PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SOMOS DE CRISTO, SOMOS DE DEUS

SOMOS DE CRISTO, SOMOS DE DEUS




01 de junho de 2022

Sétima Semana da Páscoa

Dia de São Justino


EVANGELHO


Jo 17,1-11a

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

MEDITAÇÃO


Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.

No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de “a oração sacerdotal de Jesus”. E como foi a oração de Jesus naquele momento?

Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam ali. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”. Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. Aí Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’. E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. 

Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, naquela bela oração de despedida!


Guardando a mensagem

Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa! Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Nesta tua oração sacerdotal, nos sentimos todos incluídos e abraçados por tua preocupação, por teu carinho, por tua prece. É a oração de quem ama, de quem dá a vida pelos seus. Sabias bem, Senhor, que iríamos encontrar muitas dificuldades nesse mundo e que, por isso, precisaríamos da força de Deus. Continua, Senhor, orando por nós: para que não nos deixemos seduzir pelo mal da injustiça, da mentira, da violência. Ora por nós para que não cedamos à tentação da divisão, da indiferença e da incredulidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

À imitação de Jesus, pastor do rebanho, reze hoje, de maneira especial, em favor dos seus filhos, dos seus afilhados, dos seus netos, dos seus liderados, por aqueles sobre os quais você tem responsabilidade.

Comunicando

Estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos, com o tema “Vimos a sua estrela no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf. Mateus 2,2)

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. .Bom dia padre João Carlos! Como é gratificante, receber a palavra de Deus, que o Senhor nos envia,assim me fortaleço na fé. Obrigada .Sou Telma Salgado de Fortaleza Ceará

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/6/22 02:42

    Isabel Canhanga, Padre muito obrigada por seu trabalho, ajuda_me a compreender melhor está linda palavra de amor e paz. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/6/22 04:33

    Caro Pe João Carlos. Agradeço pelo Evangelho do dia partilhado. Me ajuda na minha reflexão e meditação. Sempre partilho com os demais o Evangelho.
    Sou Frei João Carlos, OSM e Missionário em Moçambique.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Jonne Junior1/6/22 05:15

    Paz e Bem. Que possamos em momentos fazermos um silêncio pra ouvir a Deus

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/6/22 05:49

    Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por tudo pela oração que mim mandar todos os dias muitas saúde prá todos nós e paz amém 🙌🙏 mandei oração pra mim e minha família 🙏 sua benção

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/6/22 06:15

    Bom dia padre João. Que Jesus te ilumine obrigada pela palavra coloco tudo nas mãos do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/6/22 07:01

    Amém padre João Carlos bom dia padre, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor precisamos da tua força para seguirmos em frente.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/6/22 07:19

    Amém! A minha vida pertence ao Senhor. Peço pelos meus sobrinhos, afilhados e pelas crianças da catequese. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Precisamos da palavra de Deus para nos renovar.Obrigada padre José Carlos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/6/22 07:47

    Bom dia!, Querido padre J.C , sua benção! Agradeço pela linda meditação de todos os dias, que me faz rezar mais e melhor, fortalece minha fé! Peço pelos nossos filhos, afilhados e pelos jovens que voltem a fé em Deus que creiam no evangelho e amor de Deus por todos nós! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos sua benção e obrigado pelas orações e meditações. Que Jesus, María e José estejam sempre com o Senhor!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/6/22 08:04

    Bom dia padre João Carlos Rosa Maria de Caucaia ceará obrigado pela palavra ajudar senhor ouvir palavra ensilecio para entender senhor Jesus mas aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que lindo o evangelho de hoje que grande amor Jesus tem por nós temos que seguir seu exemplo 🙏🏼peço oração pra minhas filhas Karina e keyla e meus netos Miguel 12 anos Bernardo que vai completar 6 anos esse mês Benjamin 2 anos e Giovanni 1Aninho e 7 meses e a minha caçulinha 3 meses de vida Giovanna minhas riquezas que recebi do senhor Jesus 🙌 obrigada Padre Deus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/6/22 09:05

    Bom dia. O Senhor nos dê a sua graça e sua bênção de Unidade nesta Semana.
    Quanto às perguntas: O que dizer e o que fazer diante da situação de sofrimento pelas chuvas em PE, eu teria muito o que dizer. E o povo, especialmente os mais sofridos, nos diz muito bem, especialmente num ano de eleições, como percebemos. Moro em Limoeiro sou Timbaubense, cidade que está em situação de calamidade pela enchente do Rio Capibaribe. Muito grata. Sou da Congregação Franciscana de Maristella .

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/6/22 09:06

    Bom dia. Alguém poderia me passar o link do grupo do whatsapp pra receber as meditações matinais diárias por favor

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/6/22 09:57

    Como cadastrar meu celular?
    91 984863334

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/6/22 12:49

    Boa-tarde padre João carlos sua benção peço oraçoēs e proteção livramentos pra meus filhos por minha saúde física e espiritual e por um emprego Amém!🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/6/22 15:49

    Muito bom receber as suas homilias padre, nos esclarece, obrigado🙏

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/6/22 17:19

    Boa noite Padre João, obrigado por partilhar essa palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, pois ela salva e sinto-me assim "Fortalecido"

    ResponderExcluir
  20. Senhor, Deus Altíssimo, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Entretanto, me conceda a graça de cuidar do VOSSO povo. Me conceda a graça de ser fiel ao Espírito Santo. Me conceda a graça de vencer o pecado, os lobos ferozes, as doutrinas perversas e a cobiça. Me conceda a graça de seguir o caminho do apostolado, do trabalho honesto, da verdade, da consagração, da adoração, da salvação, da oração, da alegria, da união, da caridade, da partilha e da santificação. Me conceda a graça de interceder pelas pessoas. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS