PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não queira passar na frente dos outros!

Não queira passar na frente dos outros!



29 de outubro de 2022

30ª Semana do Tempo Comum | Sábado



EVANGELHO


Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.


MEDITAÇÃO


Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)


Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. E deu um conselho: ”você sendo convidado para uma festa de casamento, não ocupe os lugares reservados a pessoas importantes. Você pode passar uma grande vergonha. De repente, chega alguém mais importante do que você e o dono da casa vai pedir que você ceda aquele lugar... é melhor, sentando-se mais atrás, ser convidado para ocupar um lugar mais à frente, do que ser humilhado na frente de todo mundo”.

O que Jesus observou naquele jantar é o retrato do que nós vivemos hoje: a busca pelos primeiros lugares; pessoas achando-se importantes, gente procurando regalias, cobrando tratamento VIP, diferenciado. Quando alguém se sente importante, superior, especial, está, na verdade, cultivando a própria projeção, inflacionando o próprio egoísmo. Assim, passa a exigir a atenção dos outros, a admiração, a homenagem, a obediência... e condições diferenciadas dos outros, em seu modo de viver.

Nem sempre a imagem que se tem de si mesmo corresponde ao que de fato se é. E uma imagem inflada pelo sentimento de superioridade falseia a realidade. Além de atentar contra si mesmo, expondo-se a comportamentos e atitudes vaidosas, presunçosas, arrogantes..., essa busca de privilégios ofende as pessoas que estão ao seu redor. Quem se julga superior, tenta reduzir os outros a inferiores, servidores, capachos.

O ensinamento de Jesus é o contrário disso. Nada de arrogância, julgando-se superior por sua condição social, pela cor de sua pele, pelo bairro onde mora ou pelo dinheiro e influência que tenha. Modéstia. Humildade. Não querer ocupar os primeiros lugares, numa afirmação de superioridade sobre os outros. Sentar-se modestamente ao lado dos outros. Valorizar todo mundo, a partir dos aparentemente mais frágeis. Se vier algum reconhecimento, sendo chamado mais para frente, será uma honra bem-vinda. Porque, como disse o nosso Mestre, quem se eleva será humilhado; e quem se humilha, será exaltado.


Guardando a mensagem

Esta é uma tentação permanente em nossa vida, na sociedade e na Igreja: a busca de privilégios e de reconhecimento social. Os fariseus eram mestres nisso. O espírito do evangelho é a fraternidade, um modo de se conviver em sociedade e na Igreja em estilo de acolhimento, cooperação e valorização de cada um. O mundo ensina diferente: seja o primeiro, o mais importante, o mais sabido, o mais poderoso; tem valor quem tem mais dinheiro, quem tem mais estudo, quem tem melhor aparência. O espírito do evangelho, ensinado por Jesus, diz diferente: somos irmãos, cada um tem seu valor, dependemos uns dos outros. Humildade, nada de arrogância.

Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
naquela refeição, observaste o que simbolicamente é a busca dos primeiros lugares: as disputas de poder, a busca de privilégios. O teu evangelho é a proclamação da fraternidade, todos somos irmãos. A boa nova que pregaste é afirmação da prioridade dos pequenos, os últimos serão os primeiros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Não fique triste se não lhe fizerem aquela homenagem que você acha que merece. Não sinta inveja de quem parece ter se dado melhor do que você. Tome o conselho de Jesus: “não fique correndo atrás dos primeiros lugares”. Isso é loucura, vaidade, arrogância. Somos todos irmãos, estamos todos no mesmo barco.

Comunicando

Para facilitar o seu acesso diário à Palavra de Deus, você  tem visto que enviamos sempre um link pra você ler o texto bíblico e a Meditação. Ler o evangelho é muito importante.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Jesus sempre será o melhor caminho

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por sua dedicação com a palavra de Deus. E o amor como nos ensina a entender o santo Evangelho.

    ResponderExcluir
  3. Humildade é uma virtude. Sigamos o exemplo de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada 🙏🏾 pela palavra do dia de hoje padre João Carlos, Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela palavra de hoje partilhada com muita simplicidade. Jesus é o único modelo a seguir

    ResponderExcluir
  6. Amém, obrigada por esta palavra que vivifica, que em tudo o nome de Deus seja glorificado!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Padre.

    ResponderExcluir
  8. Deus seja louvado que todos nós tenhamos um fim de semana muito abençoado 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. Deus é o verdadeiro caminho a seguir e o modelo de vida a adotar!

    ResponderExcluir
  10. 🙏🙏🙏🙏🙏Assim seja, amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua benção e uma vdd çamos dos em qual todos filhos de Deus 🙌 mais tem imão que se chá melhor e nosso pai não quer isso mais às tem irmão que não pensa a sim

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos abençoe sempre, AMÉM

    ResponderExcluir
  13. Que Deus nosso Pai em nome de Jesus Cristo por meio da luz do Espírito Santo possa nos dar forças para ter essa iniciativa a exemplo do evangelho.
    Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

    ResponderExcluir
  14. Amém, bom dia! Bençoe minha família 📿🙏🛐

    ResponderExcluir
  15. Vdd amem🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  16. Glória a vós Senhor Jesus fica perto de nós

    ResponderExcluir
  17. Sua benção, padre.Muito obrigada por seus ensinamentos, pelo seu compromisso.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, é maravilhoso receber o saco evangelho todos os dia. Obrigada, senhor

    ResponderExcluir

  19. Bom dia, que assim sejamos pai, que a humildade prevaleça que tratemos os irmãos em igualdade, pois somos iguais perante deus e não sejamos e nem tenhamos indiferença uns com os outros.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João sua benção. Padre João eu não esquece do senhor sempri mim lenbro proque o senhor e um pessoa maravilho obrigada por mim aceita no seu grupo amém amém.

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos eu posso te fazer um vizita ao seu programa proque eu sou daqui de Jaboatão do Guararapes pe gostaria de conhece ama.

    ResponderExcluir
  22. Gloria vos senhor abençoe toda minha familia e todos doentes que estão nos Hospitais

    ResponderExcluir
  23. Deus seja louvado obrigado pela palavra Padre João Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  24. Onde há arrogância, vaidade e soberba, falta humildade, e não há espaço para Deus. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia e feliz sábado, Deus te abençoe, peço por mim meus filhos, que Deus nos proteja e abençoe a afaste todo o mal de perto de mim e meus filhos e toda a minha familia , amém

    ResponderExcluir
  26. Que o senhor tem de misericórdia de nós pecadores e do mundo inteiro e que nunca nos buscamos o primeiro lugar mas sempre o último deus abençoe padre🙏🤗

    ResponderExcluir
  27. Muito rica a partilha da palavra publicada! Obrigada e benção para quem escreve e quem partilha!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia está é a pura verdade os pobres estão sendo muito humilhados mas Jesus foi pobre e ama os pobres !obrigado por esta bela homilia

    ResponderExcluir
  29. Está meditação já faz parte do meu dia a dia
    Agradeço pd João Carlos ,por sua disponibilidade ,em nós envia-la diariamente
    Deus derrame chuvas de bençãos ,em sua vida
    Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! Que palavra mais bela a de hoje. Tanto a ser ensinado sobre humildade.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Padre amém

    ResponderExcluir
  32. Obrigado glória a Deus

    ResponderExcluir
  33. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola Jesus mais uma vez valoriza os humildes de coração, nos afirmando que quem quiser ser o primeiro nas situações adversas da vida, deverá ser o último.
    O Cristão autêntico deve ir contra os valores do mundo, dando exemplos nas pequenas atitudes, servindo e mostrando a comunidade aos filhos, as gerações futuras e a sociedade, que o que tem valor maior é fazer a vontade de DEUS e se esforçar para ser Santo, na bondade e na caridade viver em comunhão e perseverando em favor dos mais necessitados, sempre desejando: Jesus manso e humilde de coração fazei nossos corações semelhante ao Vosso, assim demonstrando que o Amor infinito Misericordioso de DEUS Pai também está em nós,.

    ResponderExcluir
  34. Glória a voz senhor obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  35. Glória a Deus 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS