PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O PÃO DA VIDA

JESUS É O PÃO DA VIDA




05 de maio de 2022

3ª Semana da Páscoa


EVANGELHO

Jo 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.



MEDITAÇÃO

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

Esse capítulo 6 de São João é uma bela catequese de Jesus sobre a Eucaristia. O povo que o rodeava depois da multiplicação dos pães e nós hoje também, todos precisamos dessa catequese. Só assim poderemos viver melhor o sacramento da Eucaristia, que ele celebrou na última ceia.

Pão é uma representação universal do alimento, de tudo que precisamos para viver. E Jesus, na sua catequese ao povo, em Cafarnaum, se compara com o pão. “Eu sou o pão da vida”. E retoma aquela imagem do Antigo Testamento, o maná. No deserto, quando caminhava para a terra prometida, o povo de Deus foi alimentado pelo maná. Era o pão descido do céu. O verdadeiro pão descido do céu, esse sim, é um pão que garante a vida eterna. Quem dele come, vence a morte. Esse pão é o próprio Jesus. ‘Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo’.

A Eucaristia, nos ensina a Igreja, é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo (Catecismo da Igereja Católica 1409). Jesus se ofereceu por nós, em sacrifício. Ele se deu por nós. Na ceia com os discípulos, ele fez a oferta de si mesmo a Deus. Na cruz, ele realizou essa oferta de sua vida. A Missa torna presente o sacrifício da cruz que foi oferecido uma única vez, em favor da humanidade.

E Jesus nos une ao seu sacrifício. Nós nos unimos a ele pela fé, pela escuta de sua palavra, pela comunhão no seu sacrifício. Na Missa, unimos nossos sofrimentos, nossas dores com a dele. Estamos unidos com ele na oferta de sua vida. Estamos unidos com ele nos frutos de sua morte e ressurreição.

A ceia de páscoa com os discípulos foi também um grande louvor a Deus: pelos dons da criação, pela história da salvação, pela entrega obediente de Jesus. A missa é uma grande ação de graças, um grande louvor. A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças. E, com Jesus, damos graças a Deus pela criação, pela redenção, pela santificação, pela obra maravilhosa de Deus entre nós. Louvamos a Deus, particularmente, pela morte e ressurreição de Jesus.

É assim que, começamos a compreender melhor o que ele disse ao povo: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para vida do mundo”.


Guardando a mensagem

O sacrifício de Jesus na cruz e a sua ressurreição nos trouxeram vida, alcançando-nos o perdão dos nossos pecados e a vida nova de filhos de Deus. O sacrifício foi o oferecimento de sua vida. Carne e sangue representam a sua vida humana sacrificada. Na última ceia, Jesus antecipou sua oferta na cruz, celebrando a ceia da páscoa com os seus discípulos. Foi na ceia que ele tomou o pão e o vinho e disse aos discípulos que comessem e bebessem deles, pois era o seu corpo entregue e o seu sangue derramado. E pediu aos discípulos: “Façam isso em memória de mim”. A Missa é o memorial de sua morte e de sua ressurreição. Nela, continuamos a apresentar ao Pai a oferta de Jesus em sua cruz. Nela, entramos em profunda comunhão com ele, escutando sua palavra e comungando no seu corpo e no seu sangue. A Missa é o grande louvor que elevamos a Deus, por Cristo, com Cristo e em Cristo.

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
quando a comunidade cristã, a Igreja, se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, estás presente e ages entre nós: na assembleia dos irmãos, na palavra proclamada, no ministro que te representa e, de maneira muito especial, no sacramento do pão e do vinho consagrados. E, nós, Senhor, nesta ceia santa, estamos unidos a ti. E é por ti que sobem ao Pai os nossos louvores, a nossa confissão de fé, a nossa intercessão pelas necessidades da Igreja e do mundo. E de novo, pelas mãos da Igreja, te ofereces pela salvação de todos. E por teu intermédio, descem tantas bênçãos e graças do céu em nossas vidas! Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Participe da Santa Missa que celebro hoje, às 11 horas da manhã, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. O formulário para você colocar as suas intenções para a Missa está no final do texto da Meditação, no Blog. É só seguir o link.
 
Comunicando

No próximo sábado, em São Paulo, na Catedral da Sé, vou celebrar a Missa de Páscoa de associados e ouvintes do nosso programa na Rádio 9 de julho. A Missa vai ser ao meio dia.

Segunda-feira que vem, no Recife, teremos o Encontro dos Ouvintes, na Basílica do Carmo, com a Santa Missa às 11 horas. No encontro, haverá uma homenagem especial às mães. Nesta segunda, no Recife, às 11 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Anônimo4/5/22 20:42

    Como receber o evangelho todos os dias via ZAP eu tinha e sem querer foi deletado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurélio5/5/22 03:12

      Para você receber diariamente no celular a meditação da palavra do Senhor com o padre João Carlos, basta clicar no link abaixo apresentado e se inscrever no grupo do WhatsApp denominado Canal da Meditação. O atalho da internet para a inscrição também pode ser enviado ou compartilhado com outras pessoas. Acesse então o seguinte link para entrar no grupo de meditação do padre João Carlos:
      http://bit.ly/canal75

      Excluir
    2. Anônimo5/5/22 07:19

      Eu assisto o padre João Carlos todos os dias é muito bom ter ele em nossa casa que Deus abençoe ele e todos os outros padres que também entra em nossas casas obrigado senhor por conceder esses pastores que entra em nossas vidas amém

      Excluir
  2. Anônimo5/5/22 01:31

    Todas as manhãs leio o evangelho e ouço a meditação juntamente com meu esposo. Encaminho para minhas filhas e colaboradoras. Deus seja louvado! Agradeço e rogo bençãos divinas para vc padre João Carlos e para o padre Sebastião que me incluiu nesse grupo de WhatsApp qdo esteve em Boa Vista /RR. Gratidão por esta divina iniciativa que alimenta nossa alma diariamente. 🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/5/22 03:21

    Meu Deus me ajude a sair da situação financeira que estou passando

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/5/22 05:13

    Deus abençoe Deus proteja padre são vitoriosas palavras para nosso coração, peço oração

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/5/22 06:15

    Bom dia, me chamo Sérgio de Santa Catarina, venho aqui pedir proteção e Saúde, pra mim e toda minha família, em especial minha irmã que será submetida a uma cirurgia para retirada de um tumor no Útero, que o Senhor seja o médico dos médicos. Venho pedir também uma solução pro meu problema financeiro, que eu consiga quitar todos os meus empréstimos. Amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/5/22 06:57

    Bom dia me chamo Zeni. Venho aqui pedir oração para meu filho que está desempregado.o nome dele e Ednardo lopes reis

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/5/22 06:59

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/5/22 07:02

    Bom dia, me chamo Maria das Graças, moro em Fortaleza, assisto pela Rádio Dom Bosco, recebo as meditações.
    Peço orações pelas jovens Nanda Oliveira e Sofia, e pela paz mundial.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/5/22 07:03

    Bom dia Padre João Carlos.
    JESUS é o pão da vida.
    Uma abençoada quinta-feira à todos , com saúde e paz neste dia lindo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/5/22 07:48

    Mi chamo Adelaide Ribeiro neste momento pesso oração pôr minha familha Márcia quê vai Faser sirugia dêum mioma pesso ão senhor quê interceda junto à Jesus Cristo pôr ela

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/5/22 07:49

    Bom dia, gosto muito de ouvir sua pregação, gostaria de lhe pedir suas orações pela minha saúde, a saúde de todos os enfermos, pelo papa bispos padr3s, todo o clero da san5a igreja, pelas almas, pelas vocações, por aqueles que prometi orar, peço mais uma vez pela minha cura e que o senhor aumente mais ainda nossa fé, abraço, obrigado

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/5/22 08:01

    Lu, oração para toda minha família .

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/5/22 08:02

    Quero uma oração para tirar esse medo que fica atormentando os meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  14. Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/5/22 08:17

    Eh uma benção ouvir logo ao amanhecer o Evangelho proclamado pelo Padre João Carlos tenho uma admiração profunda por pela maneira simples que cativa todos a ouvir seus ensinamentos , Deus abençoe e proteja ele sempre
    Graça Assis peço orações pelainha saúde e de meu esposo

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/5/22 08:30

    A bênção padreJoaoCralos O Evangelhos de Deus Quer o Senhor Passa Pra Mim E Todos os irmãos De nós leva A Participar A Santidade que Jesus Quer A nossa Conversão Maravilhoso Nós Acrescentar. A lma. Obrigada Deus Nos Abençoe!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/5/22 08:32

    Orações a Todos os meus irmãos e Famílias . Do Mundo! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/5/22 08:36

    Amém! Obrigada Jesus pela vida! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/5/22 09:23

    Sua bênção padre peço oração para a saúde de meu irmão José Rodrigues Chaves e para saúde de minha irmã Nely Rodrigues da Silva e peço oração para um prosseso de aposentadoria q está na justiça que Jesus faça sua obra em minha vida amém sou de laranjal paulista interior de São Paulo eu escutou o senhor todos os dia Deus lhe abençoa sempre

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/5/22 09:24

    Meu nome é nair Rodrigues Chaves dos Santos

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/5/22 09:26

    Peço ao Senhor Jesus a cura do câncer que tenho com metástases

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/5/22 09:27

    Peço pela aprovação da minha filha no concurso público Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/5/22 09:30

    Meu nome é Sidney sou de campinas, pesso ó meu deus sair dessa situação financeira tão ruim, obrigado

    ResponderExcluir
  24. Carlos de Petrópolis5/5/22 10:51

    Senhor Jesus Cristo, aumente a minha fé, e peço perdão por todos os meus pecados, sou fraco e pecador.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/5/22 10:58

    Senhor Jesus nunca me deixe enfraquecer na fé, meu glorioso Jesus providência a minha situação de mudança em todos os sentidos. Amém meu Jesus

    ResponderExcluir
  26. Senhor da vida, eu LHE agradeço por ser batizado. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, do profetismo, do Espírito Santo, da alegria, da escuta, da evangelização, da fé e da ressurreição. Me conceda a graça de vencer a humilhação. Me conceda a graça de fazer boas comunhões. Isso eu LHE peço por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado Padre JC por toda dedicação de nos ensinar a palavra de Deus amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS