PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A REJEIÇÃO A JESUS E A DIFAMAÇÃO DE SUZANA

A REJEIÇÃO A JESUS E A DIFAMAÇÃO DE SUZANA




04 de abril de 2022

Quinta Semana da Quaresma

34º dia da caminhada quaresmal

EVANGELHO


Jo 8, 12-20

Naquele tempo, 12 disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." 13 Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo." 14 Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16 e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou. 17 Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim."
19 Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai."
20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

MEDITAÇÃO


Eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim (Jo 8, 18).

Nós temos acompanhado, nesses dias, o evangelho de São João, nos mostrando a forte oposição que Jesus estava sofrendo. Ontem, armaram para Jesus, naquela cena da mulher adúltera. Eles só queriam uma prova para incriminar Jesus como descumpridor da Lei de Moisés. A verdade era outra. Eles é que tinham rompido a aliança com Deus. Eles, sim, estavam vivendo em condição de adultério, sendo infiéis à aliança. Jesus veio para restaurar a aliança e o fez no sacrifício da cruz, nos reconciliando com Deus.

É muito ruim a pessoa ser rejeitada, não ser reconhecida, não ser acreditada. Foi o que aconteceu com Jesus. Os fariseus, representando um grande grupo de pessoas religiosas do seu tempo, não acreditaram em Jesus. Não acolheram o testemunho sobre ele dado por João Batista, pelo Pai, pelas obras que Jesus fazia, pelas Escrituras. Esses quatro testemunhos afirmavam ser ele o enviado de Deus, o Messias prometido, o próprio filho de Deus.

No evangelho de hoje, Jesus se apresenta: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Essa palavra “eu sou” é uma apresentação de sua divindade. Os fariseus enfrentaram Jesus dizendo que o testemunho dele não valia. Jesus recorreu ao próprio costume jurídico do seu povo, que dava crédito ao testemunho de duas pessoas. Jesus apresentou o seu próprio testemunho e o testemunho do Pai. Dois testemunhos verdadeiros. Mas, claro, eles não conheciam quem era realmente Jesus e nem conheciam, de verdade, o Pai, o seu Deus. E não o conheciam, porque negavam-se a crer e a acolher o enviado de Deus.

Ilustrando este evangelho, lê-se hoje a história de Suzana, no livro do profeta Daniel. Suzana era uma linda moça, admirada por toda a cidade por sua bondade, por sua caridade e por sua beleza. Ela foi vítima de dois velhotes que a queriam seduzir e não o conseguiram. Os dois se vingaram de Suzana, inventando uma história de adultério. Alarmaram a cidade, dizendo que presenciaram Suzana tendo um caso com um rapaz, no jardim da casa dela. No julgamento, os dois testemunharam terem visto a cena libidinosa, com todos os pormenores. Com dois testemunhos unânimes, como era o costume da lei de Israel, a verdade estava confirmada. Foi condenada. Quando a levavam para ser executada, apareceu um adolescente que pôs em dúvida o julgamento. Era Daniel. Houve, então, um novo julgamento. Como tudo era inventado por eles, Daniel interrogou cada um separadamente. Os dois velhotes foram desmascarados na sua mentira. A linda e admirada Suzana foi libertada e os dois, castigados.


Guardando a mensagem

Em nosso caminho quaresmal, estamos indo para a Páscoa. Acompanhando os passos de Jesus, vemos uma crescente oposição que vai tomando corpo ao seu redor. Ontem, vimos o episódio da mulher adúltera que trouxeram para apedrejar e queriam a opinião de Jesus. Hoje, eles estão negando os testemunhos que Jesus está apresentando em seu favor: o dele mesmo e o do Pai. O coração deles estava trancado à verdade e não aceitaram os testemunhos. Vem em paralelo, na liturgia de hoje, a história da casta Suzana, que está no livro do Profeta Daniel. Ela também foi acusada e perseguida. Daniel desmascarou os dois velhotes mentirosos e libertou Suzana. Jesus foi vítima da mentira, da difamação, do falso testemunho. Essas são armas que os malvados e mal-intencionados continuam usando contra pessoas que sejam do seu interesse desqualificar e destruir. Vivemos num mundo de muita maldade e de muitos interesses em conflito. É bom a gente ficar alerta.

Eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim (Jo 8, 18).

Rezando a palavra

Vamos rezar com as palavras da oração de Suzana, em nome de todos os caluniados e perseguidos:

“Ó Deus eterno, que conheces as coisas escondidas e sabes tudo de antemão, antes que aconteça! Tu sabes que é falso o testemunho que levantaram contra mim! Estou condenada a morrer, quando nada fiz do que estes maldosamente inventaram a meu respeito!”.

Vivendo a palavra

Vai ser muito bom você conseguir um tempinho para ler, hoje, a bela história de Suzana. É o capítulo 13 do Profeta Daniel, no Antigo Testamento. 

Comunicando

Como sei que o seu tempo, hoje, é pouco, estou deixando o texto bíblico da história de Suzana no final da Meditação de hoje. Não deixe de ler. É só clicar no link que estou lhe enviando pelo WhatsaApp. Considere isso mais um passo no seu caminho quaresmal.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


A HISTÓRIA DA CASTA SUZANA


Profecia de Daniel
Daniel 13,1-9.15-17.19-30.33-62 ou 41-62.


Naqueles dias, 1na Babilônia vivia um homem chamado Joaquim. 2Estava casado com uma mulher chamada Susana, filha de Helcias, que era muito bonita e temente a Deus.

 3Também os pais dela eram pessoas justas e tinham educado a filha de acordo com a lei de Moisés. 4Joaquim era muito rico e possuía um pomar junto à sua casa. Muitos judeus costumavam visitá-lo, pois era o mais respeitado de todos.

 5Ora, naquele ano, tinham sido nomeados juízes dois anciãos do povo, a respeito dos quais o Senhor havia dito: “Da Babilônia brotou a maldade de anciãos-juízes, que passavam por condutores do povo”. 6Eles frequentavam a casa de Joaquim, e todos os que tinham alguma questão se dirigiam a eles. 

7Ora, pelo meio-dia, quando o povo se dispersava, Susana costumava entrar e passear no pomar de seu marido. 8Os dois anciãos viam-na todos os dias entrar e passear e acabaram por se apaixonar por ela. 9Ficaram desnorteados, a ponto de desviarem os olhos para não olharem para o céu, e se esqueceram dos seus justos julgamentos. 

15Assim, enquanto os dois estavam à espera de uma ocasião favorável, certo dia, Susana entrou no pomar como de costume, acompanhada apenas por duas empregadas. E sentiu vontade de tomar banho, por causa do calor. 16Não havia ali ninguém, exceto os dois velhos, que estavam escondidos e a espreitavam. 17Então ela disse às empregadas: “Por favor, ide buscar-me óleo e perfumes e trancai as portas do pomar, para que eu possa tomar banho”. 

19Apenas as empregadas tinham saído, os dois velhos levantaram-se e correram para Susana, dizendo: 20“Olha, as portas do pomar estão trancadas e ninguém nos está vendo. Estamos apaixonados por ti: concorda conosco e entrega-te a nós! 21Caso contrário, deporemos contra ti que um moço esteve aqui e que foi por isso que mandaste embora as empregadas”. 

22Gemeu Susana, dizendo: “Estou cercada de todos os lados! Se eu fizer isso, espera-me a morte; e, se não o fizer, também não escaparei das vossas mãos; 23mas é melhor para mim, não o fazendo, cair nas vossas mãos do que pecar diante do Senhor!” 24Então, ela pôs-se a gritar em alta voz, mas também os dois velhos gritaram contra ela. 25Um deles correu para as portas do pomar e as abriu. 26As pessoas da casa ouviram a gritaria no pomar e precipitaram-se pela porta do fundo, para ver o que estava acontecendo. 27Quando os velhos apresentaram sua versão dos fatos, os empregados ficaram muito constrangidos, porque jamais se dissera coisa semelhante a respeito de Susana. 

28No dia seguinte, o povo veio reunir-se em casa de Joaquim, seu marido. Os dois anciãos vieram também, com a intenção criminosa de conseguir sua condenação à morte. Por isso, assim falaram ao povo reunido: 29“Mandai chamar Susana, filha de Helcias, mulher de Joaquim!” E foram chamá-la. 30Ela compareceu em companhia dos pais, dos filhos e de todos os seus parentes. 33Os que estavam com ela e todos os que a viam, choravam. 34Os dois velhos levantaram-se no meio do povo e puseram as mãos sobre a cabeça de Susana. 

35Ela, entre lágrimas, olhou para o céu, pois seu coração tinha confiança no Senhor. 36Entretanto, os dois anciãos deram este depoimento: “Enquanto estávamos passeando a sós no pomar, esta mulher entrou com duas empregadas. Depois, fechou as portas do pomar e mandou as servas embora. 37Então, veio ter com ela um moço, que estava escondido, e com ela se deitou. 38Nós, que estávamos num canto do pomar, vimos essa infâmia. Corremos para eles e os surpreendemos juntos. 39Quanto ao jovem, não conseguimos agarrá-lo, porque era mais forte do que nós e, abrindo as portas, fugiu. 40A ela, porém, agarramos e perguntamos quem era aquele moço. Ela, porém, não quis dizer. Disso nós somos testemunhas”.

41A assembleia acreditou neles, pois eram anciãos do povo e juízes. E condenaram Susana à morte. 42Susana, porém, chorando, disse em voz alta: “Ó Deus eterno, que conheces as coisas escondidas e sabes tudo de antemão, antes que aconteça! 43Tu sabes que é falso o testemunho que levantaram contra mim! Estou condenada a morrer, quando nada fiz do que estes maldosamente inventaram a meu respeito!” 44O Senhor escutou sua voz. 

45Enquanto a levavam para a execução, Deus excitou o santo espírito de um adolescente de nome Daniel. 46E ele clamou em alta voz: “Sou inocente do sangue dessa mulher!” 47Todo o povo, então, voltou-se para ele e perguntou: “Que palavra é essa que acabas de dizer?” 48De pé, no meio deles, Daniel respondeu: “Sois tão insensatos, filhos de Israel? Sem julgamento e sem conhecimento da causa verdadeira, vós condenais uma filha de Israel? 49Voltai a repetir o julgamento, pois é falso o testemunho que levantaram contra ela!” 

50Todo o povo voltou apressadamente, e outros anciãos disseram ao jovem: “Senta-te no meio de nós e dá-nos o teu parecer, pois Deus te deu a honra da velhice”. 51Falou então Daniel: “Mantende os dois separados, longe um do outro, e eu os julgarei”. 

52Tendo sido separados, Daniel chamou um deles e lhe disse: “Velho encarquilhado no mal! Agora aparecem os pecados que estavas habituado a praticar. 53Fazias julgamentos injustos, condenando inocentes e absolvendo culpados, quando o Senhor ordena: ‘Tu não farás morrer o inocente e o justo!’ 54Pois bem, se é que viste, dize-me à sombra de que árvore os viste abraçados?” Ele respondeu: “À sombra de uma aroeira”. 55Daniel replicou: “Mentiste com perfeição contra a tua própria cabeça. Por isso o anjo de Deus, tendo recebido já a sentença divina, vai rachar-te pelo meio!”

 56Mandando sair este, ordenou que trouxessem o outro: “Raça de Canaã e não de Judá, a beleza fascinou-te e a paixão perverteu o teu coração. 57Era assim que procedíeis com as filhas de Israel, e elas, por medo, sujeitavam-se a vós. Mas uma filha de Judá não se submeteu a essa iniquidade. 58Agora, pois, dize-me debaixo de que árvore os surpreendeste juntos?” Ele respondeu: “Debaixo de uma azinheira”. 59Daniel retrucou: “Também tu mentiste com perfeição contra a tua própria cabeça. Por isso o anjo de Deus já está à espera, com a espada na mão, para cortar-te ao meio e para te exterminar!” 

60Toda a assistência pôs-se a gritar com força, bendizendo a Deus, que salva os que nele esperam. 61E voltaram-se contra os dois velhos, pois Daniel os tinha convencido, por suas próprias palavras, de que eram falsas testemunhas. E, agindo segundo a lei de Moisés, fizeram com eles aquilo que haviam tramado perversamente contra o próximo. 62E assim os mataram, enquanto, naquele dia, era salva uma vida inocente.

27 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Uma santa e abençoada semana a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada padre João Carlos por nos alimentar da palavra e ensinamentos do pai diariamente.

      Excluir
    2. Amém sua bênção padre João Carlos gratidão por tudo

      Excluir
    3. Amém senhor Jesus pra todos nos uma otima semana

      Excluir
    4. Amém chorei ao terminar de ler.
      Sua Benção Padre João Carlos.
      Amém Jesus u

      Excluir
    5. Bom dia,o meu dia ficou melhor com a reflexão de hoje,Cristo e a luz,única luz,!

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção o brigado por o senhor mandar essas palavras de jesus tão linda amém

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos escutp todos os dias a sua a homilia que é para mim uma catequese diaria,que DEUS te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, que te ilumine sempre ouço suas homilias todos os dias e repasso para minha familia porque espero de DEUS a minha conversão e de cada um DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Pe. João Carlos!Depois que comungamos de suas homilias diárias,nunca mais queremos deixá-las de ouví-las.Grandes reflexões e ensinamentos.Sou do interior da Paraíba da cidade de Nova Floresta.Até então,nunca tinha ouvido a história de Susana. Essas histórias têm muito a nos ensinar.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏🏻 glória a vós Senhor 🙏🏻 pela palavra do dia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que sua semana seja de muita benção e bem iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos Deus enviar anjos na nossa vida e essa jovem Susana teve um anjo enviando por Deus o jovem Daniel.
    Padre João Carlos Deus enviar anjos na minha vida e eu tenho um Especial que Ele me enviou quem será?
    🙏🙋😍🌹💕
    UM ótimo começo de semana abençoado e com certeza que Deus está olhando por nós 🙏

    ResponderExcluir
  8. Olá Padre João Carlos, essa homilia diária nos faz muito bem e nos fortalece em nossa missão, OBRIGADA ! por ser um instrumento de Deus na vida de muitas pessoas, inclusive na minha vida religiosa.
    Sou Irmã Veneranda Alencar, Missionária de Santa Teresinha.

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Obrigada Padre que leitura 📖 maravilhosa vou ler com certeza o texto que o senhor deixou Deus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  10. Nada está escondido aos olhos de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre ....sua benção...sou de São Paulo... através de um amigo Elias ...eu ouço todos os dias adoro suas meditação tenho 78 anos e muita fé em Deus que Deus o abençoe sempre ❤️🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe.João Carlos paz e bem!
    Graças a Deus que o PAI todo podero,bondoso e misericordioso sempre envia anjos para mostrar que NADA ESTÁ ESCONDIDO AOS OLHOS DE DEUS. Quem segue o caminho do Senhor como Suzana fora criada segundo as leis de Moisés, jamais seria humilhada e morta por calúnia por que Deus é bom o tempo todo.
    Que Deus nos livre de calúnias e de pessoas má que queiram o nosso mal. Deus abençoe a todos e tenha um excelente dia.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos, como meu espírito se alegra, ao ouvir a meditação da palavra todos os dias. Gratidão por seu empenho, dedicação e amor a missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  14. Justina silva04/04/20/22 15:24 boa tarde padre João essas palavras diária nos faz muito bem,pois nos fortalece na fé,obrigada por ser estrumento de Deus na minha vida sim li a hitoria de susana.Deus está do lado dos justos!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre acabei de ler o lindo testemunho da história de Susana Jesus e lindo e cuida dos seus filhos quem anda no caminho certo glória a Deus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  16. Senhor, fonte de Sabedoria, eu LHE agradeço pela quaresma. No entanto, me ajude rezar santamente. Me ajude evitar o pecado, o falso testemunho, a injustiça, a iniquidade e a mentira. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude falar com humildade. Me ajude seguir o caminho dos justos, dos inocentes, da perfeição, da luz do Céu, da fé, da pregação, da salvação e da esperança. Me ajude bendizê-Lo com amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Saúdo os irmãos! Mensagem edificante. Obrigada! Lidar com a rejeição é muito difícil, falsas acusações, inveja etc. São obras da carne que devemos nos livrar e TB devemos aprender a lidar qdo somos nós que somos rejeitados. Enfim, Deus é misericordioso e já tem nos dado a orientação e sabedoria para vencer no dia de hoje esse mal. Enfim, louco a Deus pela sua vida Padre. Excelente ministração da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  18. *louvo a Deus pela sua vida, Padre.

    ResponderExcluir
  19. Jonne Júnior4/4/22 23:41

    Vossa benção

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/4/22 00:39

    Boa noite padre João Carlos agradeço muito Deus sejam louvado peço oração para um irmão que está com uns probleminha de saúde paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS