PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CARIDADE É O PRIMEIRO LOUVOR A DEUS

A CARIDADE É O PRIMEIRO LOUVOR A DEUS




15 de julho de 2022

Dia de São Boaventura, doutor da Igreja

Dia Missionário da AMA


EVANGELHO


Mt 12,1-8

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.


MEDITAÇÃO



Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Mt 12, 7)

Em caminhada com Jesus, em dia de sábado, os discípulos, com fome, passando no meio de uma plantação, apanharam espigas para comer. Pronto, isso foi o suficiente para escandalizar os fariseus. Acusaram os discípulos de estarem profanando o sábado.

Os judeus guardam o sábado, pensando no descanso de Deus no final da obra da criação. Nós cristãos guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus. Os muçulmanos já guardam a sexta, festejando o dia em que Deus – Alá – criou o homem. No tempo de Jesus, a interpretação que os hebreus faziam do sábado era muito rigorosa, cheio de normas e detalhes. Não se podia trabalhar, de jeito nenhum. Até os passos deviam ser contados para não se ofender a santidade do sábado, o shabat.

Jesus chamou os seus opositores à razão: a necessidade humana está acima de uma norma religiosa. Se eles estavam com fome, é justo que procurassem conseguir o alimento. Note que a reclamação não foi porque arrancaram espigas da plantação. Isto era possível. O que não se podia era fazer isso em dia de sábado. Jesus relembrou que Davi e seus soldados, voltando de uma campanha, mortos de fome, comeram os pães das oferendas do Templo, o que não era permitido. E estava tudo certo.

Religião sem caridade vira uma coisa desumana. Jesus recordou um ensinamento escrito no Profeta Oséias, no Antigo Testamento “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Quando você ouvir essa palavra “sacrifício” na Bíblia, lembre que ela se refere aos sacrifícios de animais que se fazia no Templo de Jerusalém (bois, carneiros, aves). O sacrifício é uma forma de culto muito comum nas religiões antigas. Então, Deus está dizendo nesta palavra do profeta que prefere a misericórdia ao sacrifício de animais. O verdadeiro culto é o da misericórdia, do amor, da caridade para com o próximo.

No livro do Profeta Isaías, também no Antigo Testamento, há uma reclamação de Deus. Deus reclama do culto que está recebendo: tantos sacrifícios de animais, ofertas, mas tanta injustiça, tanta violência no meio do povo, e nas mãos e no coração de quem está celebrando o culto! Isso sim é uma ofensa a Deus. "Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado", rezamos no Salmo 50.

Os fariseus estavam reclamando porque, em dia de sábado, os discípulos, que estavam com fome, estavam colhendo espigas para comer, durante o trajeto. O que vai agradar mais a Deus: seguir à risca a lei do sábado ou dar de comer a quem está com fome? O sacrifício ou a misericórdia?



Guardando a mensagem

Os fariseus do tempo de Jesus faziam uma interpretação muito rígida da lei do sábado, uma norma religiosa que visava o louvor de Deus, mas também o descanso do trabalho nesse dia. Eles viram os discípulos colhendo espigas no sábado e ficaram revoltados. Para eles, com esse trabalho, o sábado estava sendo profanado. ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’, disse o Senhor pela boca dos profetas. O amor está acima de tudo. O primeiro louvor a Deus é o amor. E não dá para mostrar amor a Deus e não amar o seu irmão. Deus não fica contente com um culto bonito ou um louvor arrebatador que não esteja comprometido com a caridade, a compaixão para com os sofredores. Ele se agrada mesmo da misericórdia, do amor pelo pequeno. É isso que dá sentido e verdade ao nosso culto, ao nosso louvor.

Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Mt 12, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
às vezes, não vemos a ligação que existe entre o culto que te prestamos e a caridade que devemos ao próximo. Na misericórdia, no amor solidário pelos mais sofridos, começa o verdadeiro culto que se explicita depois nos ritos, nas celebrações religiosas. Amar os irmãos, sobretudo defendendo, protegendo os doentes, os presos, os pobres, os mais frágeis, é uma forma de louvor a Deus. Senhor, ajuda-nos a viver nossa vida cristã e nossas práticas religiosas em sintonia com o amor ao próximo. Que a nossa devoção e o culto que te dirigimos tenham sua versão concreta no serviço aos mais pobres, no respeito aos idosos, na defesa da vida, pois preferes a misericórdia ao sacrifício. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Muita coisa, podemos fazer pelos irmãos e irmãs mais sofridos. A Igreja até fala das obras de misericórdia. E a tradição colecionou sete obras de misericórdia corporais e sete obras de misericórdia espirituais. Você as conhece? No final do texto da Meditação de hoje, vou deixar a lista completa das obras de misericórdia. Dê uma olhadinha em www.padrejoaocarlos.com. Para quem recebe a Meditação pelos aplicativos, é só clicar no link que estamos enviando. Jesus nos quer misericordiosos, como ele.

Comunicando

Em nossa Associação Missionária Amanhecer (AMA),  dedicamos todo dia 15 a um Dia Missionário. O objetivo é manter o nosso coração missionário aquecido. Não podemos nos acomodar, nem nos omitir. Cada um pode fazer alguma coisa ou até muita coisa pela missão. Neste 15 de julho, vamos nos dedicar a uma tarde de adoração em nossa Capela (a Capela de N. Sra. Auxiliadora, em nossa sede) e ao lançamento de um whatsapp com assistente virtual: o 81 3224-9284. O convite pra você é duplo: fazer contato conosco através deste whatsapp 81 3224-9284 e associar-se também à AMA. O convite está valendo.

Um abençoado 15 de julho, preparando-nos para a festa de Nossa Senhora do Carmo!

Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





AS OBRAS DE MISERICÓRDIA



Há catorze Obras de Misericórdia: sete corporais e sete espirituais.

Obras de misericórdia corporais:

1) Dar de comer a que tem fome
2) Dar de beber a quem tem sede
3) Dar pousada aos peregrinos
4) Vestir os nus
5) Visitar os enfermos
6) Visitar os presos
7) Enterrar os mortos

Obras de misericórdia espirituais:

1) Ensinar os ignorantes
2) Dar bom conselho
3) Corrigir os que erram
4) Perdoar as injúrias
5) Consolar os tristes
6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
7) Rezar a Deus por vivos e defuntos

As Obras de misericórdia corporais encontram-se, na sua maioria, na lista enunciada pelo Senhor na descrição do Juízo Final.

A lista das obras de misericórdia espirituais tirou-a a Igreja de outros textos que se encontram ao longo da Bíblia e de atitudes e ensinamentos do próprio Cristo: o perdão, a correção fraterna, o consolo, suportar o sofrimento, etc.

19 comentários:

  1. Bom dia Pe.João Carlos! Obrigada Pe.João Carlos pelo seu empenho ,dedicação ao nos trazer a palavra de Deus diariamente! Obrigada pelos ensinamentos
    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  2. Senhor Deus Pai que nos ensinou a amar Jesus Cristo, tem misericórdia de nós que somos pecadores. Abençoe e guarde o vosso servo, Pe. João Carlos, que com sua inteligência nos ajuda, muito, incansavelmente, a caminhar com o vosso filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos Bom dia!
    Obrigada!Ao acordar todos os dias me sinto abençoada, pois o senhor me passa a palavra de Jesus de uma forma tão profunda que durante o dia a sua palavra repercurti na vida diária!
    Obrigada Padre João Carlos!
    É maravilhoso ouvir o senhor evangelizar!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!! Padre João Carlos. Que Jesus Cristo continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  5. Quero misericórdia não sacrifício.

    ResponderExcluir
  6. Juliana Sèca , Obrigada por me manter sempre na palavra do senhor 🙌

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos obrigada por suas palavras tão sábia que nós da força pra viver melhor em comunhão com Deus

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Padre João Carlos por suas meditações, sempre enriquece muito o meu dia!!!🙏😊

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  10. Deus é bom a todo tempo

    ResponderExcluir
  11. Deus é maravilhoso todas as horas.😍

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos Deus te abençoe grandemente peço oração pra mim e todos da minha família amém amém gratidão

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos! Peço oração pra mim e pra minha família 👪

    ResponderExcluir
  14. Ó Pastor de Israel, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Contudo, me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de viver na VOSSA presença, com fidelidade e probidade de coração, fazendo a VOSSA vontade. Me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, da obediência, da libertação, da contrição, da misericórdia, da proteção e da humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos! Muito obrigada, pelas suas homilias da palavra, sou muito grata. DEUS abençoe sempre a cada dia de sua vida. Amém...

    ResponderExcluir
  16. Oi padre João Carlos .sou uma filha de Deus .que amo as sua pregação sou grata por Ter Jesus sobre nossa casa .Deus te abençoe . Muito por esse Evangelho. Me chamo maria de Lourdes sou da cidade de Pilar do sul do interior de São Paulo passo as palavras para minha família e amigos Deus te abençoe. muito a sua missão. ?

    ResponderExcluir
  17. Que Deus o proteja, para vontinuar nos brindando com sua voz que tranquiliza , na transmissão do Evangelho

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos me faz bem ouvir suas e músicas Deus abençoe paz e bem 🕊️📖📿

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe João Carlos, com eu faço para receber as liturgia diária.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS