PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Minha casa será casa de oração

Minha casa será casa de oração




18 de novembro de 2022

Sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 19,45-48

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

MEDITAÇÃO


Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. No evangelho de hoje são nomeados os que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele dito “sacro comércio”.

E porque se fazia aquele comércio no Templo? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, deveriam trocá-lo pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, como dinheiro estrangeiro.

Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Por que Jesus disse isso? Quem eram os ladrões: os vendedores ou os donos daquele comércio? Bem, aquele grupo que estava na liderança do Templo estava mais interessado na busca dos seus próprios interesses do que na glória de Deus. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua, um modo de ganhar dinheiro e de manter o seu poder. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.

Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras de Deus em seu favor, a começar pela libertação do poder do faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus. A casa era um testemunho de toda a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da glória do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.


Guardando a mensagem

Os dirigentes do Templo eram representantes de grupos muito poderosos e influentes no país. Jesus denunciou que eles tinham feito da Casa de Deus um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.

Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento e de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Contigo aprendemos que a religião que praticamos em nossos Templos deve nos ajudar a viver em fraternidade, na comunhão com o Senhor nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Todo mundo tem a sua paróquia, uma comunidade eclesial à qual pertence e onde vive e celebra a fé. Em geral, é a que está mais perto da própria casa. No seu caderno espiritual, escreva o nome de sua paróquia, o nome do seu padroeiro ou padroeira e o nome do pároco.

Comunicando

Presido, hoje, a novena do Sagrado Coração de Jesus, no Santuário Salesiano em Juazeiro do Norte, Ceará. De hoje a oito dias, dia 26, farei show na cidade de Lajedo, diocese de Garanhuns, Pernambuco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS PELA SANTA PALAVRA DE DEUS QUE NOS EXPLICA. QUE A VIRGEM MÃE AUXILIADORA GUARDE E PROTEJA EM MAIS UMA VIAGEM MISSIONÁRIA O SR. NOSSO CARINHO E NOSSAS ORAÇÕES. SUA BÊNÇÃO. MARIA BATISTA

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe o nosso dia 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe o nosso dia🙏 E que Maria nossa mãe nos proteja de todo mal🙏🙌🙏🙌❤

    ResponderExcluir
  4. Bendita seja a Santísima Trindade.

    ResponderExcluir
  5. Obgdo Amém 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por mandar meditação todos os dias ficou muito Feliz 👏 e muito bom agente acorda e lê a palavra de Deus 🙏 através do senhor que mandar prá gente amém 🙏 meu nome é ornilda soares de Recife PE 🙌🌹 Rosa cheio de paz amor e saúde e paz pra todos nós amém 🙌

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre, pela linda homilia.

    ResponderExcluir
  8. O Jesus, viu no templo é o que estamos vivendo hoje no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. E até hoje, a casa de Deus serve de comércio. Vendem velas, folhinha, tem que ter contribuição de toda espécie.

    ResponderExcluir
  10. Verdade.o Brasil está cheio de fariseus querendo tirar Jesus no meio dos filhos de Deus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia temos que ter fé pós até na casa de deus tem exploração Jesus tende piedade deste povo sofredor amem

    ResponderExcluir
  12. Sebastião Deus pai poderoso abençoe todos nós livrai de tudo que for ruim abençoe minha família

    ResponderExcluir
  13. Uma sociedade que usa seu bem Sagrado como marketing político e comercial com seus lucros, vendas e comércios, e benefícios próprios, é uma sociedade falida. Veja as transformações e o que fizeram com o Natal do menino Jesus. É muito triste. Papai Noel não tem nada a ver com a salvação da humanidade.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje nos faz refletir o que nas nossas vidas, nas nossas casas ou até mesmo nos nossos corpos, considerados como Templo Sagrado de DEUS, precisamos banir, expulsar?
    Quais os pecados que sabemos que vem nos separar do Amor de DEUS, aqueles que vem nos vender ao mundo, isto é, aos vícios, idolatria a falsos deuses, aos sentimentos negativos, falta de perdão, raiva, inveja, falta de temor a DEUS e outros mais, emfim aqueles que sabemos, que nos impedem de permanecermos no estado de graça. Precisamos entender que Cristo continua falando nos Templos com o Espírito Santo, assim sempre temos a oportunidade de entregar a Jesus tudo aquilo que tenta nos roubar, para que sejam lavados, destruídos pelo Poder do preciosíssimo Sangue Redentor do Cordeiro para que possamos voltar a sermos limpos como verdadeira casa de oração, morada do Altíssimo, onde reina sobre todas as áreas a paz de Cristo,.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, é verdade o que estamos passando comércio em frente a nossa igreja, que Deus nos livre de todo mal, nossa igreja é casa de oração e não de comércio, obrigada pelas meditações, que Deus abençoe sempre o senhor. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom fia padre fiquem na santa paz de Deus

    ResponderExcluir
  17. Obrigado padre por esta palavras abençoada vinda do trono de Deus, Deus abençoe o seu ministério

    ResponderExcluir
  18. De certa forma, acho correto o Dízimo e as ofertas. Quando as doações são espontâneas também são ccorretas. Porém nos últimos tempos, tem surgido nós templos muitos movimentos para arrecadar dinheiro, não os vejo com bons olhos. Será que mesmo para benefício da igreja, Jesus está feliz?

    ResponderExcluir
  19. Padre, sua bênção. Sou Ir. Cíntia e resido, agora, em Jaguaquara/BA. Obrigada por ajudar a tornar cada dia, um dia cheio da presença e das bênçãos de Deus. O Senhor lhe recompense por tão nobre missão. Minhas contínuas orações.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da mensagem bíblica Deus de hoje.
    Deus te abençoe sempre com saúde e proteção divina.
    Eu sou da paróquia São Sebastião em Barreiras. Padre Robinho voz do trovão.

    ResponderExcluir
  21. Edileuza Alcântara, sou da paróquia de Nossa Senhora do Rosário no Pina, nossa padroeira Nossa Senhora do Carmo, pároco Frei Reginaldo

    ResponderExcluir
  22. As suas oraçõrs Padre João Carlos teem ajudado muito e ajude me a minha familia

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos meu nome é Suely moro em Rio Doce Paróquia de São Francisco de Assis Obrigada por suas lindas e eslarecedoras homilias ,nos ensina muito uma verdadeira catequese Que o Espírito Santo o ilumine sempre Obrigada por me enviar todos os dias apalavra de DeusDeus o proteja e abençoe sempre Abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Padre João Carlos, todos os dias escuto a palavra de Deus. Acho muito interessante o seu comentário. Peço oração por minha cirurgia de visicula para que corra tudo bem, que se Deus quiser farei em breve. Deus abençoe todas as famílias, amém. Manaus Am

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS