PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Qual é o alicerce de sua vida?

Qual é o alicerce de sua vida?


01 de dezembro de 2022

Quinta-feira da 1ª Semana do Advento

EVANGELHO

Mt 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

MEDITAÇÃO


Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Você está construindo sua casa sobre a areia ou sobre a rocha? Sua casa é o que você constrói na vida: sua educação, sua profissão, o seu casamento, a educação dos seus filhos... Qual é o alicerce de sua vida?

Eu vou lhe dizer uma coisa: construir em cima de um terreno firme, como uma rocha, é uma coisa muito trabalhosa. É trabalhoso e demorado. Exige muito esforço e perseverança. Você gasta muito e demora mais. Mas tem uma vantagem: ninguém derruba.

Pense no que é construir um casamento feliz, uma família à prova de vendavais e tempestades; ou uma profissão bem sucedida; ou ainda a educação dos filhos. Tem-se que por um alicerce firme, como quem constrói em cima de uma rocha. E alicerce firme quer dizer: preparar o futuro com seriedade: estudo sério, educação para o trabalho honesto; fidelidade aos compromissos assumidos, pontualidade no desempenho dos próprios deveres, capacidade de renúncia e disciplina... E isso exige esforço, persistência, sacrifício.

O alicerce não se vê, mas é ele que sustenta a casa. É ele que garante a construção nos dias adversos das chuvas torrenciais e das ventanias fortes, como disse Jesus no evangelho. E nem vou falar do contrário. Quanta fachada bonita, com graves falhas nos alicerces! Casamentos que vão fracassar na primeira crise. Rostos jovens e bonitos que serão presas fáceis do consumismo ou até das drogas. Profissionais despreparados e mercenários. Casas sem alicerce. Vidas edificadas sobre o mais fácil e prazeroso, seguindo a lei do menor esforço.








Guardando a mensagem

Acolher e praticar a Palavra de Deus, com dedicação e perseverança, é construir o alicerce de sua própria vida sobre uma rocha firme. Ouvir a palavra e não pô-la em prática é construir sua casa sobre terreno sem consistência, é expor-se ao fracasso. A diferença está, então, em praticar a palavra, isto é, em fazer da vivência do evangelho o alicerce da própria vida.

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
cada dia mais, tua Palavra nos encanta. Mas, é claro, não basta ouvi-la e conhecê-la. É preciso praticá-la. A prática de tua Palavra é o alicerce firme que pomos na construção de nossa vida. Exige esforço, decisão, perseverança. A tua graça nos faz novas criaturas. A tua palavra nos vai edificando como pessoas renascidas na fé, libertas do pecado e de todos os vícios do homem velho. É uma construção que nos pede renúncia, conversão, empenho diário. A prática de tua palavra, isto é, viver segundo a boa notícia do amor do nosso Deus, é uma parceria entre nosso esforço e a tua graça, entre a nossa luta diária para vencer o mal e praticar o bem e a ação do Santo Espírito que nos purifica, nos renova e nos edifica como filhos de Deus. Obrigado, Senhor. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você, com certeza, conhece alguma família que esteja passando por um momento de tempestade. Hoje, reze por essa família.

Comunicando

Toda quinta-feira, celebramos a Santa Missa das 11 horas, em favor de todos vocês que nos acompanham na meditação, no rádio, nas redes sociais. Dedicamos, particularmente, a celebração aos associados da AMA. E ficaremos felizes se você apresentar seu pedido de oração para a Santa Missa, através do formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

61 comentários:

  1. Pesso que oração pára as família que está desso obrigada pelas chuva que está caindo em Florianópolis SC Wilma. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho ele no zapzap recebo sempre a meditação do Padre 🙏🙏🙏🙏🙏💙

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos aqui é Nelba moro em Piedade aqui em Jaboatão dos Guararapes em PE eu peço oração por mim e por meus filhos Carla Rafaela e Carlos Jr padre João Carlos a melhor coisa que recebo todos os dias é a palavra através do senhor eu e minha casa servimos ao senhor Jesus Cristo minha casa foi construída em cima de uma rocha amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos peço oração pela minha família e para minha filha Alciane Medina que esta desempregada ela vai sempre ao Recife vai assistir a missa na basílica de nossa se hora Carmo com o senhor eu sou Da igreja do Rosário de Jaboatão

      Excluir
  4. Senhor, eu preciso se ti hoje e para sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe a todas as famílias principalmente as mais necessitadas que vêem enfrentando muita miséria sem pão na mesa. Que Deus não esqueça a minha família também que precisa de saúde 🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Bom dia senhor Padre João Carlos, aqui quem fala é o irmão Mendes de Angola, peço oração para minha família ( esposa e as minhas filhas e filhos)...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção padre mandei oração para mim e minha família 🙏 amém vou rezar para minha família 🙏

    ResponderExcluir
  8. Meu senhor e meu Deus, que eu seja sempre seguidora da tua palavra

    ResponderExcluir
  9. Peço Orações para minha Família que enfrenta problemas financeiros que o Senhor Jesus nos ajude a superar por queDeus é poderoso e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. Peço oração pela Maria Fernanda, que se queimou e está na UTI, que Nossa Senhora esteja com ela e restitui a vida e a saúde.

    ResponderExcluir
  11. Senhor peco Te Senhor pela saude de meu filho Andre Ricardo.

    ResponderExcluir
  12. Maria Gomes. Anápolis Go. Pela minha saúde e a minha família.

    ResponderExcluir
  13. Sou Iára Ornelas, de Alagoinhas-Ba. Obrigada pela meditação diária que nos fortalece e nos impulsiona ao seguimento de Cristo.
    Peço orações por todos que não conseguem agendar seus exames. Que pela intercessão de Nossa Senhora eu consiga agendá-lo neste dia 09/12 próximo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa casa é nossa alma. Devemos construi-la em cima de uma Rocha,chamada Jesus. Cuidamos bem, para que não aconteça o que estamos vendo a resposta da. Natureza.

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção que riqueza de homilia quanto mais conhecemos mais amamos a palavra de Deus 🙏🏻
    Peço oração pela minha família peço a cura conversão e libertação do alcoolismo e peço tbm pelo nosso país...

    ResponderExcluir
  16. Peço oração pela saúde de Helano, uma pessoa de Deus muito ungida que está doente e que é voluntário em um lar de idosos, que seja restaurado sua saúde.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia .Deus abençoe a tdos nós e as nossas familias 🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  18. Peço pela minha irmã que está no hospital em estado grave , que o senhor a ilumine e a cure de tudo senhor … abençoe minha família para que vençamos mais essa tempestade …amém

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,paz esteja com vosso peço oração a todos da minha família e minha amiga Telma pois está passando momentos difíceis com marido e neto doente que Deus conceda a cura no nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Senhor.Bendito seja seu santo nome,hoje e sempre .Amém

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Sr. Padre,
    Peço oração pela minha família, pela saúde da minha irmã Kátia que está com problemas de cegueira, e todos os meus familiares que se encontram doentes . Elizabeth Sebastião

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos, com saúde e paz. Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós e pelo mundo inteiro.
    AMÉM...

    ResponderExcluir
  23. Senhor peço oração pela minha família que precisa muito do.teu amor pai querido tu és a minha luz e a minha salvação

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Padre João Carlos obrigada pelo a meditação, agradeço a Deus por ele te permitido que meu cunhado Raul saísse da UTI, e Deus abençoe pra que volte logo pra casa, amém

    ResponderExcluir
  25. Querido padre João Carlos peço sua benção e suas orações para minha família e para uma família amiga que está passando por momentos muito difíceis, peço para que eles consigam com a força e o amor de Jesus reconstruir a vida matrimonial novamente 🙏 Gratidão por suas orações Márcia

    ResponderExcluir
  26. Glória a Vós Senhor!
    Para que tudo dê certo precisamos de um manual.
    DEUS nos oferece o melhor de todos, a Sagrada Escritura, ou Suas Palavras na Santa Bíblia, assim quem põe Seus ensinamentos em prática não só constrói o alicerce, mas com toda certeza, também serão fortalecidos com as experiências, com os testemunhos de fé, desta forma enxergando com as visões proféticas, enfrentam qualquer risco que vier e vive a vida nova, a perfeita de acordo com a vontade do Pai, pois invocando o Espírito Santo a cada leitura, venha o que vier, sempre encontraremos nEla todas as perguntas e respostas necessárias para nos manter seguros na caminhada rumo a Jerusalém celeste,.

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos,peço-lhe orações para a família da Nadia e Max,jovem casal a filhinha Emy Jane fez 3 anos em 26/11/22 e faleceu em 29/11/22 sem saber “causa mortis”.
    Deus sabe todas as coisas e continuará abençoando- os.
    Muito obrigada por tudo Padre João Carlos.
    O Senhor é o nosso Bom Pastor.
    Q Deus o abençoe sempre.
    Vera Maria

    ResponderExcluir
  28. Peço oração pela minha família,em especial pelo meu sobrinho Pedro que está internado,com dependência química. Que Jesus toque seu coração e ele consiga se livrar desse vício.

    ResponderExcluir
  29. Eu Tatiane Maciel peço oração para minha família. E especialmente pra minha irmã Tânia e sua família que passa o momento difícil que Deus possa acalmar seu coração que essa tempestade vai passar. E que Deus possa aumentar nossa fé.

    ResponderExcluir
  30. Peço oração e bençãos para a família de minha filha! Genro, netos e filha! Amém!

    ResponderExcluir
  31. Bom Dia Padre sua benção. Peço oração pra minha família, saúde e paz 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  32. Em ação de graças pela vida, saúde e harmonia e que continuemos perseverando na fé, na caridade vivendo a conversão diária em nossas famílias e na sociedade!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia 🌹 padre João Carlos agradeço a Deus 🙏

    ResponderExcluir
  34. Bom dia 🌹 padre João Carlos agradeço a Deus 🙏 e peço lhe orações por minha família e amigos em nome do nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  35. BOM DIA ,ME CHAMO ELIAS RODRIGUES NETO DE PARINTINS AM EU LHE OUÇO TODOS OS DIAS , FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
  36. Bom dia , padre João Carlos , Deus o abençoe , peço o orações por minha família , que meus filhos, Estanislau e Sérgio Alexandre saibam seguir os ensinamentos de Jesus ,e que tenhamos saúde e paz

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre João Carlos. As suas palavras são remédios para a nossa vida. Agradecida por estar sempre disposto a falar e ajudar- nos. Peço por gentileza orações para minha filha Andrea que faz aniversário e irá tambem casar esse mês. Que Deus ilumine à todos os seus servos!

    ResponderExcluir
  38. Acompanho todos os dias a reflexão do evangelho através do grupo do whatsapp e no canal do YouTube. Me faz tão bem obrigado padre João Carlos a sua benção. Peço proteção para meus filhos Arthur e Rayssa para meu lar meu casamento 🙏🙏

    ResponderExcluir
  39. Bom e Santo dia Pe. João Carlos!
    Gratidão por estar na minha vida, me ensinando a cada dia sobre o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Sou de SP e ouço todos os dias o Evangelho com o senhor, compartilho tbm.
    Peço orações por todas as familias que estão passando necessidades, principalmente a espiritual.
    Ore por mim e minha familia tbm.
    Sou Maria Aparecida de Pasqual Camilo.
    Deus o abençoe cada dia mais.
    Abs

    ResponderExcluir
  40. A sua benção Padre. A paz de Jesus e o amor de Maria. Peço pela nossa nação. Jovens , adolescentes e idosos.
    Em especial pela saúde da minha mãe e do meu irmão que passou por uma cirurgia e encontra-se hospitalizado.
    Peço tbm pela conversão da minha família 🙏📿🕊️

    ResponderExcluir
  41. Padre João Carlos,quero receber todos os dias,a palavra de Deus através da sua pessoa,que nos permite uma compreensão e intendimento muito rico.sosou Maria Neuza Leal de Itabuna na Bahia desde já receba minha gratidão Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  42. Muito bom ler estes ensinamentos e meditação

    ResponderExcluir
  43. Deus o abençoe grandemente Pe João Carlos por essa linda Missão de levar o Evangelho. Meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Padre João e equipe. Obrigado pelos ensinamentos e orações. Queria pedir pela a saúde do meu filho Mates Menezes Soares. Que está em São Luís
    Com suspeita de covid. E pela minha saúde. Com as mesmas suspeitas. Meu nome é Urbano Barbosa Soares Junior. Muito obrigado Padre João Carlos e equipe por tudo. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  45. Anonimo1/12/229:31 obrigada padre Joao carlos por este belo encinamento atraves da palavra de Deus Deus abençoe sua Missao. Eu e minha familia serviremos a o senhor.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Padre João e sua Equipe gostaria de lhe pedir oração para minhas filhas elcely de Aragão Costa é Elcilene de Aragão costa em especial para Elcilene que estar perto para fazer uma cirurgia para que tudo corra bem e que ela tenha uma ótima recuperação obrigado pelas orações que todos tenham um bom dia Amém

    ResponderExcluir
  47. Bom dia padre João Carlos vos peço pela intenção de minha família que chegou a separação do meu casamento pela traição do meu esposo, mas ainda O amo e o perdoo e peço pela restauração da nossa família .amém

    ResponderExcluir
  48. Sua benção Pe JoãoCarlos : peço pela minha saúde e dos da minha família !

    ResponderExcluir
  49. Pe João Carlos, boa tarde. Gosto muito do ouvir a meditação do evangelho q o sr faz, é muito clara e fácil de entender. Todos os dias passo p uma amiga, q wdo demoro a repassar ela já me cobra.

    ResponderExcluir
  50. Sua benção.Peço oração para que Deus me ajude a superar um forte Zumbido que me atormenta à dez anos, noite e dia.Já procurei todos os recursos, agora espero que Deus médico dos médicos me ajude...

    ResponderExcluir
  51. Pai gratidão por minha vida e creio que no seu tempo eu vou ficar como o Senhor mi. Colocou aqui nesta terra eu creio pai maravilhoso 🙌🧎🏿‍♀️

    ResponderExcluir
  52. Padre João Carlos amo esse Evangelho eu só tenho agradecer a Deus pela minha família meu casamento .claro que tenho passado por vários tempestade sobre doença mais Deus está sempre comigo. Conheço muitas pessoas que a família se encontra destruída muitos jovens sem rumo na vida.

    ResponderExcluir
  53. Muito edificante

    ResponderExcluir
  54. Olá padre sua benção pesso oração para todas as famílias do mundo inteiro e pela libertação da minha filha Karin de Oliveira Müller e pelo meu sobrinho Rafael dezinke de Oliveira que Deus liberte os no caminho di Deus

    ResponderExcluir
  55. Padre me ajude por favor

    ResponderExcluir
  56. Padre me ajude por favor

    ResponderExcluir
  57. Linda essa igreja no meio da natureza.

    ResponderExcluir
  58. Como amo a sua homília...padre João Carlos...elas me fortalece

    ResponderExcluir
  59. Peço oração ro meu casameno pois estou construindo ele encima de uma rocha. Q Deus me der paciência,sabedoria ,saúde e amor pq ñ estar sendo fácil mas ñ perco minha fé q tudo vai mudar. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS