PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A oração é o coração da missão

A oração é o coração da missão




28 de outubro de 2022

Dia de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos

EVANGELHO


Lc 6,12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


MEDITAÇÃO


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


E quase ao término deste mês missionário, celebramos hoje dois apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. Mais uma oportunidade, então, para aquecermos o nosso coração missionário.


Olha que grande lição Jesus está nos dando, no evangelho de hoje. Ele tinha uma decisão importante para tomar. Àquela altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o seguia. E ele precisava dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisava tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração a Deus.


A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão precisa encontrar a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.



Guardando a mensagem


Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. O Papa Francisco explicou outro dia que “A oração é o coração da missão”. Não podemos acertar nosso caminho, sem o diálogo com Deus, sem uma noite de oração. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

teus apóstolos aprenderam contigo a estar sempre unidos ao Pai pela oração. Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Celebrando, hoje, os teus apóstolos Simão Zelota e Judas Tadeu, queremos renovar nossa adesão e nosso amor à tua Igreja edificada sobre sua fé, seu testemunho e seu martírio. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Ter um caderno para suas anotações espirituais é uma coisa muito útil. Caso você ainda não o tenha, adquira um caderno comum e cole alguma coisa bonita na capa. Ele poderá lhe servir de diário espiritual. Seria bom, diariamente, registrar nele, ao menos, a palavra do dia. Hoje, inspirado neste evangelho, vou lhe sugerir que escreva uma pequena oração a Jesus, pedindo luzes para tomar suas decisões sempre de acordo com a vontade de Deus.


Comunicando


Quem for ao Congresso Eucarístico Nacional, de 11 a 15 de novembro, poderá nos encontrar na Feira Católica, no Stand da AMA. Vai poder também participar do Show com Pe. João Carlos e Banda na tarde de abertura do Congresso, dia 11, no pátio do Centro de Convenções.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


28 comentários:

  1. Deus seja louvado pela sua grandeza Jesus é o caminho certo 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e ensinamentos, Deus continue iluminado seus caminhos. Como é lindo o Nosso Deus.🙏❤️

    ResponderExcluir
  3. Que a luz do Espírito Santo ilumine o dercinimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja positivo na oração saber o que Deus está falando.

      Excluir
  4. Feliz e Abencoado dia para todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção padre João Carlos agente lê a meditação e muito bom Pará saber.mais sobre nosso pai obrigado padre pôr manda todos os dias amém 🙏✋

    ResponderExcluir
  6. gostaria que o senhor mandasse oração para mim e minha família meu nome é ornilda soares de Recife PE 🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, estou precisando de orações pela minha saúde, que Deus mim abençoe a sair dessa ansiedade, obrigada pelas meditações que recebo todos os dias, é que mim alivia um pouco, mim dando conforto, que Deus abençoe o senhor sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos!! Cada dia eu aprendo mais com o Senhor Deus seja louvado pelo dom de sua vida. PAZ E BEM!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, a sua benção. Me desperto com duas belas palavras. Peço oração para meu marido que esta numa depressão profunda

    ResponderExcluir
  10. Peço oração tb pelo nosso Brasil. Que o Espírito Santo de Deus, ilumina os corações de seu povo para conscientes escolher nosso presidente.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado padre João Carlos que Jesus. Nós abençoe

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre. João por tantas palavras sábias

    ResponderExcluir
  13. Só mesmo muita oração podemos mudar o mundo.

    ResponderExcluir
  14. Peço a Deus que os brasileiros, sigam o exemplo de Cristo, subindo a montanha, fazendo seus momentos de orações nesse domingo, pensando no caminho certo para o país, tomando a decisão que prioriza o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos. A paz de Jesus esteja contigo . Continuem essa rica catequese faz um bem muito grande para mim e todos que escutam. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre, Deus abençoe, Deus em sua infinita sabedoria nos proteja e abençoe a mim e meus filhos , obrigada por tudo , amém j

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre!!! Esta leitura me tocou muito, pois preciso tomar uma decisão profissional e ainda não tive coragem.

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a alegria dos 12 escolhidos entre todos os 72 discípulos, ao mesmo tempo, paramos para pensar na responsabilidade e dedicação que cada um assumia a partir daquela decisão, assumindo deixar tudo do mundo e seguir somente os princípios do Reino, os ensinamentos e os exemplos do Mestre Jesus.
    Ainda hoje, DEUS nos faz o mesmo convite que fez aos discípulos para se tornarem apóstolos, afirmo: continua sendo uma responsabilidade muito grande, porquê sabemos que não existe meio Cristão, a isso eu faço eu aceito, aquilo, ou este eu não pratico ou faço mais ou menos.
    Não, desculpem a minha sinceridade irmãos mas, ou somos Cristãos, como autênticos seguidores de Cristo ou não somos, claro a cada segundo estamos aprendendo, buscando ser melhores de coração, mas temos que decidir, devemos ter um ideal em tempo:
    Temos que ser Sal da terra e luz para o mundo, só conseguiremos isto testemunhando nossa fé, vivendo aquilo que professamos no Credo, assumindo o discipulado, servindo, evangelizando e aceitando sermos evangelizados, colocando DEUS em primeiro lugar nas nossas vidas, escolhendo as coisas edificantes do alto, nos tornando cada vez mais íntimos na Sabedoria da Palavra de DEUS, vivendo a caridade e amando o próximo seja os mais fáceis e até mesmo os mais difíceis,.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, que reine a paz no mundo e que tenhamos discernimento para tomarmos nossas decisões com retidão e sabedoria.Peço oração pela minha família, pela minha filha e para todos que estão ausentes de deus.

    ResponderExcluir
  20. José Lúcio de Araújo28/10/22 09:21

    Bom dia, Padre João Carlos ! A família Araújo está em oração pela nossa irmã María Ângela que nesse momento está passando por um procedimento de saúde. Que Deus e Nossa Senhora estejam de mãos dadas com Ângela.

    ResponderExcluir
  21. Jesus meu senhor ajudar me meus filhos irmãos minha mae meu esposo e familia

    ResponderExcluir
  22. Obrigada padre pelas palavra que bela homilia Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  23. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA família. Entretanto, me ajude seguir o caminho do apostolado, do profetismo, da cura, da oração e da santificação. Me ajude ser um bom membro, do templo santo do SENHOR. Me ajude ser uma boa morada do Divino Espírito Santo. Me ajude ouvi-Lo com amor e atenção. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada padre pela meditação da palavra do nosso Senhor Jesus Cristo o nazareno

    ResponderExcluir
  25. Meu marido, que me deixou sem dizer uma palavra, voltando para casa, foi o maior presente que já tive, isso é algo que sempre desejei em minha vida e consegui no espaço de 7 dias com a ajuda do médico espiritual robbinson, Segui os procedimentos que me foram dados pelo Dr. Robbinson, tudo funcionou perfeitamente, meu marido me ligou de volta para ficarmos juntos novamente, e ele estava arrependido de todas as suas ações erradas. qualquer um aqui precisa de ajuda para consertar seu casamento / relacionamento, sua solução está aqui, entre em contato com o Dr. No WhatsApp: +12267705795
    E-mail: drrobbinsonspiritualhome@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS