PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NINGUÉM JAMAIS FALOU COMO ELE

NINGUÉM JAMAIS FALOU COMO ELE



02 de abril de 2022

Quarta Semana da Quaresma

32º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Jo 7,40-53

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

MEDITAÇÃO


Ninguém jamais falou como este homem (Jo 7, 46)

Uns, contra. Outros, a favor. Uns diziam que ele era um profeta, o messias, quem sabe. Outros duvidavam: o messias não viria da Galileia, mas de Belém. Os guardas foram prendê-lo a mando dos sumo-sacerdotes. Não tiveram coragem. Nicodemos pediu calma no Sinédrio. Os contra xingaram o povo de ignorante e maldito. E mandaram Nicodemos estudar mais as Escrituras. Uns, contra. Outros a favor de Jesus.

O velho profeta Simeão tinha dito a Maria que o seu filho seria um sinal de contradição, quando os pais levaram a criança para o resgate do primogênito no Templo. “Eis que este menino foi posto para queda e para o soerguimento de muitos em Israel e como um sinal de contradição” (Lc 2, 34).

Os guardas, ao explicar às autoridades o fracasso de sua missão de prender Jesus, disseram uma coisa impressionante: “Ninguém jamais falou como esse homem”. De fato, as reações narradas nesse texto foram reações depois de ouvirem as suas palavras. E que palavras foram essas? Elas estão um pouco antes e um pouco depois desse texto de hoje.

O que Jesus estava pregando tem a ver com a festa que eles estavam celebrando, a festa das Tendas (o mesmo que festa das Cabanas). A festa das Tendas era uma das três grandes peregrinações do ano (Páscoa, Tendas e Pentecostes). Essa festa celebrava o cuidado de Deus com o seu povo, manifesto de maneira especial quando ele peregrinava no deserto e morava em tendas. A festa é celebrada em sete dias de preparação, com a grande festa no oitavo dia. Nessa festa, havia importantes ritos da água, do pão e da luz. Deus que cuidou do seu povo no deserto providenciou-lhe água tirada da rocha, o maná que caía do céu e o acompanhamento da coluna luminosa.

As palavras de Jesus nesse contexto da festa das Tendas foram: “Quem tiver sede, venha a mim e beba”. Ele é a água da vida. “Eu sou a luz do mundo”. Quem o segue, não anda nas trevas. “Eu sou o bom pastor. Dou a vida pelas minhas ovelhas”. Jesus é o pastor enviado pelo Pai para cuidar do seu rebanho. São palavras que atualizam a proximidade de Deus que cuida com carinho do seu povo, nos momentos difíceis de sua história. Palavras que encantam.

E por que temos pessoas que se posicionam contra Jesus? Os do contra – os grupos que controlavam o Templo (fariseus, saduceus e anciãos) estavam movidos pela defesa dos seus interesses de controle da religião, do templo e do povo. Junte-se a isso o ciúme, a inveja e o preconceito. Preconceito contra a região da Galileia, preconceito contra o povo, taxado de ignorante da Lei e raça maldita. Contra também estavam elementos do povo influenciados pelos fariseus ou pelos poderosos senhores de terra, os anciãos. Esses fecharam o coração para Jesus e para suas palavras reveladoras da proximidade de Deus.


Guardando a mensagem

Hoje, é difícil alguém falar contra Jesus, em nosso mundo ocidental. Mas, ninguém se engane. Não falam mal de Jesus, mas atacam a sua Igreja, desprezam seus ministros, ridicularizam a fé dos mais simples. Hoje também somos chamados a tomar uma decisão sobre Jesus. Somos seus discípulos e discípulas. Deixemo-nos encantar por suas palavras. Convertamo-nos à grande verdade que elas revelam: Deus nos ama e cuida de nós. Jesus é Deus mesmo cuidando da gente.

Ninguém jamais falou como este homem (Jo 7, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quase não dá para acreditar que houvesse gente que não te admirasse, não te quisesse bem. Mas, pensando bem, vivemos num mundo onde tuas palavras e teus ensinamentos contam pouco e muita gente, mesmo batizada, vive longe dos teus caminhos. Neste sentido, ser cristão é uma decisão que se toma em resposta ao teu amor e às verdades que nos revelaste. Sendo assim, queremos hoje renovar nossa adesão à tua pessoa, ao teu evangelho, à tua Igreja. Com o teu Santo Espírito, ajuda-nos a caminhar com fidelidade nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Já estamos, hoje, no 32º dia da Quaresma. Em nossa caminhada quaresmal, o passo de hoje é renovar a adesão a Jesus Cristo. Não deixar que nada, nem ninguém nos afaste de Jesus e de sua Igreja. Amanhã, vamos celebrar o 5º Domingo da Quaresma. Programe-se para participar da Santa Missa em sua comunidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho que que o show que o senhor vai fazer seja muito maravilhoso não estarei lá mais sinta minha presença nesse momento te 👏👏👏👏🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos saber sobre Jesus, buscar conhecimento para nossa vida cristã,nós inspirar fiéis e adoradores.
    Devemos abraçar sem medo,os desafios tornam oportunidade.
    Ele é prioridade em nossas vidas ,sem Ele não samos nada ele é tudo de bom os inimigos pode até tentar nos derrubar ele não deixa.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um final de semana abençoado com muito amor entre os seus irmãos não faça de um copo d'água uma tempestade muito amor no coração ❤️

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos desejo muito sua benção estou precisando muito de oração motivo de doença

    ResponderExcluir
  3. Justina silva 02/04 /2022 11:16 amém padre João todas as suas mensagens para mim é um ato de amor obrigada por tudo sou muito grata por esta catequese me envia essa bela reflexçao Deus o abençoe com muitas bênçãos!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Pe. João Carlos! Agradeço muito sua dedicação em nos comunicar com maestria a Palavra de Deus! Agradeço a minha querida amiga Irmã Zélia Lázaro, que me fez conhecê-lo e lhe conhece pessoalmente.Abços de Curitiba -PR.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde padre João Carlos, por esse trabalho maravilhoso diante da evangelizaçao, como o senhor sabe a muitos irmãos e irmãs nescitando da palavra de Deus e por sua ajuda, enviando as mensagens todos os dias eu consigo reenviar essas mensagens para muitos que necessitam de oração. Peço para mim e toda a minha família a vossa benção, desejo a você um final de semana abençoado. Eu e minha esposa somos ministros extraordinário s da Eucaristia e fazemos parte da ação social de solidariedade, por causa da sua ajuda estou crescendo cada mais no meu ministério.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus, nos acolha com amor ,carinho e dedicação,pois estamos vivendo momentos difíceis de tantos sofrimentos . Sei que vós nunca abandonará,

    ResponderExcluir
  7. Deus e salvador nosso, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me conceda a graça de ser manso e humilde. Me conceda a graça de vencer o sofrimento e o pecado. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de seguir o caminho do profetismo e da fé. Me conceda a graça de falar com sabedoria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS