PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONFIAR EM DEUS

CONFIAR EM DEUS


30 de maio de 2022

Sétima Semana da Páscoa

EVANGELHO

Jo 16,29-33

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

MEDITAÇÃO


No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.

É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.

Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: nos oferece a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, nós o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus.


Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições, pandemia... Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Certamente, há alguém que você conhece que está atravessando uma fase difícil em sua vida. Compartilhe essa palavra com essa pessoa e reze por ela.

Comunicando

De coração, quero agradecer a você que participou da campanha solidária convocada pelos Salesianos do Nordeste. Nossa ajuda é, antes de tudo, manifestação de amor e solidariedade às famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que ocasionaram uma tragédia na área metropolitana do Recife. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

20 comentários:

  1. Jonne Júnior30/5/22 06:36

    Paz e Bem. Que Deus possa fortalecer a cada dia o Senhor Pe. JC com esse trabalho no combate às enchentes.

    ResponderExcluir
  2. Jonne Junior30/5/22 06:40

    Peço orações e agradeço por minha visita a Brasília e tá visitando minha antiga moradia, meus amigos, familiares e a homenagem pelas 200 LIVEs no meu canal do YouTube Djr Jonne Júnior.

    ResponderExcluir
  3. O que marcou me marcou no mês de maio:a graça de um trabalho para meu marido.Foram pedidos de coração ajoelhado na fé.Gratidão sempre meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. AMEM MEU JESUS OBRIGADO POR ESTA SEMPRE AO MEU LANDO NESTA CAMINHA QUE É O SENHOR NA TUA FÉ NA PAZ E LUIS GRANDE E DEUS NA MINHA VIDA AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Confiar em Deus... Ele nos dará saúde e paz. Tenha uma Semana repleta do amor de Deus na sua vida e no seu coração

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia padre, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. uma abençoada semana pra todos nós

    ResponderExcluir
  7. Paz e bem pe. João...que Deus sempre guie seus passos, que Nossa Mãe amabilíssima esteja a sua frente, lhe protegendo. Sua missão é linda e concerteza agrada o coração do Pai. Obrigada por nos ajudar a entender a Palavra Sagrada todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos obrigado pela meditação todos dias Rosa Maria só bençãos obrigado pai está sempre nosso lado agente que não sabe reconhecer maravilhoso está em comunhão com senhor

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada meu Deus! Por tudo que tem feito na minha vida e na da minha família
    DEUS é amor!💖🔥💖💖💖

    ResponderExcluir
  10. Amém sua benção Padre João Carlos. Peço oração pra todas pessoas que foram vítimas das enchentes, peço oração também pra 2 crianças que estão doentes Marina 10 meses que estar com uma infecção viral e é a outra com pneumonia Leilane com 1 aninho que Jesus a abençoe e nossa senhora passe a frente. Obrigada Padre João Carlos PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  11. Amém! Obrigada Jesus! 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Amém obrigado

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 30/05/2022 12:49 boa tarde padre João mesmo com problema na visão todos os dias acompanho o terço Marianoas18:00! as 18:

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Padre por trazer a palavra diária do santo Evangelho. Hoje particularmente eu estou passando por tribulações e ouvir sua homilia acalmou meu coração 🙏

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Jesus eu confio em vós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá padre João que bela homilia. Jesus tenha compaixão de tantos sofrimento do nossos irmãos.

      Excluir
  16. Pai Santo, que nunca deixa uma única prece sem ser atendida, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Contudo, me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine receber os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ensine seguir o caminho do profetismo, da paz, da coragem, da fé e da conversão. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine evangelizar com sabedoria. Me ensine vencer as tribulações. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito nossa senhora Auxiliadora cobrar de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/6/22 10:35

    Eu QUERIA MUITO RECEBER TODO DIA UMA MEDITAÇÃO DO SENHOR OBG

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS