PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A QUEM IREMOS, SENHOR?

A QUEM IREMOS, SENHOR?




07 de maio de 2022

3ª Semana da Páscoa


EVANGELHO


Jo 6,60-69

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.



MEDITAÇÃO


A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

Estamos terminando a leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João. Nesta passagem, Jesus falou de si e da realização de sua missão com as imagens do maná e do cordeiro sacrificado na páscoa. O maná foi já uma preparação para a revelação do verdadeiro pão do céu. Jesus é que é o verdadeiro pão descido do céu para alimentar o seu povo. A páscoa celebrada na saída do Egito é uma imagem da páscoa definitiva, no sangue do cordeiro de Deus. Jesus é o verdadeiro cordeiro oferecido em sacrifício, verdadeiro alimento dos que circundam a mesa da páscoa.

Por um lado, Jesus reafirma a sua decisão de se entregar pelos seus, enfrentando a morte de cruz. Por outro lado, celebra, com os seus discípulos, esta sua entrega radical na ceia pascal. A ceia torna-se o memorial de sua paixão, morte e ressurreição. Ali se atualiza essa entrega fiel de Jesus, na cruz. A morte é celebrada como expressão maior de seu amor. E a sua ressurreição como a resposta amorosa do Pai, aprovando o sacrifício do filho e dando vida nova a todos os que crerem nele.

Diante dessa revelação de Jesus – vai sofrer, vai morrer, vai dar a vida – muitos dos seus seguidores entraram em crise. Ninguém quer saber de perseguição, de fracasso, de morte. Está escrito: “A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”.

Mesmo diante da deserção de muitos discípulos, Jesus não amenizou o seu discurso. Sim, ele daria a sua vida pelos seus: sua carne e seu sangue, sua vida humana. Ele é o cordeiro da páscoa. Ter parte com ele é acolher o seu sacrifício. Comer o pão na sua mesa, comungar, é entrar em profunda sintonia com ele, acolhendo o modo como ele redime a humanidade, dando a sua vida pelos pecadores. Ele é o alimento que sustenta e comunica a vida de Deus, a vida eterna.



Guardando a mensagem

Muita gente não largou ainda a ideia de um messias poderoso que impõe o seu reinado com a força de Deus. Jesus escolheu outro caminho para realizar a sua missão, ele escolheu o caminho do esvaziamento, da solidariedade com os sofredores, do aparente fracasso da morte de cruz. O seu abaixamento como servo, a sua renúncia à grandeza humana continuam desiludindo muita gente, que se afasta, que se desinteressa ou que não mergulha no sentido da ceia do Senhor, a Santa Missa. A Missa é a ceia de páscoa onde Jesus de novo, como servo, purifica os seus discípulos, lavando os seus pés. Sua morte nos lava do pecado. A Missa é a ceia de páscoa onde o cordeiro imolado é o alimento do povo que vive em aliança com Deus e em comunhão com os seus semelhantes.

A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
diante da desistência de muitos discípulos, do estranhamento de outros, perguntaste aos doze: “Vocês também querem ir embora?”. Esta é a mesma pergunta que nos fazes hoje. “Não, Senhor, não vamos embora, nós queremos ficar. Nós cremos no teu sacrifício redentor na cruz, renovado em cada celebração eucarística. Nós cremos na tua ressurreição gloriosa, pela qual nos deste a vida nova. Nós cremos que estás realmente presente - em corpo, sangue, alma e divindade – no pão e no vinho consagrados, como disseste, para nos alimentar e nos fortalecer no caminho do Reino. Na Santa Missa, anunciamos a tua morte e proclamamos a tua ressurreição, enquanto aguardamos a tua nova vinda. Hoje, dizemos como Pedro, “Aonde nós iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Amém.


Vivendo a palavra

Aproveite o dia de hoje para preparar-se bem para o dia do Senhor. Planeje o seu domingo como dia do ressuscitado, da comunidade que celebra, da família que se encontra e festeja a vida que é dom de Deus. A Missa é o centro do nosso dia. É o coração do nosso domingo. E amanhã, com o Domingo do Bom Pastor, teremos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Comunicando

É hoje a Missa de Páscoa com associados e ouvintes da Rádio 9 de julho, na Catedral da Sé, ao meio dia. Reze por este nosso encontro.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Anônimo7/5/22 02:29

    Padre João Carlos que seu final de semana seja abençoado e iluminado que o dia de hoje seja maravilhoso na sua missão a celebração que o senhor vai realizar que papai do céu te abençoe sempre e nossa senhora
    auxiliadora envolve o senhor no seu
    caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Sim padre João Carlos , iremos a Santa missa é um momento mais
    sublime louvar, agradecer e adorar a Deus, quão grande ser nosso amor por Ele em resposta a seu amor.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um maravilhoso e abençoado final de semana pra todos nós



    ResponderExcluir
  2. Hélia Pimentel7/5/22 03:42

    Gratidão Senhor Padre pelos seus áudios. Eles chegam todas as manhãs no meu whatsapp, em Angola, por via de uma amiga.
    Confesso que, com o corre e corre da vida, ando distante do Senhor, mas estes áudios já me colocam mais próxima da palavra. Também vou voltar a frequentar a missa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/5/22 05:16

    A tua benção Pe. João Carlos sou José Inácio, tenho a graça de fazer parte da Paróquia Santa Terezinha do Jesus, moro em Araraquara interior de São Paulo. Recebo todos os dias , por meio do Diácono João Moreira está belíssima homelia. No momento passo para mais 08 pessoa

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/5/22 07:00

    Amém! Amém! Honra e glórias ao Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/5/22 07:00

    Deus nus abençoe com muita saúde e paz Amém 🙌

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/5/22 07:15

    AMEM MEU JESUS GRÃTIDA GLÓRIA A TE MEU PAI SEMPRE EM TUA PRESENCA EU QUERO ESTA AO TEUS LADO MEU SALVADOR VEM MEU SENHOR JESUS CUIDA DAS TUAS OVELHAS QUE TEM AMA AMEM

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/5/22 07:32

    Bom dia padre Carlos moro no Rio de Janeiro ouça sua palavra todos os dias através de um grupo que um irmãozinho se prontifica enviar essa mensagem todos os dias através dele Fiquei conhecendo seu trabalho de evangelização para que Deus te proteja te dê forças para continuar essa sua jornada.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/5/22 07:35

    Bom dia, Pe. João Carlos!
    Deus abençoe a sua vida e o proteja de todos os males.
    Sua bênção, padre é muito especial pra todos nós - abençoe Pé. João!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/5/22 07:52

    Amém! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/5/22 07:56

    Amém senhor seja louvado

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/5/22 08:01

    Bom dia padre João Carlos eu agradeço por o senhor mandar o evangelho dos os dias pra mim obrigada que Deus abençoe e proteja sempre 🙏❤️😍

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/5/22 08:56

    Desejo receber a meditação

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/5/22 09:31

    Bom dia padre João Carlos Rosa Maria minha benção padre João Carlos Deus abençoe sempre ilumine nossa senhora de Fátima proteja sempre com muita bençãos

    ResponderExcluir
  14. Aurélio7/5/22 09:43

    Para você receber diariamente no celular a meditação da palavra do Senhor com o padre João Carlos, solicite pelo WhatsApp através do número 8132249284 ou utilize o link da internet do grupo Canal da Meditação em http://bit.ly/canal75 .

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/5/22 10:01

    Padre João Carlos, eu e minha família agradecemos por nos orientar diariamente e fortalecer a nossa fé, que Deus abençoe o senhor e sua equipe.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/5/22 13:24

    Padre João Carlos há pouco tempo tive a FELICIDADE, ALEGRIA, BÊNÇÃO e HONRA de todos os dias compartilhar com meus amigos, parentes o evangelho de JESUS CRISTO e com ele a MEDITAÇÃO DA PALAVRA, através do ZAP e FACEBOOK, tenho certeza que tenho feito a alegria deles. Obrigado por essa graça e oportunidade ímpar. Que o SENHOR o abençoe. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/5/22 14:52

    Gostaria de ficar recebendo pelo meu ZAP o evangelho como vinha recebendo sempre . Acho que deletei sem querer. 81 99197-1487

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/5/22 14:54

    Boa tarde Padre gostaria de ficar recebendo Meditação da palavra todos os dias via ZAP 81 99197-1487

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus invisível e todo-poderoso, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude seguir o caminho das boas obras, da adoração, da oração, da fé, da conversão, da caridade, da paz, da fidelidade, da santificação, do discípulo missionário e do santo temor. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude evitar a murmuração e o escândalo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/5/22 23:20

    Amém Deus te ilumine sempre padre João Carlos agradeço muito por suas palavras maravilhosas fica com Deus Nilza Maria de jardim paulista pe boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS