PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É tempo de trabalho e compromisso.

É tempo de trabalho e compromisso.




16 de novembro de 2022

Quarta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 19,11-28

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.
16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’.
22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

MEDITAÇÃO


Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’ (Lc 19, 13).

Você já ouviu a parábola dos talentos. O patrão entregou cinco talentos a um, dois a outro e um talento a um terceiro. Na volta de sua viagem, cada um prestou contas. O terceiro tinha enterrado o dinheiro e não tinha lucrado nada. Lembra dessa parábola? A parábola contada no evangelho de São Lucas, é parecida com esta, mas tem algumas diferenças.

Na parábola de hoje, o patrão dá uma mesma quantia a cada um. Cada um recebeu 100 moedas de prata (o que equivale a uma mina). Um dos servos lucrou dez vezes mais. Outro lucrou cinco vezes mais. E o terceiro guardou o dinheiro no lenço, amarrou-o bem e devolveu tal e qual no dia da prestação de contas. Claro, o patrão não gostou nada disso.

Vamos recolher algumas lições:

A primeira lição que podemos tirar é sobre a volta do Senhor: enquanto o aguardamos, é tempo de trabalho e realização. Jesus é o senhor da história que foi ser coroado no exterior. Enquanto ele não volta, é tempo de trabalho, de compromisso. Cada um tem seus dons, suas capacidades, suas oportunidades e os deve colocar a serviço da vida, da fraternidade, da missão da Igreja. Uns podem conseguir mais, outro menos. Mas, todos podem contribuir, pois para isso receberam recursos (as moedas de prata). Enquanto o senhor não chega, é preciso trabalhar e muito.

A segunda lição é sobre a prestação de contas: todos prestaremos contas do que conseguirmos realizar com os dons que ele nos deu para administrar. Chegará o dia da avaliação, do balanço do que se conseguiu com os recursos que ele nos deixou. Será muito ruim se a gente se apresentar de mãos vazias, com a desculpa de ter tido medo do nível de exigência dele ou qualquer outra desculpa esfarrapada. Nessa parábola, todos receberam por igual -100 moedas de prata - embora tenham conseguido resultados diferentes. Todos serão cobrados.

A terceira lição é sobre o julgamento dos que trabalharam contra. Na história do evangelho de hoje, alguns fizeram forte oposição para que o senhor não fosse coroado rei. Mandaram até uma embaixada ao estrangeiro, tentando impedir a sua coroação. Mas, afinal o senhor voltou coroado rei. Jesus está falando de si mesmo. É ele que, depois de sua paixão e morte, voltou glorioso ao terceiro dia e retornará no final dos tempos como juiz dos vivos e dos mortos. Infelizmente, há também hoje muitas forças opondo-se à Igreja e ao Senhor Jesus. Eles também prestarão contas do que fizeram para impedir ou cercear o reinado de Cristo.


Guardando a mensagem

Nós somos os empregados que receberam os recursos para negociar e multiplicá-los. Com os dons que o Senhor nos confia, podemos contribuir para que tudo melhore ao nosso redor: a família, a comunidade, a escola, o bairro, o mundo... Não foram poucos os recursos que Deus nos deu: consciência, inteligência, saúde, família, amigos, oportunidades... E esses dons materiais e sociais são pequenos diante dos bens espirituais que ele nos concede: a fé, a esperança, a intercessão da Virgem Maria e dos santos, a Palavra, a Eucaristia... Não podemos apenas conservar esses dons num lenço ou mesmo enterrá-los. Temos que nos empenhar, como servos bons e fiéis, para que haja crescimento, para que apareçam frutos, para que tudo melhore ao nosso redor, para felicidade nossa, para o bem dos que nos cercam e para a glória do nosso Senhor e Deus.

Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’. (Lc 19, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
sabemos que são teus os bens que estamos administrando e que deles vamos prestar contas. Sabemos que esta é a hora de empenho, de trabalho, de compromisso. Hora de confiar, de ousar e empreender. Queremos ouvir, no final, a tua aprovação: “Muito bem, servo bom”. Senhor, cuida hoje daqueles que estão se julgando inúteis e fracassados. Eles estão guardando num lenço os dons que receberam para construir o bem para si e para os outros. Senhor, enquanto aguardamos a tua chegada, ou a tua chamada, é tempo de crescimento, de superação, de conquista. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já tem o seu caderno de anotações, o seu diário espiritual? Então, está na hora de conseguir um. Qualquer caderno serve para suas anotações espirituais. A dica de hoje é essa: no seu caderno, copie esse versículo do evangelho de hoje: Lucas 19, 17.

Comunicando

Terminou, ontem, o 18º Congresso Eucarístico Nacional, no Recife. Daqui a quatro anos, o Congresso volta a acontecer, desta vez em Goiânia, Goiás. Como disse, ontem, o cardeal Marto, enviado pelo Papa Francisco para representá-lo: "A Missa termina com a missão". É o "Ide", 'Ide em paz e o Senhor vos acompanhe'.  É como se dissesse: 'vão ao mundo, em nome do Senhor". A Eucaristia continua no compromisso missionário. Sendo assim, aproveito para convidar você a participar comigo da Associação Missionária Amanhecer, a AMA. Nós nos unimos para participar da evangelização nos meios de comunicação. Aceitando o convite, preencha sua ficha de associado pelo formulário que estou lhe enviando. E seja bem vindo. Seja bem vinda.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

19 comentários:

  1. Bendito seja o senhor nosso Deus 🙏🏼 que ele esteja sempre no meio de todos nós 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de congresso, num estilo de missão da Eucaristia, Deus seja louvado e amado.

    ResponderExcluir
  3. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Bom dia vamos trabalhar para o reino de Deus!

    ResponderExcluir
  5. SEBASTIAO ANTONIO CARDOSO VIEIRA16/11/22 06:46

    Que coisa boa seguir os conselhos do nosdo Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  6. Marua Paula: Gratidão, Padre João Carlos, pela sua proximidade constatante em nossas vidas, através destas meditações diárias da Palavra do Senhor. Deus nos dê forças e ccoragem p nos ajudar a ajudar. Amém!

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Esta parábola retrata a nossa atualidade, pois recebemos de DEUS a graça de viver com direito a tudo que forem nossas necessidades básicas, desde o ar, saúde, alimento, água, família, e tudo mais que são realmente necessário para nossa sobrevivência e salvação.
    Más infelizmente são poucos que decidem viver a cultura do Reino, porque hoje infelizmente quem tem mais sempre quer ter mais e mais, enquanto aqueles que já tem pouco, devido a diferença social pela ganância dos maiores vão ficando com menos ainda. São poucos que ainda vivem a solidariedade, a partilha a caridade, porquê, deixam o orgulho, o Status, a vaidade, o consumismo e o ativismo os confundir e esquecem dos valores verdadeiros e essenciais da vida.
    Más para DEUS sabemos que a matemática dos valores da vida é diferente, Ele conhece nossos corações, analisa nossos sentimentos, nossas alegrias e dificuldades, valoriza nossa humildade e simplicidade.
    O que estamos fazendo com os dons recebidos de graça, não podemos ter medo de prosperar em Jesus Cristo, como estamos tratando nosso próximo, aqueles que mais necessitam de cuidado de amor, como estamos retornando a DEUS ?
    “De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor obrigada padre pelo Evangelho que bela homilia

    ResponderExcluir
  10. Vamos multiplicar o que recebemos de Deus p a expansão do seu Reino!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe o senhor eu amo ouvir a sua explicação do evangelho

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João, sua bença, que Deus abençoe grandimente sua vida e seu sacerdócio, estou muito feliz em receber, suas meditaçãoes me traz paz fé e esperança
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Pe. João, que bela homilia Deus seja louvado sempre!

    ResponderExcluir
  15. Padre gosto muito das oraçőes em nlme ce Jesus

    ResponderExcluir
  16. A primeira moeda é não matar; a segunda como as outras, é estabelecer uma relação justa - respeito e consideração ao próximo, compreensão, entendimento e liberdade, entre uns e outros; sabendo que todos nós somos irmãos; e que Deus é o nosso Pai. Maravilha ver o povo de Deus reunido no 18 Congresso Eucarístico. É a Igreja de Jesus de Pedro, Jesus da Cruz, Jesus de Maria, Jesus da Eucaristia. Obrigado, Padre João Carlos pelas valiosas lições e orações diárias. Católico anônimo. Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos aqui é Hélio de Salvador Bahia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS