PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM MOTIVO PARA LOUVAR A DEUS

UM MOTIVO PARA LOUVAR A DEUS



 13 de julho de 2022

Quarta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 11,25-27


25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”


MEDITAÇÃO



Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)


Jesus usa muito a palavra “pequeninos”. O tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social, pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.


Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “Como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.


No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentiam conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, por seus ensinamentos e por seus milagres.


Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.



Guardando a mensagem


Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.


Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!”. Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é, antes de tudo, um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém


Vivendo a palavra


Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.


Comunicando


E partilho com vocês dois compromissos de amanhã, quinta-feira, 14 de julho: a Santa Missa das 11 horas pelo rádio e pelas redes sociais e o Show que faço na festa de N. Sra. do Carmo, no centro do Recife, às 21 horas.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Louvado seja N osso Senhor Jesus CRISTO,Deus te abençoe Padre

    ResponderExcluir
  2. Fica com Deus... Deus lhe ajuda... Vá com Deus... Deus lhe abençoe... É o que mais ouvimos dos pequeninos ... E quando damos alguma coisa de bem para uma criança, recebemos aquele sorriso sincero, puro e verdadeiro. Sua benção Pe. João Carlos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Santo dia
    Obrigado padre João Carlos pelo Santo evangelho que recebo todos os dias.
    Gratidão pelas santas é benditas palavras que mim santifica.Deus te pague, mim sinto feliz por receber na minha casa ,que eo meu coração 💓❤️✝️❤️📿

    ResponderExcluir
  4. Não recebi o áudio do evangelho de hoje 13/7

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe o dia de todos os que ouviram o Evangelho de hoje 🙏🙏!!

    ResponderExcluir
  6. Abençoe de Deus pra todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre peço sua benção pra mim e minha família amo suas reflexões eu vejo uma moça que posta , Deus abençoe 🙏 hoje e sempre

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Senhor, por me dar graças de estar servindo aos meus irmãos que passam.por problemas difíceis de saúde, assim como eu, Espero que através da oração sejamos gratos por tudo que vem através das vitórias divinas.

    ResponderExcluir
  9. Deus vivo e verdadeiro, pai providente e justo juiz, eu LHE agradeço pela vida de Santo Henrique II. Entretanto, me ensine evitar o pecado, o orgulho e a autossuficiência. Me ensine seguir o caminho dos pequeninos, do profetismo, da conversão, da fé, da oração e da humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS