PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHAM A MIM E EU LHES DAREI DESCANSO

VENHAM A MIM E EU LHES DAREI DESCANSO




14 de julho de 2022

Dia de São Camilo de Lellis


EVANGELHO


Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.



MEDITAÇÃO


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28).

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.

Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.

Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.




Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28).

Vivendo a palavra

Senhor Jesus,
é grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. 
E sendo hoje o dia de São Camilo de Lellis, patrono dos enfermos, dos hospitais e dos profissionais da saúde, por sua intercessão, nós pedimos sobre eles a tua bênção e a tua proteção. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você atender a essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.

Comunicando

Podendo, participe conosco da Santa Missa das 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. Deixe a sua intenção para a Missa no formulário que está no final do texto da Meditação. É só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


15 comentários:

  1. Glória a vós Senhor! "Não há caminho sem fadiga, céu sem tempestades, vida sem dor"! O Brasil está acordando e reza pedindo as bençãos do Senhor do Tempo e da História. Obrigado Pe. João Carlos por semear entre nós o Santo Evangelho da Esperança! Sua benção. Amém!

    ResponderExcluir
  2. AMÉM.
    Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz... Uma excelente e abençoada quinta-feira com a Missa das onze horas.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Padre João Carlos, que lindaaa homilia....suas palavras com Jesus já me descansou.....diante do caos deste País, mas creio que DEUS NOS DEIXARÁ SER FELIZ DE NOVO, SEM MEDO DE SER FELIZ NÉ! ? AbraSUS....PAZ e BEM! BJSSS
    BEL E NENÊ- DIOCESE DE OSASCO/SP.

    ResponderExcluir
  4. Gratidão, recebo suas orações diárias pelo Ir José Carlos Salesiano hj em Lorena. Paz e luz

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre leio a homilia do p. João, ele me transmite paz,e força

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Deus o Abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  7. Como precisava dessas palavras!Amém!!!

    ResponderExcluir
  8. Todo dia mim sinto feliz e abençoada por ouvir todos os dias o evangelho.nao somos nada sem ti Jesus

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre! João Carlos sua benção, Padre sempre tive minha vida ativa nas pastorais da igreja onde fomos caseiros por 15 anos,hoje impossibilitados de participar pois meu esposo, enfermo a 6 anos com Alzheimer ,É na sua humildade que recebo do Padre Antônio todos os dias que encontro força pra me manter em pé Deus te abençoe por contribuir com esta linda reflexão abraços fraterno.

    ResponderExcluir
  10. Bom diaa padre! João Carlos sua benção, estarei sempre na paz do senhor.

    ResponderExcluir
  11. Estou recebendo as medicações a travez de um amigo estou me sentindo bem Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos todos os dias recebo a meditação da palavra min simto muito bem pois apalava de Deus nos libertar dos nossos fardos dos nossos pecados é nele e com ele que em comtro a paz

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Peço orações por minha família. Pela nossa conversão, pela libertação dos vícios, alcoolismo, pela cura da depressão, pânico e ansiedade.

    ResponderExcluir
  14. Deus santo, que governais o universo com justiça e sabedoria, eu LHE agradeço por mais um dia. Entretanto, me ajude ser justo. Me ajude seguir o caminho dos mansos, dos humildes, da conversão, da esperança, da luz, da paz, da santificação, da penitência e da salvação. Me ajude ter bons desejos. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude louvar com alegria. Me ajude procurá-Lo no meu íntimo. Me ajude fazer bons trabalhos. Me ajude evitar o castigo, a angústia e a superstição. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS