PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ CONHECE ESSA MULHER PECADORA?

VOCÊ CONHECE ESSA MULHER PECADORA?




03 de abril de 2022

5º Domingo da Quaresma

EVANGELHO


Jo 8,1-11

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' 11Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais'.

MEDITAÇÃO


Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

E já estamos no quinto domingo da quaresma. Domingo que vem já é o Domingo de Ramos. O tempo está correndo. O importante é você estar aproveitando bem esse tempo. Aproveitando para quê? Bom, qual é o principal apelo da Quaresma? Claro, a conversão. Voltar para o nosso Deus, de todo o coração. Renovar a nossa aliança com ele.

Para a meditação do evangelho de hoje, vamos começar com uma pergunta. Não se espante. O que é adultério? Ih, o padre começou pesado. Tranquilo. Adultério é quando alguém é infiel no seu casamento. Certo? Adultério tem a ver com infidelidade.

Estando de acordo, vamos a um segundo ponto. Deus fez aliança com o povo que ele tirou da escravidão do Egito. Você se lembra disso? No monte Sinai, Deus deu uma Lei ao seu povo, através de Moisés, uma Lei que ele mesmo escreveu com o dedo. Escreveu a lei nas tábuas de pedra. Com o dedo, diz o livro santo. Baseado nessa Lei, o povo celebrou uma aliança com Deus. A fórmula da aliança foi assim: “Eu serei o seu Deus. Vocês serão o meu povo”. A aliança é como um casamento. No casamento, um diz ao outro: “Ela: Eu te recebo como meu marido – Ele: Eu te recebo como minha mulher”. E juram amor e fidelidade, não é assim? Então, a aliança de Deus com o seu povo é como um casamento. Um promete ser para o outro e viver no amor e na fidelidade.

Então, adultério é a infidelidade no casamento. Bom, no caso da aliança de Deus com o seu povo, Deus nunca foi infiel. Mas, a comunidade do povo de Deus, muitas vezes, traiu a aliança. Os profetas reclamaram muito da infidelidade de Israel ao seu Deus. Mas, Deus foi sempre paciente. O Profeta Oseias chegou a fazer uma comparação: Deus seria como o marido traído que levou a mulher para o deserto para dar-lhe uma nova chance.

Mais uma coisa. É bom a gente se perguntar sobre o que Jesus veio fazer: qual foi a sua missão? Se olharmos por esse lado da aliança, podemos dizer que Jesus veio para reconciliar a comunidade pecadora com Deus. Veio para restaurar a aliança rompida pela infidelidade de Israel.

Bom, essas são bases para o entendimento do evangelho de hoje. Jesus estava no Templo, ensinando ao povo. Havia uma enorme roda de gente ouvindo-o. Nisso, chegaram os mestres da lei e os fariseus arrastando uma mulher e a jogaram aos pés de Jesus. Um metido a brabo foi logo dizendo: ‘Moisés manda apedrejar a mulher que for pega em adultério. E pegamos essa sujeita cometendo adultério. O que o senhor diz? É para cumprir a lei ou não?”. Era uma armadilha. Queriam incriminar Jesus. Dizendo que não, estaria contra a Lei. Dizendo que sim, negaria o seu ensinamento sobre o amor e o perdão. Jesus ficou calado. Abaixou-se e começou a escrever no chão, com o dedo. Ficou todo mundo calado, aguardando. Um deles perdeu a paciência e cobrou a resposta. Jesus se levantou com calma: “Quem de vocês não tiver pecado, atire a primeira pedra”. E abaixou-se de novo e continuou a escrever no chão. Um saiu, outro saiu... a começar pelos mais velhos, foram-se embora, um a um. Jesus ficou sozinho com a mulher, ali no meio do povo. Jesus lhe disse que não ia condená-la, que ela podia ir embora, mas não pecasse mais.

Diante desse texto, eu fico com três perguntas na cabeça: 1. Quem é essa mulher? 2. Onde está o marido traído? 3. Por que Jesus fica escrevendo no chão, com o dedo? Vamos tentar reponder. Essa mulher pode muito bem estar representando a comunidade de Israel. Israel é como essa mulher pecadora. E o pecado de Israel é, no final das contas, sua infidelidade à aliança, representada no adultério. E quem é o marido traído? Essa você responde. Quem é o marido traído? Respondeu ‘Deus’? Acertou. Deus é quem foi traído pelo povo infiel à aliança. E Jesus o representa. E por que Jesus está escrevendo com o dedo, no chão? Deixa que essa eu respondo. Você se lembra da lei da Aliança que Deus deu a Moisés? Deus a escreveu com o próprio dedo nas tábuas de pedra. Com esse gesto, Jesus está chamando atenção para a aliança, aliança que foi rompida e que precisa ser restaurada.




Guardando a mensagem

A cena da mulher adúltera nos diz como estava sendo vivida a aliança que Israel fez com Deus. Israel estava vivendo em grande infidelidade, em adultério. Adultério é a infidelidade no casamento. A aliança é como um casamento. E o documento do casamento, o contrato, é a lei da aliança, que Deus pessoalmente entregou a Moisés, depois de tê-la escrito com o dedo, em tábuas de pedra. A mulher está representando todo aquele povo pecador, que se afastou da aliança com Deus. Os homens não puderam apedrejar a mulher, pois eles eram pecadores também. Aliás, a mulher está ali diante de Jesus representado toda a comunidade pecadora. Deus é o marido traído. Em vez de aniquilar a mulher (ou seja o povo infiel), Jesus quer restaurar a aliança, pela conversão e pelo perdão.

Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa história da mulher adúltera nos fala da tua missão entre nós. Vieste para restaurar a aliança rompida pela nossa infidelidade. Na tua cruz, nos reconciliaste com Deus. No teu sangue, restauraste a nossa aliança com ele. Na Missa, ao renovarmos o teu sacrifício redentor, ouvimos as tuas palavras: “Este é o meu sangue. O sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”. A mulher não foi condenada à morte, como parecia merecer pela lei. Tu, o justo, sem pecado, morreste no seu lugar. Obrigado, Senhor. Essa aliança com Deus cada um de nós a celebrou, com vestes brancas, como em núpcias, no batismo. No batismo, mergulhamos na tua morte e participamos de tua ressurreição. Somos a Igreja, a comunidade da nova aliança. Por isso o apóstolo Paulo falou da Igreja como tua esposa, santificada na tua páscoa. Ajuda-nos, Senhor, a responder com a conversão de nossas vidas, para vivermos esse tempo novo da reconciliação que nos alcançaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler, na sua Bíblia, o evangelho de hoje: João 8, 1-11.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Obrigada pó suas palavras suas meditação mim ajuda a entender melhor a palavra de Deus. Deus o Abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  2. Querido Deus venho te pedir perdão por muitas vezes agir com infidelidade na missa que vc mim confiou. Renova me senhor?

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, vim ti agradecer suas lindas meditações, para eu entender melhor a palavra de Deus, que sirva de exemplo para nós, que Deus nos abençoe sempre.abraco.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, Deus abençoe sempre o Sr e muito obrigado pelas mensagens belíssimas. Que riqueza essa medicação, como o Senhor ensina tão bem, cabe a nós acolhermos a mensagem de Jesus Cristo. Gratidão sempre Padre, onde o Senhor estiver, Deus te cubra de bençãos. Perdão meu Jesus.🤲

    ResponderExcluir
  5. Pedrelina (Neide apelido)
    BOM DIA Sr.Pe João Carlos
    Muito Obrigada suas explicações sempre são muito bem explicada,muito me esclarece duvidas. Deus muito obrigada pela existência do Pe João Carlos. Pe João Carlos muito obrigada por cada SlM e NÃO.
    Muito grata por sua grandiosa reflexão desse belo evangelho renovarei minha aliança com nosso srJesus Cristo. Que assim seja. AMEM
    Um abençoado domingo para ó senhor e todos os seus e demais pessoas que convivem com ó senhor. 🔥🙏♥️🇧🇷

    ResponderExcluir
  6. Bom entendimento
    Reflexão

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/4/22 07:24

    Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe Abençoe poderosamente e encha seu coração de amor e paz. Deus lhe conceda um excelente domingo com saúde e uma caminhada rumo à Páscoa do Senhor Jesus em sua vida.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia ,obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Aquele que não tiver pecados, atire a primeira pedra. Um feliz domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que mensagem clara, Que texto bom, excelente a dialética com o leitor. Um texto que aproxima de Deus do leitor tb e didático ao mesmo tempo.
    A mensagem tocou no coração, compreendi a.importancia da aliança e como o amor de Deus é intenso e magnífico. Somos como a mulher adultera, mas Cristo nos perdoa e nos convida a conservar a Aliança com Deus. Boa semana, meus irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Um Domingo abençoado pra todos nós 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Sou catequista, todos os dias escuta a palavra de Deus, faço a leitura da meditação, é um aprendizado que levo para os meus catequizandos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que seu domingo seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, padre como foi o show ontem depois o senhor contar para quem não viu eu já imagino foi maravilhoso.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre é um assunto para se falar não muito agradável.
    Adultério de infidelidade conjugal da regra matrimonial.
    Se cometeu um deslize mas se desculpou,se insistir no erro dá repreensão será punido, cuidado para não se arrepender pode ser tarde.
    Cuidado para não ser infiel a nosso papai, ninguém o engana, Ele não gosta
    de filhos desobediente, Ele é muito bom só quer o melhor para nossa vida.
    O seu caminho é de bençãos sem medidas.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um domingo abençoado pra todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  13. Justina silva o2/04/20/22 11:59 bom dia padre João saudação,a cada dia que passa o senhor nos disperta com uma bela mensagem que nos fortalece na fé,o Espirito santo dessa sob vós te trasendo sempre o dom da fotalesa!!

    ResponderExcluir
  14. Deus Santo, eu LHE agradeço por todas as graças que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine glorificá-Lo e louvá-Lo da melhor forma possível. Me ensine conhecê-Lo com amor. Me ensine viver unido ao meu SALVADOR. Me ensine viver em comunhão com os sofrimentos de Jesus. Me ensine seguir o caminho do templo, da pregação, da fé e da perfeição. Me ensine alcançar o prêmio da salvação eterna. Me ensine vencer a tentação e o pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/4/22 21:56

    Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja muito paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS