PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR NOS PEDE MUITO MAIS

O AMOR NOS PEDE MUITO MAIS



09 de junho de 2022

Quinta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”



MEDITAÇÃO


Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

O que seria aqui essa “justiça”? “A justiça de vocês” – “A justiça dos fariseus”. Na mentalidade do povo de Jesus, justo é quem pratica certinho a Lei. Justo é o praticante da Lei de Moisés. De José, esposo de Maria, por exemplo, se diz que ele era justo. Isto quer dizer que ele era um fiel cumpridor da Lei de Moisés.

O que seria essa “justiça dos fariseus”? O modo como eles pensavam que a pessoa agradava a Deus: no cumprimento exato dos preceitos. Eles eram cumpridores rigorosos da Lei, ao menos se tinha essa imagem deles. E eles cobravam do povo o fiel cumprimento de todas as normas, os mandamentos, as ordens como estavam nos livros de Moisés e na sua tradição. Além dos mandamentos e ordens que estão nas escrituras do antigo testamento, eles tinham criado centenas de outros.

A cobrança pelo cumprimento rigoroso das leis religiosas escritas e orais chegava a ser doentia. Você lembra como se aborreciam com Jesus, porque ele curava em dia de sábado. E ficavam bravos com os discípulos por bobagens: colher espigas em dia sábado, não lavar as mãos antes da refeição... O cumprimento da norma era tudo. Para eles, era isso que agradava a Deus. O cumprimento exato da Lei.

Jesus achou doentio aquele negócio de cobrança exagerada do cumprimento da Lei de Moisés. Primeiro, porque mais do que fazer coisas se trata de amar a Deus e agir com misericórdia para com o próximo. O amor é que nos move a praticar os mandamentos de Deus. Sem amor, fica tudo sem valor. Jesus chegou a lembrar um dos antigos profetas: “Quero a misericórdia, não os sacrifícios”. Segundo, porque muitas daquelas normas eram mandamentos humanos, isto é, eram expressão da vontade humana, não de Deus.

Vamos ver agora se dá para entender o que Jesus está dizendo no evangelho de hoje: “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”. Isso quer dizer que nós, os discípulos de Jesus, não devemos pensar e agir como os fariseus. Eles mediam as pessoas pelo cumprimento da Lei. Justo, santo, abençoado era quem praticasse a Lei, meticulosamente. Além disso, se limitavam a cumprir o que estava escrito ou dito na Lei. E Jesus queria e quer que nós, além de não colocarmos cargas exageradas nas costas dos outros, não nos limitemos apenas a cumprir a Lei. O amor nos faz ir muito mais além.

Assim, Jesus interpreta o mandamento “Não matar”, que é o quinto mandamento da Lei de Deus. Não é só não tirar a vida de uma pessoa. É também não difamá-la, não desprezá-la, não desconsiderá-la. Neste sentido, ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: vai a julgamento também quem se encolerizar com seu irmão, quem o chamar de ‘patife’, quem o qualificar de ‘tolo’”.




Guardando a mensagem

Os fariseus impuseram ao povo de Deus uma religião marcada pela prática da Lei, de mandamentos, de normas escritas e orais interpretadas por seus mestres. Isso sufocava as pessoas e marginalizava muita gente. Jesus lembrou que, antes de tudo, é necessário o amor: o amor a Deus e aos irmãos. É o amor que nos leva a observar os mandamentos de Deus. O que nos justifica diante de Deus não é o fiel cumprimento das normas. Fomos justificados pela morte redentora de Jesus. Assim, não podemos viver na mentalidade dos fariseus, resumindo a prática religiosa ao cumprimento de normas. O amor nos pede muito mais.

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. O teu evangelho é a proclamação do amor de Deus que se manifestou em tua vida, em tua morte e ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. E tu, Senhor, chamaste a atenção dos discípulos para se afastarem do modo de pensar dos fariseus. Eles julgavam que a pessoa era abençoada na medida em que cumpria a Lei de Moisés. Maior do que o cumprimento dos preceitos é o amor. Essa é a Lei. O amor nos leva mais longe, nos pede muito mais. E no fim, sabemos, que o que nos justifica não é termos feito o que estava prescrito, mas termos amado como tu nos amaste. O teu amor é o que nos justifica, nos redime. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda, depois de pensar um pouco: O que move você na prática religiosa: o preceito ou o amor?

Comunicando

Hoje é dia da Santa Missa, às 11 horas, e você pode nos acompanhar pelo rádio, pelo facebook ou pelo youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Anônimo9/6/22 04:48

    Padre João Carlos sua benção, a palavra de Deus lida e medida nos ajuda a viver uma vida de santidade, muito obrigado por tão ricas reflexões. Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/6/22 05:47

    Bom dia Padre João Carlos, a sua benção. Deus abençoe sua vida e que o Espírito Santo continue a te iluminar.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Que Deus nos abençoe. Que o Espírito Santo conduza nossas ações.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/6/22 06:41

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre amém que oespito santo ilumine e proteja sempre o senhor para nós evangelizar sempre amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/6/22 07:10

    Sua bênção padre! Como é gratificante as primeiras horas do dia órbita a palavra de Deus e ter a oportunidade de ter em mãos tão belíssima reflexão feita através de sua voz. Que o Espírito Santo o ilumine sempre mais. Muito obrigada pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  6. Lais lima leite guerreiro9/6/22 07:21

    Peço orações pra Paulo Roberto de Oliveira Lino fez uma cirurgia delicada na cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/6/22 07:48

    Padre, peço pelo papa, pelos bispos, padres, todo o clero, por aqueles que falei em orar por suas curas físicas e espirituais, pelas vocações e pelas almas do purgatório, obrigado

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/6/22 07:56

    Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor que o teu amor nos leve a uma vida de oração.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/6/22 08:06

    Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de todos os dias

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/6/22 08:12

    Obrigada Jesus pelo seu amor! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/6/22 08:15

    Bom dia padre João Carlos peço oração pela minha família Deus abençoe sempre ilumine com muita bençãos saúde paz nossa senhora de Fátima cubra com seu manto sagrado sempre

    ResponderExcluir
  12. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração por todos os desabrigados das chuvas em especial Peço pela mãe que perdeu seu filho de 13 anos que Jesus conforte o coração ❤ daquela mãe. Obrigada Padr pelas suas palavras tão edificante Deus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/6/22 08:54

    Pde João Carlos amo sua palavra, estou muito admirada dos seus ensinamentos,
    muito obrigada e que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/6/22 10:01

    Bom dia Pe João Carlos! Parabéns pelo seu níver! Que Deus lhe revigore as suas forças para bem viver feliz e continuar a sua missão como sacerdore, como cantor ou simplesmente como esse profeta amigo levando o evangelho a toda criatura. Te amamos Pe. João Carlos.um grande abraços. Marise e família de Piripiri/Piauí

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/6/22 11:50

    Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/6/22 13:18

    Boa tarde com amor e paz, Padre João Carlos . Deus te abençoe sempre ...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/6/22 15:48

    Padre João Carlos todo amor nos levar a Deus mais devemos ter o conhenhecimento e a sabedoria obg por suas palavras diárias amém Deus abençoe sempre por suas palavras.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/6/22 15:50

    Quero pedir hoje por mim por estou precisando de saúde sei que tem pessoas precisando mais do que Eu mais peço pelas minhas dores abdominais e no estomago amém

    ResponderExcluir
  19. Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por todas as graças que foram concedidas ao VOSSO povo. Contudo, me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, do perdão, do profetismo, da adoração, da reconciliação, da justiça e da VOSSA proteção. Me conceda a graça de vencer o sofrimento e o pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra. O amor a cima de tudo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS