos cursos, encontros, jornadas, na catequese. "Fé cega, faca amolada" – diz a música de Gilberto Gil. Fé cega é uma arma perigosa. Fé esclarecida é a fé inteligente, de quem conhece o que ama. E que ama o que conhece.

A fé é a nossa segurança. A fé nos fala do que não passa, do que o vendaval do tempo não leva; nos fala daquele que sempre é, do Deus fiel, do Deus-Amor, e de seu plano de felicidade para cada um de nós. A fé é um dom, um presente de Deus. E a gente, com responsabilidade, tem que cuidar dela, para que ela possa ser cada dia ser mais robusta e forte.

A gente só sente a importância da luz quando escurece, quando a noite chega. A fé é essa luz que nós carregamos. Há momentos em nossa vida em que a gente precisa demais dessa luz: momentos de dor, de solidão, de perplexidade, de trevas. A fé a nossa segurança. Nessas horas, é que a gente mais precisa de fé e de esperança. Elas nos fazem enxergar na escuridão. A fé nos diz que o Senhor está perto de nós, que não nos faltará, que nossa vida está em suas mãos, que sua sabedoria e sua providência estão nos conduzindo. Por isso, seguimos confiantes, mesmo nas adversidades. Por isso, resistimos com uma força que não temos.


Guardando a mensagem

O evangelho de hoje reúne alguns ditos de Jesus. Ele considerou de muita gravidade o fato de alguém escandalizar um pequenino. E recomendou que se perdoasse o irmão sempre que ele se arrependesse. Só uma visão de fé nos faz ter essa sensibilidade no trato com os pequeninos e essa generosidade no perdão aos irmãos. Diante desses ensinamentos, os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. E Jesus comentou que uma fé mesmo pequena já faz maravilhas.

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje vamos rezar como os teus apóstolos: “Aumenta a nossa fé”. Só com uma visão de fé, podemos acolher os teus ensinamentos. Só com uma fé mais forte, podemos enfrentar as dificuldades que também encontramos hoje: as crises, os escândalos, a falta de horizonte... sem a fé, sucumbimos aos problemas e fracassamos. É a fé que nos abre à novidade da ação de Deus, que abre à nossa frente o mar vermelho, descortinando novas possibilidades onde não víamos saída. Pela fé, irrompe em nosso peito a alegria da esperança, que nos faz levantar cedo e erguer a cabeça para enfrentar um novo dia, uma nova semana, com a convicção de que tudo podemos em ti que nos fortaleces. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, peça ao Senhor muitas vezes: ”Senhor, aumenta a minha fé!”.

Comunicando

Estou lhe enviando um link pra você, se desejar, convidar mais alguém para receber diariamente a Meditação da Palavra. É só compartilhar a mensagem.

CONVITE!

Caso você ainda não receba diariamente a Meditação da Palavra do Senhor gravada pelo Pe. João Carlos e 👉🏿 deseja recebê-la, é só clicar neste link: https://bit.ly/37VPK

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

32 comentários:

  1. Senhor Jesus peço que aumente a minha fé para que eu possa ser mais tolerante e consiga entender cada vez mais os teus ensinamentos e me tornar numa pessoa melhor 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. A fé nos leva a misericórdia de Deus. Amém.

    ResponderExcluir
  3. A fé sempre nos anima,sem ela não chegamos a presença de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavra de salvação, sempre, especialmente hoje. Nesse tempo difícil e assustador em que estamos no nosso Brasil ! Glória a Vós, Senhor!

      Excluir
  4. Eu amo nosso Deus e aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  5. "Fé cega, faça amolada..." diz a música de Milton Nascimento e Beto Guedes...

    ResponderExcluir
  6. Senhor,aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  7. Quanta sabedoria nas palavras do meu companheiro de sacerdócio! A facilidade para nos fazer entender a beleza.da Palavra de Deus, com leveza e encanto associada à profundidade da explicação. Parabéns, amado Padre João Carlos. Grato por essa oportunidade de ouvi-lo, todo ps dias.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus aumentai a minha fé e dá nos a conversão Amém

    ResponderExcluir
  9. Senhor tenha misericórdia de minha família e de mim, perdoe os nossos pecados e aumente a nossa fé.

    ResponderExcluir
  10. PEÇO NESSE DIA AUMENTA A MINHA FÉ MAIS E MAIS EU CREIO MAIS AUMNTA MINHA FE AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João sua benção. Padre João Carlos obrigado por esta acompanhado as leituras do evangelho atráve do senhor e o evangelho de hoje eu entendi que o amor e caridade são virtudes en protantecima na nossa fé amém amém leonice Souza Jaboatão do Guararapes pe.

    ResponderExcluir
  12. A fé e esperança e caridade sao coisas valiosas pra Deus nunca devemos peder nei uma delas Deus e amo

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    O Cristão que deseja viver a autenticidade não aponta o dedo para julgar, mas estende as mãos para ajudar, o verdadeiro cristão age desta forma, como afirmamos na oração do Pai nosso, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos têm ofendido, claro que viver isso não é fácil, nem tão simples assim, por isso que todos os dias nós precisamos treinar, quando estamos em comunhão direta ou conversando no secreto com o Pai, na nossa intimidade oracional, assim permitindo Jesus fazer morada em nós seremos transformados, sendo renovados pelo Espírito Santo, somos fortalecidos na fé e nos momentos reais responderemos de acordo a vontade de DEUS, como Jesus e aqueles que deram exemplos de superação em amor, foram consagrados como Santos nos ensinaram, que confiando no auxílio do Espírito Santo e seguindo Seus mandamentos é possível viver a vontade do Senhor que para nós também prepara a Santidade,.

    ResponderExcluir
  14. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙌 Senhor Jesus Eu Creio Mais Aumentai A Minha Fé 🙏🏼 Deus o abençoe Padre sempre 🙌

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Tentei entrar no grupo do whatsapp, mas não consegui, pois ele está cheio. Gostaria de receber o áudio do evangelho diariamente. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre , Deus o abençoe, Oeco a Deus que abençoe a mi há semana e a semana dos meus filhos com semana abençoada e afastando todo mal , obrigada senhor

    ResponderExcluir
  17. Grupo lotado, não consegui entrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício Marques de Oliveira

      Excluir
  18. Senhor Jesus , aumenta a nossa fé.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, senhor aumenta a nossa fé e passamos a crer mais em ti, guardamos os teus ensinamentos e passamos a praticá-los com muito louvor.

    ResponderExcluir
  20. Amém 🙏 boa tarde 🌺 padre bença 📿🛐

    ResponderExcluir
  21. Senhor eu creio em vós e mais aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  22. "É um dor de Deus, uma meditação tão bem feita, do qui tá no Evangelho"😇😇😇🙏🙏🙏🙌🙌🙌👏👏👏

    ResponderExcluir
  23. É na fé qui nos faz obras para Deus!😇😇😇

    ResponderExcluir
  24. 🙏🙏amem ajudar sempre a minha familia

    ResponderExcluir
  25. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pela vida de São Vilibrordo. Contudo, me conceda a graça de seguir o caminho do perdão, do bem, do serviço, do apostolado, da fé, da graça, da verdade, da piedade, da esperança, da paz, da conversão, da vida eterna, da obediência, da confiança, e da hospitalidade. Me conceda a graça de evangelizar com fidelidade. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de evitar o escândalo, o pecado, a leviandade, a desonestidade e a arrogância. Me conceda a graça de ser ponderado, irrepreensível, justo, piedoso e continente. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Tentei entrar no grupo para receber diariamente a Meditação da Palavra, informou que estava lotado. Seria possível aumentar o número de vagas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS