PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Por que Jesus chorou?

Por que Jesus chorou?


17 de novembro de 2022

Memória de Santa Margarida da Hungria


EVANGELHO


Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

MEDITAÇÃO


Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Você já esteve em Aparecida? Quando se avista, ainda longe, a cúpula do Santuário Nacional, vem um aperto no peito, uma emoção que leva o peregrino às lágrimas. Acontece o mesmo quando você vai chegando a Juazeiro do Norte ou à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O povo de Deus amava a cidade santa de Jerusalém. Os salmos falam disso: “se eu me esquecer de ti, Jerusalém, que minha língua se cole na minha boca”. Em cada romaria, chegavam à cidade santa milhares de pessoas do país e de fora. Jesus mesmo, desde os 12 anos, participava anualmente de peregrinações à cidade santa.

A cidade estava construída sobre o Monte Sião. De longe, ela era vista toda cercada de uma grande muralha, com seus portões altos, belos palacetes e o grande Templo de Deus. Quando o Peregrino vinha chegando, ao ver no horizonte a bela cidade de Davi, ficava emocionado. Estava chegando à Cidade de Deus, à casa da grande família do povo da aliança.

No evangelho de hoje, Jesus vinha chegando, como peregrino, com seus discípulos, depois de muitos dias de viagem a pé. Estavam chegando para a festa da páscoa. Quando Jesus avistou a cidade, ficou emocionado, começou a chorar. A primeira razão das lágrimas do nosso Mestre, com certeza, foi a emoção de estar chegando à cidade santa, por tudo que ela representava afetivamente para um judeu piedoso como ele.

Mas, havia uma segunda razão para aquela emoção tão forte. Olha o que ele disse: “Se tu compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”. É que aquela cidade, representação do próprio povo de Deus, não o tinha reconhecido como o enviado do Pai. Apesar de todo o seu trabalho profético, por todo o país, Jerusalém continuava agressiva e impenitente. Estava, na verdade, armando-se para entregá-lo aos estrangeiros romanos e para exigir a sua condenação como malfeitor. Que pena, que chance estava perdendo, não reconhecendo a visita que estava recebendo!

Mas, há uma terceira razão para as lágrimas do Senhor. Ele sofre no coração porque enxerga mais: Jerusalém vai ficar entregue ao seu pecado. A consequência disso será a destruição, que em breve aconteceria pelas armas dos romanos. Não ficaria pedra sobre pedra. Jesus se entristece, se emociona, chora. Os discípulos ouviram o lamento dele: “Não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Eu tenho certeza que Deus não nos mandou a pandemia do coronavírus, nem o aquecimento global, nem as guerras. Mas, quem sabe se esses eventos não estejam sinalizando a destruição que o pecado gera no mundo, pelo modelo predador com que nos relacionamos com o meio ambiente, a arrogância com que manipulamos a vida humana e a indiferença com que tratamos os nossos semelhantes?!. Rezemos para que a humanidade chegue a conhecer Jesus, amá-lo e segui-lo. Só ele é o caminho, a verdade, a vida.


Guardando a mensagem

A cidade de Jerusalém não acolheu Jesus, não reconheceu o dia que Deus marcou para o seu encontro com o Messias. Jerusalém pode ser também uma representação de sua própria vida, de sua família, de sua comunidade. Hoje, o Senhor nos visita, porque hoje é o dia salvação. Faça como Zaqueu, abra as portas de sua casa e de sua vida para receber Jesus. Não faça como Jerusalém, que fechou as portas para ele, que o perseguiu e o executou fora da cidade. O fim de Jerusalém é o fim de qualquer pessoa, família ou comunidade que perca a grande chance de acolher Jesus, de se converter, de abrir seu coração para o Reino. O que o fechamento para Deus, o pecado, realmente produz é a destruição.

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estavas chegando, a pé, à cidade santa, depois de muitos dias de viagem, em que além da distância, estavas cuidando da formação dos teus discípulos. Sentiste o coração apertado ao avistar Jerusalém, que aprendeste a amar como judeu piedoso que eras. A tua emoção de peregrino se misturou com a tristeza do fechamento do teu povo à tua presença de enviado do Pai. Antevias, com aflição, os dias da tragédia da destruição da cidade santa pelos exércitos romanos. Senhor, que nossas famílias e nossa sociedade não se fechem à tua presença ou fiquem indiferentes à pregação do teu Evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pais e mães de família também choram por seus filhos, ao anteverem as consequências de atitudes impensadas, irresponsáveis ou temerárias. Se um dia você passar por isso, lembre de unir-se ainda mais a Jesus, que chorou de tristeza ao perceber o rumo que as coisas tomariam para a cidade santa que fechou-se ao projeto de Deus.

Comunicando

Se você tiver um tempinho, hoje, reserve uma hora para estar conosco na Santa Missa. Como toda quinta-feira, celebro às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Já estou lhe enviando o link. De toda forma, use o formulário para colocar o seu pedido de oração. Vamos rezar por você e suas necessidades. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

73 comentários:

  1. Que Deus tenha piedade de toda humanidade com toda sua bondade e misericórdia venha nos perdoar de nossos pecados que possamos nos arrepender de todos os males e poder receber as suas bênçãos 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Amém obrigado por esta palavra esta medicação. Eu quero recerber medicação diaria Senhor Padre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela Cura de todas as minhas enfermidades física e psicológica e pela minha conversão diária! Amém

      Excluir
    2. Misericórdia pelas cidades da Ucrânia que estão sendo destruídas pelos exércitos russos Quanto sofrimento daquele povo, SENHOR!

      Excluir
    3. Peço cura pra minha família e o mundo inteiro

      Excluir
    4. Pela minha Saúde da minha e toda minha família e meu filhos e Neta,por todos Brasileiros que estão lutando pelo Brasil. E pelo Presidente Jair Bolsonaro

      Excluir
    5. pela minha família e familiares se encontram infermo amem

      Excluir
    6. Peço pela libertação do Brasil. Que o comunismo jamais adentre essa Nação e possa o povo de Deus viver em plena liberdade. Abençoai teu povo oh SENHOR.

      Excluir
    7. Peço que ore por mim que vivo muito doente 🤕 de corpo e espírito 🙏

      Excluir
    8. Proteção para minha família qui Deus nos de mérito do nosso trabalho para prosperar que no de saúde amém

      Excluir
    9. Pela paz no mundo pelas pessoas doentes e por todos nós amém 🙏

      Excluir
    10. Amém Deus é tremendo e tudo faz para salvar a humanidade

      Excluir
  3. Saúde, cura e libertação para Vanessa Gunza

    ResponderExcluir
  4. Deus nosso Senhor aumenta a nossa Fé

    ResponderExcluir
  5. Por Natalia, residente en Garanhuns. Nossa sobrinha e afilhada. Hoje e' seu aniversario natalicio. Que Deus lhe abencoe e proteja.
    Antonio, Recife

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesso suas orações pelos pecados que cometi des da minha adolescência até hoje.

      Excluir
  6. Bom diaobgdo

    ResponderExcluir
  7. Pela a paz do mundo, pelos doentes qur se encontram nos hospitais.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos. Obgdo o evangelho de hoje mostra o amor de jesusAmem.🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  9. Amém!!! Que Deus abençoe e proteja meus familiares e pela paz no Brasil. Obrigado Senhor por mais um dia de vida!

    ResponderExcluir
  10. Amei , o evangelho de hj. Pe. João Carlos. Jesus chorando por todas as crianças vítimas de violência!

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção nesta Santa Missa das 11 horas coloco no altar do Senhor o nosso país para que Deus tenha Misericórdia não permita que nosso país caia nas mãos de pessoas erradas 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Que Deus abençoe e proteja sempre os que vivem na sua fé e buscam seus caminhos e que perdoe nossas falhas, nossos pecados hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  13. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Pela saúde física e mental dos meus filhos, sobrinhos, minha e dos jovens, amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Padre! Agradecemos suas lindas reflexões de todos os dias, que nos ajudam a rezar e sentir como Jesus. Deus o abençoe.
    Sobre o Santo do dia, hoje, não seria Santa Isabel da Hungria? Não encontrei nada sobre Santa Margarida? São a mesma Santa?

    ResponderExcluir
  15. Pela restauração espiritual e material do meu filho.

    ResponderExcluir
  16. Que Jesus com seu coração bondoso ajuda a proteger todos as crianças do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  17. Proteja o nosso país de cair nas mãos do comunismo.

    ResponderExcluir
  18. Jesus tende misericórdia do povo brasileiro e dê a paz e devolva a esperança. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Amém bom dia padre sua benção, oremos por todos nós união e paz para o mundo 🌎 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  20. Pelo descanso eterno de João de Almeida Ribeiro do Valle

    ResponderExcluir
  21. Pela saúde de Jarbas Corrêa

    ResponderExcluir
  22. Pela saúde de Joaquim Geraldo Ribeiro do Valle

    ResponderExcluir
  23. Pela conversão da minha família.

    ResponderExcluir
  24. A cada dia fico mais encantada e apaixonada pela reflexão do evangelho e peço que o Senhor nos dê força para propagar a palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  25. Pela saúde do meu filho Gustavo e para que ele retome a sua vida.

    ResponderExcluir
  26. Por um emprego para meu filho Rodrigo, que ele passe num concurso e volte logo a trabalhar. Ele está desempregado há muitos anos.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia 🌹 eu queria oração para minhas filhas e marido mas na minha oração do dia não vem formulário para eu preencher, por favor envia o formulário nas orações

    ResponderExcluir
  28. Pela recuperação do meu filho Mateus, dependente químico, que está internado.

    ResponderExcluir
  29. Peço perdão por todos os nossos pecados e os do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  30. Eu peço oração pelas minhas filhas, estão passando por um momento ruim, estão fora da religião, peço que o pastor pegue suas ovelhas de volta, e peço também pelo meu marido está muita dor nas costas a ponta de não dormir mais a noite, senhor Jesus, olhais pela minha família.

    ResponderExcluir
  31. Oupadre quero receber as bensao de deus pramim e minha famila

    ResponderExcluir
  32. Pelo meu esposo Davi schunk que se encontra hospitalizado há muito tempo que venha a cura amem

    ResponderExcluir
  33. Por minha filha Delis Gregório schunk e minha neta Laura schunk cão. Que derrame bençãos de saúde sobre elas

    ResponderExcluir
  34. Por todas as almas principalmente do meu filho João Eduardo Rizzolli que partiu tão cedo

    ResponderExcluir
  35. Bom dia padre , Deus te abençoe, Deus tem piedade mundo nteiro , senhor entra em casa

    ResponderExcluir
  36. Pôr tds meus familiares e amigos

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Pe. JOÃO CARLOS, me chamo Eurico dos Santos , medito o Evangelho qse todos os dias, e compartilho com meus irmãos, mãe, grupo do ECC da Paróquia entre outros amigos e grupos pessoais e do trabalho. Suas postagens do Evangelho são bem práticas e objetivas e nos ajudam para enfrentar as labutam de cada dia.

    ResponderExcluir
  38. Pe. João Carlos estou acompanhando todos os sua profunda reflexão e repassando para os grupos. Já faz bastante tempo.....Janduis RN.

    ResponderExcluir
  39. Pelos meus filhos, conversão e saúde. Pelo meu esposo. Saúde. Senhor eu confio em ti.

    ResponderExcluir
  40. Liberte o Brasil do Comunismo oh SENHOR.

    ResponderExcluir
  41. José Lúcio de Araújo17/11/22 08:47

    Padre João Carlos, a sua colocação é perfeita quando questiona se os eventos indesejados estão "sinalizando a destruição que o pecado gera no mundo, pelo modelo predador com que nos relacionamos com o meio ambiente, a arrogância com que manipulamos a vida humana e a indiferença com que tratamos os nossos semelhantes?!."

    ResponderExcluir
  42. Pelo meu filho Rodrigo que está desempregado há muito tempo. Que ele passe num concurso e volte logo a trabalhar.

    ResponderExcluir
  43. Pelo fim das guerras das desigualdades, pela conversão dos pecadores e União das famílias cura de minhas dores amém .💖🌻

    ResponderExcluir
  44. Pelo meu filho Paulo Victor para que encontre a realização profissional e sabedoria e serenidade para solucionar os problemas pessoais.

    ResponderExcluir
  45. Que Deus tenha misericórdia de todos nos e que possamos ser como zaqueu abrirmos a porta de nossos coracoes ao Senhor que vem vindo

    ResponderExcluir
  46. Pelo nosso País, nosso Presidente Bolsonaro .
    Saúde nossas famílias e toda humanidade .

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigada pela reflexão.

    ResponderExcluir
  48. Fico feliz por participar desse movimento que o Altíssimo lhe abençoe hoje e sempre Padre João Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço cura para o meu marido que para de explicar com as pessoas

      Excluir
  49. Conversão a Jesus incondicionalmente da minha pessoa, da minha esposa e das minhas duas filhas e do meu filho, amém.

    ResponderExcluir
  50. Olá Sr. Pe. João Carlos, sinto-me feliz pelas meditações, parabéns pela iniciativa. Gostaria de receber as meditações no meu WatsApp 990499149 ou no meu e-mail leovigildo2014@gmail.com, ficarei eternamente grato.

    ResponderExcluir
  51. Shor padre João Carlos,me sinto muito bem ouvindo as meditações,meu irmão me manda sempre.se possível mandar no meu WhatsApp ficaria muito grata.🙏

    ResponderExcluir
  52. Olá padre João Carlos obrigada pela reflexão

    ResponderExcluir
  53. Senhor peço bênçãos por todos nós brasileiros

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Padre João Carlos.Entou muito preocupada com o futuro do nosso Brasil. Confiou que a misericórdia de Deus Pai e justa ele vai determinar o melhor para a Nação Brasileira. Sei que as oorações dos seus filhos não serão em vão. GLORIA A DEUS NAS AlTURAS. Aleluia Amém
    .

    ResponderExcluir
  55. Pesso oração por mim ,minhas filhas,netos,bisnetos.genros minha nora amém Maria de Lourdes Alves Vieira .

    ResponderExcluir
  56. Amém Jesus

    ResponderExcluir
  57. Peço pela minha recuperação que Deus ajude que a cirurgia que vou fazer na coluna de tudo certo.
    Também pela saúde e paz dos familiares.
    Pela nossa nação e o mundo inteiro

    ResponderExcluir
  58. Gratidão a Deus pai todo poderoso por todos momentos de minha vida, pelos quais o "Grande Eu Sou" nunca me abandonou.

    ResponderExcluir
  59. Peço pelo perdão dos meus pecados e por toda minha família que reine a paz e a saúde

    ResponderExcluir
  60. Gratidão a Deus Pai por tantas bênçãos na minha vida🙏🏽🙏🏽peço paz e saúde pra mim e toda minha família🙏🏽🙏🏽🙌🙌

    ResponderExcluir
  61. Quero receber o áudio do evangelho no meu whatsapp 67 999568459

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS