PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ASCENSÃO DO SENHOR

A ASCENSÃO DO SENHOR





29 de maio de 2022

Solenidade da Ascensão do Senhor



EVANGELHO


Lc 24,46-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.



MEDITAÇÃO

Vocês serão testemunhas de tudo isso (Lc 24, 48)

Este é o domingo da ascensão de Jesus ao céu. A ascensão é o coroamento de toda sua vida e sua obra: vida, paixão, morte e ressurreição. Pela ascensão, o vemos entrando na glória de Deus, inserindo-se definitivamente em Deus. E lá se foi ele com a nossa humanidade. Sempre foi o filho, no seio da Trindade. Mas, agora, é também um de nós, filho da nossa humanidade. O primeiro de todos nós, vencedor do mal, do pecado e da morte. Foi à nossa frente e vai nos preparar um lugar para estarmos sempre com ele. Os discípulos, no monte, ficaram olhando para o alto, absortos com esse mistério tão grande. Jesus está em Deus.

Antes dessa partida, Jesus tinha instruído os discípulos. Duas coisas importantíssimas ele explicou. A primeira: Nele, estava todo o cumprimento das Escrituras Sagradas. Como eles diziam “a lei, os profetas, os salmos”, tudo apontava para ele que veio anunciar o reino de Deus. Na sua paixão, morte e ressurreição estava o cumprimento de todas as promessas aos antigos. E a segunda: Voltando, ele enviaria o Espírito Santo, a força do alto que seria derramada sobre eles. O Espírito, que vinha da parte do Pai e dele, os ajudaria a entender o seu legado e a ser fieis à grande tarefa que ele lhes deixaria.

A grande tarefa seria a continuação de sua missão. Eles seriam suas testemunhas. Falariam a todos sobre sua vida e seus ensinamentos, anunciando a conversão e o perdão dos pecados no seu nome. Começariam isso por Jerusalém. Foi ali que Jesus concluiu a sua parte. Ali, começaria a deles. Em pouco tempo, receberiam o mesmo Espírito que conduziu Jesus em sua vida missionária.

Nesse ano, nós estamos lendo o evangelho de São Lucas. A ascensão é o finalzinho do seu evangelho. A mesma cena é o início do segundo livro de Lucas, os Atos dos Apóstolos. Ali, fica bem claro: a missão de Jesus continua pelas mãos dos seus discípulos, de suas comunidades. Revestidos pela força do Espírito Santo, apóstolos, pregadores, comunidades, mesmo enfrentando problemas e dificuldades, eles continuaram a presença redentora de Jesus.

A ascensão não é a ausência de Jesus. Certo, não está mais presente fisicamente. Mas, é uma nova forma de estar presente. É ele quem anuncia o Reino, quem vai atrás da ovelha perdida, quem purifica o leproso, quem redime os pecadores. Agora, ele age por meio de seus discípulos, de suas comunidades, de sua Igreja, o seu corpo. A sua presença é obra do Espírito Santo na vida e na missão dos que o amam e guardam a sua palavra. Depois de dar aos discípulos o mandato de realizar a missão pelo mundo todo, ele fez uma promessa: “Eis que estarei com vocês, todos os dias, até a consumação dos séculos”. A ascensão é uma nova e eficiente forma dele estar presente.


Guardando a mensagem

Jesus despediu-se dos seus discípulos e foi elevado ao céu. É lá onde Jesus agora está, sentado à direita do Pai. Pela ascensão, entrou definitivamente na esfera de Deus, levando consigo a nossa humanidade. Agora, sabemos: é lá também o nosso lugar. O coroamento de nossa vida será também o nosso ingresso definitivo em Deus. Mas, estar na glória de Deus não quer dizer que Jesus esteja ausente. Pelo contrário, pela ascensão ele está entre nós de uma maneira nova e surpreendente. E isso é possível pela atuação do Espírito Santo que ele derramou sobre nós, com o qual fomos batizados. Revestidos do Espírito Santo, agimos, agora, em seu nome, isto é, em comunhão com ele. Reeditamos os seus gestos de amor pelos irmãos, de inclusão dos desprezados, de defesa dos injustiçados. A todos, com nossa palavra e nossas atitudes, falamos de sua dignidade de filhos de Deus e do grande sonho da fraternidade neste mundo. Em seu nome, abençoamos. Em seu nome, convidamos o filho pródigo à conversão. Em seu nome, os irmãos são perdoados e nos alimentamos do pão de sua Palavra e de sua presença sacramental na Eucaristia. Ele está presente. Ele está no meio de nós.

Vocês serão testemunhas de tudo isso (Lc 24, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, celebramos a tua ascensão ao céu e a entrega da missão à tua comunidade de discípulos, a Igreja. Nesta oportunidade, estamos sintonizados com o 56º Dia Mundial das Comunicações, com o tema "Escutar com o ouvido do coração". 
E os meios de comunicação social são uma grande oportunidade para anunciarmos o teu evangelho a toda criatura, levando a missão até os confins da terra. O teu Santo Espírito continua nos ajudando a viver em missão, com criatividade, ousadia, espírito missionário e com o teu mesmo amor pelos pequenos e sofredores. Seja bendito o teu santo, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

“Ele está no meio de nós” – é a resposta que damos na Missa. Seja a sua prece hoje, muitas vezes, durante a sua jornada. “Ele está no meio de nós”.

Comunicando

A área metropolitana do Recife, onde me encontro, está passando por fortes chuvas, com alagamentos, deslizamentos de barreiras e, infelizmente, muitas mortes. Em resposta a esta emergência, os Salesianos do Nordeste, em sintonia com as ações da Arquidiocese, estão em campanha de solidariedade pelas vítimas das chuvas e da pobreza. Se puder, participe da campanha. Estou lhe enviando as informações.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏Que ele esteja no meio de nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite padre João Carlos! Que o Senhor vos abençoe, e vos guarde, que ele permaneça junto a vós, e vos de a paz! Que ele esteja sempre ao seu lado vos guiando, e protegendo de todo o Mal! Assim seja! Eu amo ouvir suas orações!

      Excluir
  2. JESUS ESTA NO MEIO DE NOS BEM PRESENTE DE DEUS OBRIGANDO SENHOR POR TUDO QUE EU TEM NA MINHA VIDA TE AMO E EU CREIO AMEM GLÓRIA A DEUS GRATIDÃO AMEM

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia padre, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um feliz e abençoado domingo do senhor a todos nós. Nós nunca esqueçamos que jesus está sempre no meio de nós.

    ResponderExcluir
  4. Amém com saúde e paz para você neste dia. Bom dia Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre sua benção. Senhor Jesus tenha misericórdia de todos nós. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos ele está no meio de nós presente sempre conosco

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre! O Senhor sempre estará no meio de nós, amém

    ResponderExcluir
  8. Leio sempre que.posso adoro ler suas mensagens

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Sua benção padre.
    Obrigada Senhor Deus, por mais uma semana.
    Um bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  10. Deus o abençoe Pe João. És uma benção em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. O Senhor sempre seja essa fonte inspiração.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos obrigado por nos transformar e nos transmitir com sabedoria Divina a palavra de Deus Jesus Cristo
    🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  13. As palavras do Senhor sempre estará em nossas mentes. Amém

    ResponderExcluir
  14. Que Jesus esteja sempre no meio de nós.

    ResponderExcluir
  15. "ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS" Padre João Carlos Ribeiro, Sdb. Muito linda a Meditação e a Reflexão do Evangelho do dia de hoje!

    ResponderExcluir
  16. Deus da paz e do amor, eu LHE agradeço por ser batizado. No entanto, me conceda a graça de fazer boas obras. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria. Me conceda a graça de ser instruído pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de seguir o caminho do apostolado, do perdão, da adoração, da alegria, da conversão, da santificação, da herança eterna, da luz, da bênção e da sabedoria. Me conceda a graça de testemunhar o evangelho. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de ser revestido da força do alto. Me conceda a graça de bendizê-Lo com humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS