PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Mesmo com oposição e sob ameaça, Jesus ficou firme e fiel à sua missão

Mesmo com oposição e sob ameaça, Jesus ficou firme e fiel à sua missão



27 de outubro de 2022

30ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 13,31-35

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

MEDITAÇÃO


Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! (Lc 13, 34)

Como foi o relacionamento de Jesus com as autoridades do seu tempo? Boa pergunta. Jesus não acabou bem, humanamente falando. Para sua condenação, concorreram os fariseus que o perseguiram, o tempo todo; o tetrarca da Galileia, Herodes; o poder romano representado pelo Procurador Pilatos; e, especialmente, o grande Conselho de Jerusalém, o Sinédrio, sob a liderança do Sumo-Sacerdote. Embora estivessem sempre em desacordo entre si, todos eles uniram-se para eliminar Jesus.

E por que Jesus foi tão mal visto pelas autoridades, que acabaram por decretar sua morte na cruz, como malfeitor? Pe. Zezinho, como poeta e teólogo, resumiu assim: “Um certo dia, ao tribunal / Alguém levou o jovem Galileu / Ninguém sabia qual foi o mal / E o crime que ele fez, quais foram seus pecados / Seu jeito honesto de denunciar / Mexeu na posição de alguns privilegiados. / E mataram a Jesus de Nazaré / E no meio de ladrões puseram sua cruz / Mas o mundo ainda tem medo de Jesus / Que tinha tanto amor!”.
“Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados”. De fato, Jesus não representava nenhum desses segmentos de poder. Não era fariseu, nem saduceu. Claro, não era um romano; nem sacerdote do Templo. Era um leigo, um profeta do interior, com ampla circulação nos povoados, vilas e pequenas cidades da Galileia. Um profeta independente. Não vivia pregando contra o império romano, nem atacando Herodes, nem desmerecendo a autoridade dos sacerdotes do Templo. Mas sua pregação sobre o Reino de Deus e sua influência sobre o povo foram tidas como perigosas para o poder estabelecido.
O evangelho de hoje fala particularmente de um opositor: Herodes. Este era o Tetrarca da Galiléia, o rei daquela região onde Jesus vivia. Sua capital era uma cidade reconstruída por ele, perto do Mar da Galileia, Tiberíades. Esse Herodes tinha calado o profeta João, que pregava a conversão e batizava o povo no Rio Jordão. E andava incomodado com a fama de Jesus.
No evangelho de hoje, alguns fariseus foram levar um aviso a Jesus, não sei se para preveni-lo ou para se verem livres dele. Disseram: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Um aviso sério. Uma ameaça de morte. “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Olha a reação de Jesus: “Vão dizer a essa raposa (que raposa? Herodes)... Vão dizer a essa raposa que eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã. E no terceiro dia, terminarei o meu trabalho”. O que ele está dizendo? Que iria continuar sua missão até o fim. O terceiro dia talvez seja a sua morte em Jerusalém ou quem sabe a sua ressurreição. É quando termina o seu trabalho, quando se completa a sua missão.



Guardando a mensagem

A pregação de Jesus anunciava ao povo o Reino de Deus, a proximidade amorosa de Deus que restaura o fraco, levanta o humilhado, liberta o oprimido. Foi o que ele leu no Profeta Isaías e explicou na Sinagoga de Nazaré. Com curas, exorcismos, milagres ele levava o povo a experimentar o amor de Deus que tem compaixão do doente e dos sofredores, e oferecia o perdão aos pecadores que aceitassem começar uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos. Essa prática de Jesus foi sentida como uma ameaça ao poder do Templo, à influência dos fariseus sobre o povo e ao poder dos romanos e seus aliados. Em resposta, Jesus não recuou, manteve seu trabalho missionário com destemor e fidelidade.

Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! (Lc 13, 34)
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a resposta certa à tua palavra, à tua pregação é a conversão, a mudança de direção da própria vida. São tantos os que recebem a tua palavra e são restaurados e renascem para a vida nova da graça! Mas, infelizmente, muitos também rejeitam a pregação do Reino. E até reagem com violência contra tua pessoa e contra teus missionários. No evangelho de hoje, está a lamentação que dirigiste à cidade de Jerusalém: “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste”. Hoje, contemplamos, Senhor, tua firmeza e tua fidelidade na missão, até o fim. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. E faz-nos firmes e fortes no teu caminho, não deixando-nos vencer pelo cansaço, nem pelo espírito de acomodação, nem nos determos pela oposição de outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, continue a conversa com Jesus. Pergunte a ele, por exemplo, como ele se sentia com tanta oposição ao seu ministério.
Comunicando
Às 11 horas de hoje, estou rezando por você na Santa Missa, com transmissão pelo Rádio e pelo Youtube. Aproveite para colocar seu pedido de oração para a Missa: use o formulário que estou lhe enviando.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

50 comentários:

  1. Louvado sejas meu senhor Jesus Cristo 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Bendito Sejas Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus, Nosso Senhor, Abencoe o povo brasileiro. Antonio

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado e sua Mãe Maria Santíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na missa de peço por minha saúde.

      Excluir
    2. AGRADECO A DEUS PELA VIDA .Peço oração para emprego e contra perseguições que eu e meu filho de 8 anos estamos passando.Pela misericórdia doo Deus vivo clamo..Amém

      Excluir
    3. Peço pela minha saúde e pela paz .

      Excluir
    4. Peço por meu Filho João Fausto.
      Força, fé e coragem para vencer as aflições.

      Excluir
    5. Bom dia!
      Temos que nos unirmos em oração pelo momento delicado que é as eleições, principalmente essa atual, que os ânimos estão muito alterados. Vamos pedir a Deus muito DISCERNIMENTO e PAZ.🙏🙏🙏

      Excluir
  5. Bom dia Sou Antonia Bagorro, peço cura e libertação para mim e os meus irmãos

    ResponderExcluir
  6. Cura e libertação para Vanessa Gunza

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos. Obgdo Deus abençoe o senhor e todos nós .🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙏🏿🙏🙏🏿

    ResponderExcluir
  8. Caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã. A vontade de Deus. A missão sem desviar do caminho. Perseverança, amor e fé. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João carlos!!! Oração p meus filhos Jonathan caíque e Maria clara meus netos Benjamin e Miguel minhas noras madryd e larissa meu esposo João carlo faria, e p min tbm pois ultimamente ando cansada...

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  11. Bons ensinamentos! Amém! Gratidão!

    ResponderExcluir
  12. Caminhar com Jesus hoje amanhã e sempre !porque Jesus é o caminho verdade e vida. Amém

    ResponderExcluir
  13. Tive um sonho
    Não posso ir dormir sem falar dele
    Estava eu ,minha família e outros que n reconheci em um lugar que parecia uma escola, mas era toda branca, chão teto e paredes, estávamos todos aflitos,de um lado as paredes derretiam como se estivesse sendo atacadas por muito fogo por fora e do outro muitos muleques sem camisas só de bermuda que pareciam pivetes e alguém gritava : Ladrão, mas n tinham armas. Estávamos entre os pivetes e as labaredas.n tinha p onde correr.
    Estou aqui perguntando a Deus ,oq ele quer m falar

    ResponderExcluir
  14. MARLi, Pedro, Gabriel, LAVINIA 🙏

    ResponderExcluir
  15. Maria das Graças Reis Claro omo é bom e agradável receber suas mensagens!Muito obrigada! peço oração pra é minha família!

    ResponderExcluir
  16. Cristiano Cricco
    Bom dia A sua benção Padre João Carlos
    Intenção Deus nos intercede uma chuva pra nossa lavoura, Pelo aniversário de minha Mãe Vilma Joana Dansi Cricco, Pelo Aniversário do meu Tio Aílton Dansi, Por todos nós da AMA.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre Carlos meu nome é José Soares dos Santos Júnior venho lendo e meditando o evangelho todos os dias e a cada meditação o senhor me ensina como devemos proceder. O evangelho de hoje é uma lição de vida. Senhor obrigado por nos amar tanto

    ResponderExcluir
  18. Pela minha cura do câncer de mama

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor!
    Quando disseram que Herodes queria matar Jesus, Ele respondeu bravamente defendendo a concretização do Plano Perfeito de DEUS, afirmando ainda que só no terceiro dia seria terminado a Sua missão e antes disso nada nem ninguém impediria a vontade do Pai, ainda alerta Jerusalém sobre os erros cometidos, chegando até chorar por eles, por não reconhece- lo como o Filho enviado do Senhor, Aquele que veio para salvar, o nosso Redentor.
    Da mesma forma precisamos como discípulos, seguidores de Cristo defender nossa fé com todas as nossas forças, se necessário for com a nossa vida, mostrando ao mundo que o único que pode determinar nosso tempo aqui com toda certeza é o Senhor e ninguém mais, ainda nos alerta, aqueles que foram chamados, mas por um motivo ou outro não responderam com o seu sim, que chegará um dia que se arrependerão e dirão, estamos abandonados, quantos anjos evangelizadores foram enviados para nos mostrar o caminho, para nos salvar e rejeitamos, agora não dá mais tempo pois já é tarde demais.
    Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoieis na tua própria prudência: pensa nEle em todos os teus caminhos, e Ele conduzirá teus passos. (Pr 3,5_6)

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigada por tão lindas palavras, fico tão feliz ao ouvi-las todos os dias que uma amiga me envia. Peço orações pela união da minha família. Obrigada 🙏

    ResponderExcluir
  21. José Nelson Tavares de Souza27/10/22 08:02

    QUE NOSSO AMADO BRASIL SEJA ABENÇOADO COM A PROTEÇÃO DE DEUS, E QUE SEJA ELEITO O CRISTÃO, QUE QUER O BEM BEM DA NAÇÃO! LOUVADO SEJA NOSSO PAI!

    ResponderExcluir
  22. Maria Sônia

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre, Deus abençoe sua caminhada , hoje peço a Deus muita proteção e saúde para mim e meus filhos ,e nossa senhora nos rogai por nós

    ResponderExcluir
  24. Na missa peço pela minha saúde 🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, hoje peço a Deus pela minha saúde, pela minha família e amigos, que Deus abençoe o senhor sempre em sua caminhada. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Juliana Carla Siqueira preciso de oração pra mim e minha filha Júlia Carolina Siqueira Mendonça pelas graças que tanto preciso alcançar! Deus seja louvado hoje e sempre amém!

    ResponderExcluir
  27. Hoje quero pedir orações em agradecimento pelo aniversário de minha esposa Josi que completa 27 anos de idade. Nascemos com apenas 3 dias de diferença e dia 24 foi o meu aniversário também. Crescemos juntos e nossas mães se encontraram na maternidade quando nós nascemos. Uma providência divina.

    ResponderExcluir
  28. Peço por minha saúde e da minha família

    ResponderExcluir
  29. Joe continua a perseguição aos pregadores da Palavra de Deus. Buscam percorrer todas as religiões por interesse e não por amor a Deus e ao povo de Deus. Repetem a perseguição idêntica a de Herodes. Não reúnem todos como a choca reúne seus pintinhos debaixo de suas asas. Os pobres os espoliados, sem teto e sem alimento ficam de fora. Só os poderosos tem vez. Precisamos rezar muito para mudar essa situação tão desagradável a Deus e à nossos queridos irmãos, aos empobrecidos, amigos de Deus.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito todos os dias eu ouço
    Como eu coloco no e na missa

    ResponderExcluir
  31. Bom dia. Agradeço a Deus por tudo que Ele me concede todos os dias e peço saúde e união para minha família. Obrigada Oe João Carlos pela homilia de todos os dias.

    ResponderExcluir
  32. Pediram minha ajuda pra batizar três pessoas fui falar o padre da cidade só porque tinha que fazer a catequese dois fugiram dizendo que "da trabalho" "não tem tempo" (um de 6, 13 e 26), apenas o meu enteado de 13 vai fazer os outros pais falaram isso dos filhos fiquei muito triste

    ResponderExcluir
  33. Amém Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo. Bom dia! PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  34. Peço oração pela minha família que nós tenhamos saúde paz prosperidade a todos nós

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, que a palavra de hoje nos traga reflexão ao que estamos vivendo hoje, e que possamos ser transformadores.Amém senhor suas palavras e seus ensinamentos são tremendos.

    ResponderExcluir
  36. Louvado seja Deus por tão bela reflexão de PE.João Carlos. Que Deus o abencoe. Amém

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre João Carlos eu me chamo Ana Rosa da Silva Ferreira peço oração pela minha cura que sofro de artrose peça a Deus por mim pela minha cura em nome de Jesus Cristo ❤❤❤❤❤❤amém 👪👪👪👪

    ResponderExcluir
  38. Amém, bença 📿🛐

    ResponderExcluir
  39. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela vida de todos os profetas. No entanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, da verdade, da fé, da fidelidade, da oração, da salvação, da vigilância, da perseverança, da intercessão, da cura, da santificação, da justiça e da missionariedade. Me ensine ser confortado no Senhor. Me ensine ser revestido da armadura de Deus. Me ensine fugir do pecado. Me ensine anunciar o Evangelho da paz. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine bendizê-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  40. amém ajudar me sempre meu Jesus e aos meus familiares filhos esposo

    ResponderExcluir
  41. ajudar me na vida profissional e amorosa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS