PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O anúncio do Reino de Deus nos pede conversão

O anúncio do Reino de Deus nos pede conversão



10 de outubro de 2022

Segunda-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

MEDITAÇÃO


No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta. Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado. Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.

Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua misericórdia, dando o seu perdão.

Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: convertam-se e creiam no evangelho. O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.

Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus.


Guardando a mensagem

O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, nesta segunda-feira, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

Comunicando

Ontem, em Roma, numa bela cerimônia na Praça de São Pedro, o Papa Francisco canonizou dois novos santos: João Batista Scalabrini, bispo apóstolo dos migrantes, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos (os Scalabrinianos); e o irmão salesiano Artêmides Zatti, que dedicou toda a sua vida em favor dos mais pobres, particularmente dos doentes. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos muito obrigada por mais uma meditação que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Física um profeta dos tempos atuais.
    Que Espírito Santo continui agindo nós corações.

    ResponderExcluir
  3. Ornilda soares de Recife PE Bom dia padre João Carlos sua benção tô aqui li pedindo oração para mim e minha família 🙏

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela partilha que vos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigada pela meditação

    ResponderExcluir
  6. Uma segunda feira de muitas bênçãos para o sr. sua família. DEUS em todo tempo vai nos cuidando, nos conduzindo pela mão. Gratidão pelos ensinamentos que o sr. todos os dias nos presenteia através da meditação da Palavra de JESUS.sua bênção. MARIA BATISTA

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Cada dia me sinto mais agraciada pela Palavra e entendimento pela sua Meditação. Obrigada. O Grande Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  8. Muito obgda padre por essa mensagem que no abençoe 🙌🙌🙏😄

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela partilha e reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por estas palavras sábias!

    ResponderExcluir
  11. Bom, Pe João Carlos !
    Abençoada semana para todos nós!
    O Bom Deus nos conceda a graça da conversão, cada dia!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Pe João Carlos e equipe! Sou grata pela mensagem, importante reflexão para minha conversão diária.

    ResponderExcluir
  13. Fé é um sinal. O Sinal da Cruz é o mais forte: pede conversão. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos! Obrigada por seus ensinamentos!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe sua semana

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre por mais este meditação. Que o Senhor o abençoe hoje e sempre. Amém

    ResponderExcluir
  17. Bom diaaaaa, obrigada por esta meditação tão linda que Jesus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João sua benção. Padre no evangelho de hoje eu entendi que nós temos que pedi a Deus para que ele nos de a verdade convenção.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos ontem foi o evento religiosa do padre Reginaldo foi um maravilhoso eu gostei ele explica muito bem e um pessoa muito carismática para ver ele foi um benção proque eu nunca tinha visto um dia de louvor atão iluminado amém amém.

    ResponderExcluir
  20. Glória a Vós Senhor!
    Essa palavra sinal, nos faz meditar quantos ainda hoje como a geração citada ficam à espera do sinal de DEUS e não fazem nada, só ficam a espera, aguardando.
    O próprio DEUS nos diz:
    faça tua parte que Eu te ajudarei, entendemos então que para Ele realizar, nós temos que permitir, porquê sabemos também que Ele respeita nosso livre arbítrio e por amor, ainda corre o risco de nos ver perder no Reino do Céu, acaso não queiramos seguir o seu Caminho, ou seja, não sendo obedientes aos Seus mandamentos e ensinamentos.
    A Sagrada Escritura também nos orienta a entender que por mais que o povo esteja confuso num momento, até desacreditado, sem esperanças, se obedecermos as vozes dos profetas do Senhor, se convertendo em tempo e confiando mais no Cristo que venceu o inimigo e a morte, estes serão salvos, pois Jesus é a fonte de Misericórdia infinita, é providência Divina e todos os dias nos mostra os sinais de que está conosco, não nos abandona e jamais nos abandonará em momento algum.
    Prova de amor maior não há, não encontraremos onde for, Ele sem reservas, se entregou na cruz por nós e por todos mais, nos ama sem igual, sendo um DEUS Poderoso se faz pequeno na Eucaristia para nos alimentar, e derramando Seu preciosissimo Sangue Redentor todos os dias anseia nossa salvação, onde aguarda um dia estarmos no convívio dos eleitos,.

    ResponderExcluir
  21. Obgda meu Deus, por as graça em nome de Jesus e proteção de NOSSA Senhora ✝️📿🌹🛐🙏

    ResponderExcluir
  22. Obrigada meu Deus por tudo pela minha família meus filhos

    ResponderExcluir
  23. Deus te ilumine sempre com muita saúde e paz e proteção Divina e vida longa.

    ResponderExcluir
  24. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço pela vida de São Daniel Comboni. Contudo, me ajude seguir o caminho da virtude, da alegria, da libertação, da conversão e da sabedoria. Me ajude fugir da escravidão e do mal. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Deus pai por cuidar de mim e da minha família.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS