PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA VISITA SOLIDÁRIA

UMA VISITA SOLIDÁRIA


31 de maio de 2022

Visitação de Nossa Senhora


EVANGELHO

Lc 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses

MEDITAÇÃO


Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Foi assim que Izabel mostrou a sua alegria ao receber Maria em sua casa. Aliás, tudo o que Izabel disse naquele encontro foi muito precioso, porque, diz o evangelho, ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que ela disse foi: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, louvação à Virgem que nós continuamos a fazer na Ave Maria.
Izabel tinha sido agraciada com a maternidade e já estava no sexto mês de gravidez. Ela estava vivendo dias de graça, de bênçãos. Depois de uma vida de humilhações pela esterilidade, já em idade avançada, estava gerando um filho anunciado pelo Anjo a Zacarias, seu esposo. Sua vida é, agora, uma emoção só. E com a chegada de Maria, ela se sente tomada de alegria, cheia do Espírito Santo, como diz o Evangelho.

Ao chegar, Maria lhe fez a saudação de praxe, o Shalom, a paz de Deus. E essa saudação provocou uma enorme alegria em Izabel e em sua criança que estremeceu em seu ventre. A visita de Maria não foi uma simples visita. Na Bíblia, o povo fala da intervenção salvadora de Deus como de uma visita. Quando Jesus esteve em Naim, e ressuscitou o filho da viúva, espalhou-se o comentário: “Deus visitou o seu povo”. Nesta visita de Maria, revela-se a visita de Deus. Ela leva a bênção de Deus, aliás, ela leva Deus mesmo, pois estava grávida de Jesus.

Maria foi à casa de Izabel, viajando de muito longe, para servir à sua prima idosa, naquela hora delicada de sua vida. Foi para oferecer sua companhia e seus préstimos, amparando a vida que estava chegando e a saúde de sua parente. Foi também levar o testemunho silencioso da obra de Deus em sua vida. E demorou-se por lá por três meses, os últimos meses de gravidez de Izabel até o parto. Talvez não haja nenhuma ligação, mas note que a visita de Jesus, isto é o seu ministério público, demorou três anos.

Como foi preciosa a visita da mãe do Senhor à família de Izabel. Ela não levou nenhum presente especial, a não ser o filho de Deus em suas primeiras semanas de gestação. Izabel reconheceu na visita de Maria uma graça especial de Deus, ficou radiante, sua criança pulou de alegria. Quem deu a Izabel o conhecimento de que Maria era a mãe do seu Senhor? O Espírito Santo. Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor.


Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a visita de tua mãe Maria à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do canto de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada, então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”. Queremos, hoje, Senhor, reconhecer, como Izabel, a graça de Deus que nos visita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer neste último dia de maio em homenagem a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa? Uma rosa para ela? A récita do terço? Uma mensagem a alguém necessitado de atenção? Como disse o poeta: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Comunicando

Quem sabe, neste encerramento do Mês de Maio, você queira rezar o Terço conosco, nos acompanhando pelo rádio. É só você baixar o aplicativo Rádio Amanhecer, no seu celular. O Terço começa às 18 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora sou muito devota de Nossa Senhora 🙏🌹🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, sou muito devota de Nossa Senhora, minha mainha Deus a levou para junto dele, ela era também muito devota de Nossa Senhora, ela nasceu e faleceu no mês mais bonito do ano, mês de maio, mês de Nossa Senhora, ainda estou sofrendo muito com a partida dela, aliás todos seus filhos e familiares, estou sentindo muito a falta dela, eu quem cuidava dela, sinto uma dor muito grande perder minha mainha, mais sei que ela cumpriu sua missão na terra, faleceu com seus 97 anos, e eu como filha cumpri meu dever de cuidar dela até o fim de sua vida agora ela está descansando ao lado do nosso Jesus Cristo, e Deus vai nos dá conforto, para superar sua ausência . Obrigada pelas suas meditações que recebo todos os dias, para poder comentar a minha saudade que sinto de minha mainha.

    ResponderExcluir
  3. Jonne Júnior31/5/22 05:29

    Paz e Bem oremos pelos afetados nessa enxente

    ResponderExcluir
  4. Obigado padre com as palavras q nos enrique com o espirito santo

    ResponderExcluir
  5. Quanta riqueza nesta reflexão. Bom dia, paz e bem.



    ResponderExcluir
  6. Paz e bem! Muito obrigada pela reflexão do dia a dia. O mês Mariano é muito importante pra nossa conversão

    ResponderExcluir
  7. Bom dia muito obrigada pela Evangelização 👏🙏🙏🙏🙏sinto a presença de Jesus em sua pessoa é o melhor Alimento do dia ouvir sua pregação e receber sua bênçãos Sacerdotal 🙏🙏🙏isso no encoraja pra vencer esse mundo que não é de Deus 😞😞🙏🙌obrigada por nos fortalecer na Fé

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Paz e paz.
    Que o Senhor Jesus abençoe nossos caminhos e abençoe infinitamente os que sofrem nessa tragédia das enchentes e Recife. Força, serenidade e muita fé para continuar vivendo......Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre,obrigado pela meditação da palavra, que o senhor lhe dê paz , saúde, muita saúde, abraço

    ResponderExcluir
  10. Salve Nossa Senhora, nossa protetora, junto a Jesus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe nossa senhora de Fátima cubra seu manto sagrado obrigado pela reflexão

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um abençoado dia a todos nós .

    ResponderExcluir
  13. Amém! Que Nossa Senhora nos abençoe! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. MARIA PASSE À FRENTE DE TODOS NOSSAS DIFICULDADES AMÉM

    ResponderExcluir
  15. Que Deus pai todo poderoso nos conceda a graça da saúde pela visita da Nossa Mãe Maria . Obrigada Padre Que Deus lhes muita luz no seu caminho.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Gessy pelo compartilhamento da palavra.

    ResponderExcluir
  18. Há várias rádios Renascer no play store... qual a frequência da usada pelo padre João Carlos?

    ResponderExcluir
  19. Hoje em especial estarei às 18 hora rezando o terço em agradecimento a virgem Maria por ter nós dado Jesus nosso salvador muito agradecido a todos da AMA uma abençoada tarde a todos

    ResponderExcluir
  20. Amem ❤️ ❤️

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus, que enriqueceis a VOSSA Igreja com os bens do Céu, eu LHE agradeço pela Solenidade da Visitação de Nossa Senhora. Todavia, me ajude seguir o caminho da alegria, da salvação, da fé, da caridade, da humildade, da misericórdia, da santificação, do amor, do serviço, do livramento, do desânimo e do santo temor. Me ajude vencer o mal e a soberba. Me ajude louvá-Lo e bendizê-Lo da melhor forma possível. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/6/22 00:10

    Antônio Ivonei Andrade sou muito grato a Deus em receber amensagem de Deus em minha casa através dos meios de comunicação a qual me fortalece todos os dias a palavra do santo Evangelho todos os dias

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1/6/22 03:34

    Bom dia Padre João Carlos, o meu muito obrigado pelas orações que recebo todos os dias no meu whatsapp que com a bençãos do Senhor me dá forças pra seguir em frente de muitas lutas e batalhas que venho enfrentando em minha jornada de vida Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1/6/22 05:54

    Padre João Carlos, acompanho seu trabalho de evangelização a alguns anos e percebo que fiquei mais atento as coisas de Deus e principalmente a minha Santa Devoção a Maria.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo1/6/22 05:59

    Bom dia padre João. Maria santíssima interceda ao seu filho Jesus por todos nós.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS