PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Religião sem misericórdia não vale

Religião sem misericórdia não vale





11 de outubro de 2022

Terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 11,37-41

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.



MEDITAÇÃO


O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)

Um fariseu convidou Jesus para jantar em sua casa. E Jesus aceitou. Sentou-se à mesa na casa dele e começou a fazer a refeição. O fariseu ficou passado: o quê?! Ele come sem lavar as mãos antes da refeição! Ficou escandalizado.

Por que o fariseu ficou assim tão escandalizado? Porque Jesus estava descumprindo uma de suas normas religiosas. Eles viviam doentiamente focados na ideia de pureza. Para estar em comunhão com Deus, achavam que tinham que evitar tudo o que pudesse torná-los impuros no contato com pessoas de má reputação, sobretudo estrangeiros, ou com coisas que consideravam impuras, como o sangue. E tinham muitas regras em relação à alimentação. Na comida, vários alimentos eram terminantemente proibidos, como, por exemplo, a carne de porco e outros tipos de animais de casco fendido. E, para se manterem rigorosamente limpos, puros, havia maneiras corretas de se lavar os pratos e os copos e ações externas de purificação como era o caso de lavar as mãos ou banhar-se antes da refeição. Lavar as mãos não era apenas um hábito higiênico, era um item das leis de pureza. Sem isso, a pessoa ficava contaminada, suja, impura religiosamente. Eles viviam uma excessiva preocupação com o exterior.

Imagine se Jesus estava ligando pra isso! Nem ele, nem os discípulos dele. O problema não é o que está fora, pensava Jesus. Problema é o que está dentro. Ali mesmo, no jantar, ele disse ao fariseu: ‘vocês fariseus limpam o copo e o prato por fora. O interior de vocês é que está sujo, podre, cheio de roubos e maldades’.

O fariseu ficou escandalizado porque Jesus foi comer sem lavar as mãos. Isso só mostrava claramente a sua excessiva preocupação com o exterior, a ideia fixa da pureza legal. A religião que eles praticavam era especialmente de cumprimento de mandamentos e normas. Escandalizado porque Jesus não lavou as mãos, mas olhe só!... Eles eram cumpridores de centenas de normas e leis, mas descuidavam-se do principal da Aliança: a justiça, a misericórdia, a piedade. Cuidavam da limpeza exterior, mas o interior é que estava sujo.


Guardando a mensagem

A gente honra a Deus com os lábios, com a boca, quando reza, quando louva, quando canta um hino. Nós também o honramos quando dizemos que o amamos, que o reconhecemos como nosso Criador e Pai. Honrar a Deus com os lábios, com a boca, é uma coisa santa. Mas, lamentou Jesus em certa ocasião, ‘este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’. O problema, então, está no coração: se ele está longe ou perto de Deus. O coração bem que pode estar cheio de coisas ruins, de maldades, de violência, de mágoas, de ódio. O fariseu estava preocupado com a pureza exterior. Jesus estava preocupado com a pureza interior, com o que tem dentro do coração.

O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ainda vivemos preocupados com o exterior, com a aparência, com o cumprimento da norma pela norma. Naquela história que tu contaste, o irmão mais velho do filho pródigo cumpria todas as suas obrigações para com o seu pai, formalmente. Mas, não teve um coração misericordioso com o seu irmão que voltou arrependido, não teve caridade para com ele. De que adianta ter sido tão trabalhador, mas não ter tido misericórdia do seu irmão? Os fariseus do teu tempo faziam tudo certinho nas suas práticas religiosas, mas excluíam os pequenos, descriminavam os pobres, oprimiam os humildes. Obrigado, Senhor, por este ensinamento: menos preocupação com o exterior, a aparência e mais atenção com o que vai no coração de cada um, onde nascem as opções e as ações do ser humano. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Bom, lavar as mãos não deixa de ser importante para a nossa saúde. Mas, é bom lembrar, hoje, ao lavar as mãos antes da refeição, que é mais importante e necessário purificar o seu interior. E isso se faz com um bom exame de consciência, um ato de contrição, e se necessário, uma boa confissão. Ao lavar as mãos, hoje, lembre-se disso.

Comunicando


Durante todo este mês de outubro, nos comprometemos com a oração diária do terço mariano. Você sabe, nada acontece sem esforço, sem compromisso. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos obrigada pela meditação a cada dia mais interessante . Nós vivemos esta meditação e existem vários ditados acerta da falsidade das pessoas como usar o nome de Jesus para encumbrir as maldades, falar de Deus e não ser humilde, não ter compaixão e muitas outras coisas mais. Obrigada padre por nos ensinar todos os dias Deus abençoe o senhor e a todos nós 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. A nossa vaidade e vontade de mostrarmos o que não somos faz de nós muito piores do que os fariseus, damos para sermos vistos, o jejum é anunciado para parecer que somos bons cristãos, não fazemos como Jesus ensinou "... que não saiba a tua mão esquerda o que a outra faz." ou "...quando jejuares perfuma a cabeça e coloca um sorriso", apenas Deus precisa saber que o fazemos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção quero li pedir oração pra mim e minha família 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom Pe João Carlos,minha benção, peça a Deus em suas orações, para que corra tudo bem em minha cirurgia, que vou fazer hoje,que Deus, mim fortaleça,mim proteja e mim ilumine amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos peço-lhe a sua benção !que deus lhe abençoe hoje e sempre !

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏 🙏 jesus obrigada por tudo em minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém obrigado meu Deus por mais um dia esta noite entrego em suas mãos obrigado meu Deus por cuida mim toda minha família meus irmãos ém Cristo Jesus Boa noite padre João Carlos 🙏🙏

      Excluir
  7. Não se importavam com as lágrimas dos outros. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, padre João.
    Louvado seja Deus!

    Obrigada pela suas sábias palavras.
    Peço que inclua em suas orações meus sobrinhos Arthur e Bianca e meus filhos Ronnayse e Rondnaldo e pela suas famílias seus lares pois precisamos de cura e libertação interior.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz Sr. Padre
    Deus lhe abençoe imensamente 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre querido. Como sempre o sr. sempre é inspirado pelo Espírito Santo ao fazer a Reflexão da Palavra e quem sai ganhando também somos todos nós que o escutamos. Obrigada e que Maria Auxiliadora esteja sempre ao seu lado.

    ResponderExcluir
  11. Sentindo abençoada por rezarem juntos comigo.

    ResponderExcluir
  12. Obg. Padre João Carlos pela sua omília sempre nos fortalecendo na fé pesso suas orações por me e minha família que Deus o abençoe grandemente amém

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de participar desse grupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que posso lhe ajudar. As informações que disponho são essas - email: padrejcarlos@gmail ou whatsapp (81)9.9964-4899. Pe. João Carlos - Blog da Meditação da Palavra. Obs: um estudo oracional diário das Escrituras Sagradas. Uma benção na vida de qualquer cidadão. Boa Sorte! Espero que vc consiga.

      Excluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, sou grata por todos os dias receber e meditar a Palavra de Deus, o que me alimenta e me conforta. Estou rezando o terço todos os dias. Graças a Deus. Peço interseção pela conversão da minha família.

    ResponderExcluir
  16. Graça Lopes - Manaus/Am
    Bom dia Padre João Carlos! sou grata por todos os dias receber e meditar a Palavra de Deus, o que me alimenta e me conforta. Estou rezando o terço todos os dias. Graças a Deus. Peço interseção pela conversão da minha família.

    ResponderExcluir
  17. Que bom encontrar novamente este blog. Coloquei ele como página inicial do meu navegador para começar o dia meditando. Que Deus nos abençoe, Padre!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de receber diariamente o comentário da Palavra em áudio para transmitir a várias pessoas com problemas de visão… sou nordestina e moro no Rio de Janeiro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos, peço oração p a restauração do casamento de Stephany e Matheus.

    ResponderExcluir
  20. Sim meu nome é Célia Graça Cavalcanti

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de receber diariamente o comentário da Palavra em áudio para transmitir a várias pessoas com problemas de visão… sou nordestina e moro no Rio de Janeiro. Obrigada! Meu nome é Célia Graça L. Cavalcanti tel 21 988557083

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia
    Como faço pra receber a meditação da palavra diariamente?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João, que Deus abençoe sempre o senhor, com saúde. Obrigada pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos sua bença, essa palavra de hoje me tirou uma dúvida que eu tinha anos atrás, eu toco é canto nas missas é no grupos de orações também é em outros Eventos Religiosos, eu tinha muita dúvida em Receber o Cristo na comunhão, porque como toco minhas mãos fica cheias de bactérias, e eu não queria comungar porque as minhas mãos estavam sujas,e para mim o corpo do senhor é puro e eu tinha aquele Receio de comungar com as mãos sujas,e essa palavra veio me tirar a Dúvida, não é o que estava sujos nas minhas mãos mais sim,o que vem de dentro do meu coração, agora eu estou aliviada eu posso comungar sem medo,porque o senhor está comigo,e eu não vou ter mais medo de comungar, porque minhas mãos está sujas,porque o senhor ele limpa nossa empresa por dentro e por fora,obrigada Jesus e ao senhor padre João Carlos sua bença Deus te Abençoe sempre bjs saudades de sempre Amém.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre JOÃO CARLOS. PESO POR TODA MINHA FAMÍLIA. ORAÇÕES PARA TODOS AMÉM

    ResponderExcluir
  26. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos saber distinguir preceitos humanos que fazem a vontade dos homens e ensinamentos Cristãos que obedecem a vontade de DEUS.
    Jesus nos alerta que o que nos torna impuros são as palavras e os sentimentos negativos que saem de dentro dos nossos corações, mas ao mesmo tempo nos proporciona os antídotos (na caminhada cristã) para retirarmos qualquer tipo de impurezas e sujeiras dos nossos corações, conseguimos através de um filtro que nunca falha chamado Espírito Santo, Ele não deixa passar nada além do Amor do Pai das Misericórdias.
    Se colocamos nossa confiança Nele, seremos o mais puros possíveis e ainda se por um motivo ou outro nos sujarmos, assim arrependidos, confessando e reconhecendo nosso pecado, quando pedimos perdão, na hora somos lavados e purificados no preciosìcimo Sangue do Cordeiro, recebemos a vida nova em Cristo,.

    ResponderExcluir
  27. Suplico por cura espiritual e física de meu marido, filho, eu e toda família. A bênção Padre. Edivaldo, Pedro e Cleusa. Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde padre João Carlos que a graça e a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja contigo, agradeço a Deus por esta me permitindo todos os dias rezar o terço as 18 horas de cada dia louvado seja Deus para sempre

    ResponderExcluir
  29. Pai Santo, eu LHE agradeço pela vida de São João XXIII. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho do Espírito Santo, da partilha, da liberdade, da graça, da pureza, da fé, da esperança, da caridade, da honestidade e da hospitalidade. Me conceda a graça de fugir da maldade, da escravidão e da insensatez. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS