PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa grandeza é sermos servidores de Deus e dos irmãos

Nossa grandeza é sermos servidores de Deus e dos irmãos





08 de novembro de 2022

Terça-feira da 32ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO



Lc 17,7-10

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.



MEDITAÇÃO


Quando vocês tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)

Todo mundo adora elogios, não é verdade? Ficamos felizes quando nosso trabalho é reconhecido, valorizado. Reconhecimento é importante. Mas, há quem, a custa de elogios nem sempre verdadeiros, viva na fantasia de ser insubstituível; ou de ser o supra-sumo da perfeição no que faz. Puro engano. Sempre se pode melhorar, evoluir. E ninguém é insubstituível.

No evangelho de hoje, Jesus trata exatamente desse assunto, aplicando o ensinamento sobretudo às nossas tarefas na comunidade. Ele conta a parábola do patrão e do servo. Na história, retrata como era a relação patrão-servo no seu tempo e tira daí ensinamentos importantes. O servo trabalha no campo, planta e cuida dos animais. Ao voltar do serviço, no fim do dia, o patrão solicita que prepare o seu jantar e o sirva. Só depois, é o que o servo vai poder jantar e descansar. Dessa cena que se repetia na sociedade do seu tempo, Jesus tira uma lição: “Vocês, também, quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer’”.

Quem é o servo? Você. Nós. Servimos a quem? Bom, o nosso primeiro senhor é Deus. Então, podemos pensar: Somos servidores de Deus. E uma coisa podemos aprender com o empregado da parábola. Como servo de Deus, devo colocar os interesses do meu Senhor acima dos meus. Devo dar prioridade às coisas de Deus em minha vida. Agora, você sabe, nem sempre acontece assim. Muita gente pensa primeiro em si, em seus interesses, em seu final de semana.... Depois, em Deus, se sobrar um tempinho, se ainda estiver com disposição. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, e tudo o mais nos será dado em acréscimo, ensinou Jesus. Neste sentido, servir é uma atitude de fé, porque damos a Deus o primeiro lugar.

Mesmo cuidando diligentemente dos interesses de Deus nosso Senhor, nunca podemos pensar que com o nosso trabalho adquirimos direitos sobre os dons de Deus. O dom de Deus, sua bênção, a sua graça, a redenção em Cristo nos são dados, não porque merecemos pela nossa santidade ou por nossas obras, mas porque Deus é bom e misericordioso. O apóstolo Paulo lembrou que, sem merecimento algum de nossa parte, enquanto ainda éramos pecadores, ele veio ao nosso encontro com o dom da salvação em Cristo. Neste sentido, nosso muito trabalho, nossas numerosas e beneméritas obras são apenas respostas do nosso amor, gratidão pelo bem que ele fez em nosso favor.

Nós também somos servidores dos outros. E servimos com nosso exemplo, as tarefas que desempenhamos, nosso serviço profissional. Somos servos dos outros, não patrões, nem senhores. O maior é o servidor de todos, ensinou Jesus. Como servos, nossa alegria é servir. Quem não vive para servir, não serve para viver, dizia Dom Hélder Câmara. Maria, depois de ter recebido a boa notícia do anjo que seria a Mãe do Salvador, colocou-se nas mãos de Deus, dizendo: “eu sou a serva do Senhor”. E logo, viajou pelas montanhas de Judá, para servir a Izabel. Servir é a marca do cristão.



Guardando a mensagem

Na parábola do senhor e do servo, Jesus quis que aprendêssemos lições importantes. A parábola não justifica a desigualdade que vemos em nossa sociedade, é apenas um retrato da realidade a partir da qual Jesus está transmitindo suas belas lições de vida. A primeira lição é que, em nossa relação com Deus, devemos, como servos, colocar seus interesses em primeiro lugar. Uma segunda lição é que, de verdade, a graça de Deus é um dom do alto, não é uma conquista de nossa bondade ou de nossas obras. Nosso serviço é um sinal de gratidão, é uma resposta de amor ao amor de Deus que já nos alcançou, sem merecimento de nossa parte. Uma terceira lição é que somos também servidores dos irmãos. Nossa grande alegria é servir. Neste sentido, seja na relação com Deus, seja na relação com os irmãos, toda tentação de vaidade, de presunção, de vanglória pelo que se fez é pura ilusão. Somos servos. Nossa grandeza é sermos servos de Deus e dos irmãos.

Quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos servos. É verdade que não somos tão inúteis assim. Mas, de verdade, nosso muito trabalhar não compra a tua graça. Ela nos vem por tua infinita misericórdia. Naquela história que contaste, o fariseu, no Templo, gabou-se de ser praticante e muito santo. Não reconheceu, como o publicano, que era um servo inútil, sem merecimento. Não saiu abençoado, como se podia esperar. É verdade, Senhor, precisamos aprender a humildade, para realizar bem nossos trabalhos, nossos compromissos, sem nos deixar levar pela vaidade, pela presunção, querendo barganhar contigo. Somos simples servidores. Nossa grandeza é estar a serviço do nosso Deus e dos nossos irmãos. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Foque em uma de suas tarefas de hoje. Procure fazer bem feita essa tarefa. Como servidores, nossa alegria é realizar bem nossa missão, fazer bem feito o que tem que ser feito.

Comunicando

O Congresso Eucarístico Nacional, sediado no Recife, começa nesta sexta-feira, dia 11 de novembro. É nesta sexta que faço o show de acolhida do povo de Deus, às 16 horas, precedendo a Missa de Abertura do Congresso. Vindo a Recife, você nos encontra, nos dias do Congresso, no stand da AMA, na feira católica no Centro de Convenções. De toda forma, você pode participar do Congresso, acompanhando as transmissões das redes católicas de televisão ou através de nossas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Que Deus abençoe o nosso dia e as nossas tarefas espirituais e laborais 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoado seja nosso Congresso Eucarístico. Deus seja louvado!

      Excluir
    2. Amém.

      Excluir
    3. Amém 🙏 amém 🙏 amém

      Excluir
    4. Amém. Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo; para sempre seja louvado Sua Mãe Maria Santíssima.

      Excluir
    5. Deus abençoe sempre todos nós e nós filhos

      Excluir
    6. Boa noite padre João Carlos,sobre o evangelho de hj e tão bom quando a nossa ajuda na comunidade e aceita reconhecida e muito gratificante, mas quando fazemos o melhor e somos ignorados e horrível 😟😟

      Excluir
  2. Deus seja louvado por essas meditações diárias que tanto nos fortalece na fé e nos ajudam a perseverarmos no seguimento a Jesus.
    Obrigada, pe João Carlos.
    Estaremos unidas (os) em orações pelo bom êxito do Congresso Eucarístico.

    ResponderExcluir
  3. Nada é mérito nosso. Tudo é graça de Deus. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Que deus nos abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pe. João Carlos pela meditação da Palavra todos os dias, cuja atividade diária fortalece a nossa fé.

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre sua benção. Que tenhamos um dia abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre ,linda reflexão, que possamos ser verdadeiras (os) servidores de Cristo, servindo os que mais necessitam

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Pe João Carlos e equipe! Agradeço pelas menditações de forma simples e esclarecedoras para o meu crescimento espiritual. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Sua benção Padre
    Deus abençoe
    Abençoada missão 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    O Cristão justo consciente sabe que está no mundo para servir e não para ser servido, e mesmo que tivermos empregados ou subordinados, devemos entender que somos todos irmãos em Cristo, sabemos que como servos não inúteis, mas sim obedientes a DEUS precisamos ser humildes, honestos e verdadeiros não importa o que possuímos, nem nossa formação profissional ou então se temos bens que conquistamos com nossos esforços ou até mesmo se herdamos algo.
    Pelo contrário devemos ser o melhor possível com os empregados, trata los como verdadeiros amigos, já agradecendo, pois entendemos que não foi por acaso que DEUS os escolheu para participar um pouco das nossas vidas, muitas vezes da nossa intimidade, não foi a toa, com certeza eles vieram nos ensinar ou nós precisamos ensiná- los algo da vida, mas só com o tempo descobriremos qual é o propósito de DEUS,.

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏 🙏 bom dia padre, sua benção

    ResponderExcluir
  12. Amém a paz de nosso Senhor Jesus Cristo que Deus nos abençoe neste dia que tenhamos uma ótima terça-feira

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja nosso Deus por tanto amor e zelo por nós, mesmo quando não merecemos, nós amou profundamente.❤️

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus abençoe todos nós, que Deus seja louvado. Obrigada pela medicação diária, leio todos os dias antes dos meus afazeres, mim sinto abençoada, sempre pedindo pelai há saúde e paz e união a nossa família. Amém 🙏🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre sua benção
    Fabio

    ResponderExcluir
  16. Amém que Deus nos abeçoa agora e sempre .

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, nossa grandeza é sermos servos de Deus e dos irmãos, que assim possamos então servir aos irmãos.

    ResponderExcluir
  18. Olá padre João Carlos a sua bênção que bela Reflexão. Como é maravilhoso servir ao senhor Jesus

    ResponderExcluir
  19. Gratidão: uma resposta de amor a Deus. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém, bom dia padre, sua benção!

    ResponderExcluir
  21. Eu. Oração para o meu pai que está doente em casa no bairro de coqueiral

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS