PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O mundo presta culto à aparência

O mundo presta culto à aparência



14 de outubro de 2022

Sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 12,1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

MEDITAÇÃO


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Hipocrisia significa fingimento, falsidade. Gente falando bonito, mas, por trás, fazendo feio. É o que acontecia com os fariseus do tempo de Jesus. É o que acontece com os fariseus de hoje.

Jesus até admirava os fariseus. Eram pessoas muito religiosas, muito praticantes, muito apegadas aos textos da Lei de Deus e às suas tradições. O povo também gostava dos fariseus e lhes tinha uma grande admiração. Achavam que era gente muito santa, muito de Deus. Mas Jesus observava bem e via que eles mais aparentavam do que de fato eram de verdade. Havia mais aparência do que realidade. Exibiam-se como muito devotos, mas viviam disputando cargos, visibilidade e buscando suas vantagens. Jesus também censurava os fariseus porque eles viviam preocupados com o secundário, como os detalhes da Lei. Preocupados com coisas miúdas, esqueciam-se do principal: o amor e o respeito pelos outros; a compreensão com as fraquezas dos outros; o amor a Deus de todo coração e não só da boca pra fora. Por tudo isso, Jesus está nos dizendo hoje: ‘tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia’.

Nossa cultura privilegia a aparência. Vivemos a sociedade da imagem. Vale o que parece ser. Na foto, todo muito sai sorrindo, já notou? Tem cada sorriso forçado, que dá até medo. Vamos caminhando para um mundo do faz-de-conta. É a ditadura da hipocrisia. A verdade passa longe. O nosso é o mundos dos fariseus. Jesus disse claro: “Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. Isso quer dizer que um dia a máscara cai e a verdade aparece.

Jesus está chamando a atenção da hipocrisia dos fariseus pra gente não cair no conto do vigário dos fariseus de hoje. E também pra gente não imitá-los, não ser hipócritas como eles. Ao contrário, como ele disse: “o seu sim, seja sim; o seu não, seja não. O mais vem do maligno’. Nada de fazer cara de santinho e nos bastidores proceder de maneira diabólica. Bonzinho e gentil fora de casa, rabugento com a família. Nada de farisaísmo. Bons e verdadeiros, sempre.


Guardando a mensagem

Jesus chamou a atenção dos discípulos e do povo para a hipocrisia dos fariseus. Eles pareciam santos, praticantes e dedicados a Deus para impressionar, para manter sua influência sobre o povo, para se manterem na liderança. Mas, era jogo de cena, aparência, fachada. E Jesus nos dizendo isso, pra ninguém se deixar enrolar por esses tipos e pra gente não permitir que dentro da comunidade cristã prosperem comportamentos deste tipo.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
há muito de fariseu hipócrita ainda em nós e ao nosso redor. Mas queremos levar a sério a tua palavra, nos precavendo contra esse tipo de comportamento. Ajuda-nos, Senhor, a sermos bons cristãos e não apenas parecermos bons; a sermos pessoas da verdade, sem aliança de nenhum tipo com a mentira e a falsidade; e a não nos deixarmos iludir por uma cultura da aparência e por lobos vestidos de ovelhas. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Preste atenção, hoje, para identificar, se em você ou ao seu redor, há sinais de hipocrisia. A hipocrisia é o fermento dos fariseus.

Comunicando

Sugiro que você salve no seu celular o WhatsApp de nossa associação, a AMA (Associação Missionária Amanhecer). Assim, você terá um canal de comunicação conosco fácil e rápido. Salve aí: 81 3224-9284 (Salve com o nome AMA). 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Perante a Deus não se esconde nada pois Deus conhece nos melhor do que nós próprios. Que Deus abençoe o nosso dia e a nossa vida 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS nós defenda da iproquisia

      Excluir
    2. Amém. Essas palavras nos fortalece e alimenta a cada dia. Que assim seja!

      Excluir
    3. Bom dia com bênçãos graças, luz e sabedoria. Que o verdadeiro discernimento aconteça em cada coração. Nas familia, comunidades, escolas e universidades , instituições....Tenho 71 anos ,nunca vi uma politica tão mista !!! Td junto, misturado, ninguem sabe com quem esttá a vdd. SoS Jesus!!!

      Excluir
  2. Bom dia senhor padre, a sua benção. E obrigada pela partilha habitual. Como faço para receber a meditação diariamente pelo WhatsApp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Desuso nos livre de sermos farizeus

      Excluir
    2. Bom dia,essa palavra nus fortalece, obrigado jesus

      Excluir
  3. Ornilda soares de Recife PE 🙌 Bom dia padre João Carlos sua benção e li pesso. oração pra mim e minha família 🙏 amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Amem
    Quero faz parte do grupo meus Irmãos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção 🙌 peço oração por mim e minha mãe e meu pai e minha família Deus abençoe sempre 🙌🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João sua benção sua benção .Padre João no evangelho de hoje eu entendi que Deus que que nós sejamos verdadeiro com nosso irmão proque ele foi verdadeiro com nos assim nós também trmque se amém .amém

    ResponderExcluir
  7. Deus! Fazei que meu filho Renan nos dê mais valor, entenda que o amor verdadeiro é de pai e mãe.

    ResponderExcluir
  8. Deus fazei de mim um estrumento de paz amém

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E Bendita seja Nossa Senhora Maria Santíssima.

    ResponderExcluir
  10. Vou passar este dia anotando as hipocrisias sutis que, em mim e na minha comunidade religiosa, vão aparecendo, já senti que serão não poucas.Bom tema para Retiros e capítulos! Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Amém.Muito boa a reflexão de hoje

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Tudo que fizermos longe dos olhos humanos mais cedo ou mais tarde será revelado próximo aos olhos de DEUS, pois a todo tempo estamos sendo acompanhados e protegidos pela Graça do Criador e por nosso anjo da guarda.
    DEUS ama todos Seus filhos da mesma forma, não se esquece de ninguém, ou seja todos que possuem o sopro da vida são agraciados, só precisamos ser justos, fiéis, obedientes e perseverantes.
    Sabemos o que é certo através do discernimento que recebemos do Espírito Santo e na nossa amizade aumenta de acordo com o nível de nossa entrega e dedicação para nos saciar com a Sabedoria da Sagrada Escritura, assim então devemos tomar muito cuidado para não cair na hipocrisia farisaica ou na constância do pecado, na lamentação da murmuria e nas ciladas do maligno, contrariando os mandamentos e desapontando a Trindade Santa, porque é certeza que no julgamento final tudo será esclarecido, tudo será revelado,.

    Felizes são os que ouvem a Palavra de DEUS e a põe em prática. (LC 11,28).

    ResponderExcluir
  13. Que Deus continue -nos abençoando e nos livrando de todo o mal amém graça à Deus.

    ResponderExcluir
  14. Obg.por suas mensagens sempre nos alimentado ...na jornada da vida meu sentimento é de gratidão

    ResponderExcluir
  15. Amém. Não tenha medo da verdade. Dê testemunho de Jesus aos seus amigos. Ao seu próximo. "Os cabelos de nossas cabeças estão contados". Deus nos conhece! Ele nos ama! Fé! Virgem Santa Mãe de Deus, entercede por nós. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Ó Pai, eu LHE agradeço pela vida de Dom Orlando Brandes. Contudo, me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de louvá-Lo e glorificá-Lo. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar o evangelho. Me conceda a graça de seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da esperança, da salvação, da fé, da honestidade, da obediência e da transparência. Me conceda a graça de fugir do medo, do pecado e da hipocrisia. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus reveste me com o seu manto divino e com o teu santo espírito eu e toda a minha família e livra nos da hiproclisia amém

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus te confio sempre amém

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sua benção gostaria de. Sua oração padre prá mim e minha família 🙏


    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS