PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que o Santo Espírito realiza em nossas vidas

O que o Santo Espírito realiza em nossas vidas




15 de outubro de 2022

Dia de Santa Tereza de Jesus 

EVANGELHO


Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

MEDITAÇÃO


Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso?

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos.

Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.

No início do seu pontificado, o papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Este documento é como o programa do seu pontificado. Nele, se lê: "É o Espírito Santo, enviado pelo Pai e o Filho, que transforma os nossos corações e nos torna capazes de entrar na comunhão perfeita da Santíssima Trindade, onde tudo encontra a sua unidade. O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do povo de Deus. Ele mesmo é a harmonia, tal como é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho. É Ele que suscita uma abundante e diversificada riqueza de dons e, ao mesmo tempo, constrói uma unidade que nunca é uniformidade, mas multiforme harmonia que atrai. A evangelização reconhece com alegria estas múltiplas riquezas que o Espírito gera na Igreja" (EG 117).


Guardando a mensagem

Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Rezando a palavra

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos professores e professoras, na passagem do seu dia. Que o Senhor nos conceda que alcancemos construir um país que tenha futuro, porque prioriza a educação das novas gerações e valoriza os seus mestres. 

Comunicando

Neste final de semana, vou estar em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, a convite do Pe. Arlindo, no evento Paróquia em Missão.

Neste dia 15 de outubro, nossa associação (a AMA) está celebrando um dia missionário. Nós nos empenhamos para que todos os associados se percebam participando da missão da Igreja. Desejando participar da AMA, faça contato pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

30 comentários:

  1. Obrigado padre João Carlos de mandar o evangelho todos os dias que Deus abençoe o senhor sempre sou de Pato Branco Paraná

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Padre João Carlos e obrigado pelas orações e ensinamentos, e que o Espírito Santo nós oriente.🤲🙏🙇

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ♥️ aos Mestres com carinho ❤.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Padre João Carlos! Deus te abençoe. Obrigado pelos ensinamentos da palavra de Deus. São José ilumine seus caminhos. O Espírito Santo de Deus te acompanhe todos os dias. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  6. Um bom dia para todos nós que o espírito Santo esteja sempre com todos 🙏🏼

    ResponderExcluir
  7. Amém amém amém

    ResponderExcluir
  8. Amém. Jesus é o Senhor. O centro de nossa fé. Abra seu coração ao Espírito Santo de Deus. Ele nos comunica com o Pai, que ama o Filho, que é amado pelo Pai. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Parabéns ao padre João Carlos pelos ensinamentos belíssimo que nos motivam todos os dias a sermos missionários e missionárias nesse mundo de tantos conflitos.
    Também quero parabéns as guerreiras e guerreiros que, mesmo sendo desvalorizados, não desistem de sua missão educadora.
    Feliz dia dos professores!

    ResponderExcluir
  10. Amém deus todo poderoso tenho compaixão destes povo que ainda não conhece a tua palavra ! Obrigado padre João que deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  11. Leonice Souza bom dia padre João Carlos sua benção. Padre João este evangelho eu a prendi que nos temos que respeito ao coisa divina bem na minha casa minha mãe ja dizia que com Deus não si brinca tem que te respeito e também com as pessoas amém amém. .

    ResponderExcluir
  12. Agradeço todos os dias a palavra que me conforta da coragem pra ir enfrente obrigada Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a que estejamos sempre com o pai Jesus e com o espírito santo.Obrigado pé João Carlos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos a minha bença 🙏🙌pra este dia peço um bença pra minha família,que Deus derrame chuvas de bençãs sobre cada um de nós,com muita paz e saúde saiba que todos os dias não deixo de lê e escutar a meditação do evangelho,e uma grande bença de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Amém 🙏 🙏 jesus seja louvado, bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  16. Bom dia pé.João Carlos, obrigada por suas palavras que sempre norteiam meus dias, recebo tds os dias de um ministro da comunidade de N. S.das Graças , Vicente de Carvalho, Guarujá, S.P..Deus continue abençoando seu ministério e suas palavras. Gratidão 🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos,recebo a palavra dia,que benção, que o senhor Deus faça maravilha na sua vida,para que o senhor possa ajuda sempre mais e mais, as pessoas com sua palavra🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo Obrigado.pe João pelo ensinamentos .
    Nos dias atuais devemos por em prática para enfrentamos as adversidades a.

    ResponderExcluir
  19. Vamos orar pelos Professores que honram esse título, pelos que ensinam e não doutrinam, fui professora. Padre, ouvi e ví um áudio do Papa onde ele diz que não "existe Deus, só o Espírito Santo". Queria que o Santo Papa João Paulo II fosse exemplo aos outros Papas. Amigo do povo. Nos dava alegria de tê-lo como Chefe da Igreja

    ResponderExcluir
  20. Bom dia pe. João Carlos..Obrigada pelos sobre o Espírito Santo de Deus

    ResponderExcluir
  21. Bom dial padre obrigado pelo evangelho de todos os dias

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos, obrigado por nos mostrar Cristo Jesus nas suas omilia das suas mensagens. um forte e cinsero abraço.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos obrigada pelo o evangelho do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  24. Glória a Vós Senhor!
    Em todos os momentos que precisar dar testemunho dos ensinamentos da Palavra de DEUS, devemos falar, não importa onde, como e nem pra quem, se alguém apareceu em nossas vidas, com certeza é porque DEUS que enviou, e na maioria das vezes é alguém precisando de uma palavra amiga, acolhedora, alguém que esteja buscando uma esperança ou até mesmo só um desabafo procurando alguém para uma partilha, para o escutar, então não deixemos passar, se alguém acha que não é capaz de ajudar, somente peça o Espírito Santo e para o bem solte as palavras, que o Paráclito conduzirá o necessário.
    As escrituras afirmam que o Cristão verdadeiro será perseguido pelos homens, já está acontecendo, então nos preparemos pra ir a favor de DEUS até o fim, sem medo, pois DEUS está e estará sempre do lado dos verdadeiros adoradores, os justos e fiéis e estes que são ousados na fé, perseverantes serão salvos, alcançarão o Reino do céu e a tão esperada Jerusalém Celeste,.

    ResponderExcluir
  25. Obgdo ..Deus o abençoe 🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  26. Obgdo padre João Carlos o senhor e uma benção de DEUS🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  27. Saudações, Pe João Carlos! Deus esteja sempre contigo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  28. eu creio e fui formada numa família que dirigiu esses ensinamentos,mas fico pensando e como fica essa filiação divina pra aqueles que não receberam ensinamentos, educação cristã e mesmo que recebendo o batismo só por tradição.Oytroscque nem receberam ... Será que ficam no escuro a mercê de seus instintos?

    ResponderExcluir
  29. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de todos os professores e de todas as professoras. No entanto, Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do discipulado, do testemunho, da santificação, da gratidão, da fé, da oração, da sabedoria, da luz, da esperança e da ressurreição. Me ensine alcançar a herança eterna. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine fugir do pecado e da preocupação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Pe João Carlos, suas mensagens confortam neu coração. Essa sobre o Espírito Santo é uma das mais belas. Deus te abencoe grandemente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS