PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SOMOS MISSIONÁRIOS DA PALAVRA E DO PERDÃO

SOMOS MISSIONÁRIOS DA PALAVRA E DO PERDÃO




24 de abril de 2022

2º Domingo da Páscoa

Domingo da Divina Misericórdia

EVANGELHO


Jo 20,19-31

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

MEDITAÇÃO


Estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco” (Jo 20, 19)

O evangelho deste segundo domingo de Páscoa nos conta a história de Tomé que só creu porque tocou nas chagas de Jesus. Assim, assegurou-se que o ressuscitado era mesmo o crucificado. Esta cena nos fala da fé que precisamos ter no Senhor ressuscitado, mesmo sem nunca tê-lo visto. Jesus esteve presente em duas reuniões dos discípulos, em dois domingos seguidos, mostrando-se vivo e enviando-os em missão.

As portas estavam fechadas. E os discípulos estavam trancados em casa. Olha que interessante! Nas duas aparições, Jesus encontra os discípulos reunidos dentro de casa, com as portas trancadas. E por que? Porque estavam com muito medo, medo da perseguição que tinham movido contra Jesus e que, com certeza, os poderia atingir. Com o seu Mestre preso, condenado e executado, eles ficaram malvistos e poderiam sofrer mais do que suspeitas, grosserias e agressões. Assim, para não se exporem, estavam a portas fechadas. E o que eles estavam fazendo? O texto diz que eles estavam reunidos. Com certeza, conversavam e rezavam. Mas, com medo.

Muito interessante que os discípulos estivessem reunidos em casa. Nos primeiros tempos da Igreja, não havia templos. Nem estavam autorizados a construí-los. No livro dos Atos dos Apóstolos, está a informação de que os discípulos e convertidos, em Jerusalém, frequentavam o Templo e partiam o pão pelas casas e unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração (At 2). ‘Partiam o pão pelas casas’. Partir o pão é um gesto que lembra a última ceia, é um modo de se referir à celebração da Eucaristia nos primeiros tempos. E partiam o pão, em refeição, com alegria e simplicidade. Jesus também tinha valorizado muito a casa das pessoas, visitando os doentes, fazendo refeição ou reunindo as pessoas em casa. Nos primeiros séculos, a casa era o lugar de reunião dos cristãos.

Mesmo com as portas fechadas, Jesus ressuscitado entrou e se apresentou ao grupo reunido. Fez-lhe a saudação de paz. “A paz esteja com vocês!”. A paz é nova situação inaugurada na cruz: perdão para os pecadores, reconciliação com Deus. A paz é remédio para o medo e para a divisão.

Este encontro de Jesus com os discípulos nos deixa três lições maravilhosas. A primeira: Ele está presente. Por sua ressurreição, agora ele está conosco sempre. Ele lhes mostrou as mãos e o lado rasgado pela lança. Eles ficaram muito felizes por vê-lo. Na missa, sempre fazemos a saudação da paz, como ele fez, e o povo de Deus responde: “Ele está no meio de nós”. A segunda lição: Ele nos envia em missão. A morte e ressurreição de Jesus nos reconciliaram com Deus. Jesus soprou comunicando o Espírito Santo e os mandou reconciliar o povo com Deus, perdoar os seus pecados. A terceira lição é esta: Crendo, temos a vida em seu nome. Jesus reclamou com Tomé: “não seja incrédulo, mas fiel”. A fé é a nossa resposta. Trata-se de acolher a verdade que ele está vivo, presente na comunidade, reconciliando os pecadores por meio do ministério dos seus discípulos.



Guardando a mensagem.

A casa sempre foi a igreja dos cristãos, desde o tempo que não tínhamos templos. E mesmo com as igrejas, os cristãos nascem, crescem e vivem em suas igrejas domésticas. Foi assim que Jesus, no domingo da ressurreição e no domingo seguinte, se apresentou aos discípulos que estavam reunidos, numa casa, a portas trancadas. Três lições podemos guardar dessa visita de Jesus ressuscitado. Primeira: Ele está no meio de nós. Sua paz nos faz vencer o medo. Sua presença viva, permanente, entre nós é fruto da ressurreição. Segunda: Ele nos envia em missão, nos comunicando o dom do seu Espírito e dando autoridade à sua Igreja para administrar o perdão aos pecadores. A Reconciliação e o Santo Espírito são dons preciosos que nos chegam pela ressurreição. E a terceira lição: Crendo, temos a vida em seu nome. A fé nos faz reconhecer que ele está presente entre nós e nos faz povo portador da reconciliação para todos. 

Estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco” (Jo 20, 19)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te agradecemos porque estás conosco. Pela tua ressurreição, és de fato o Emanuel, o Deus conosco. O teu Santo Espírito, Senhor, atualiza a tua presença em nossa convivência, na meditação de tua Palavra, na solidariedade com os mais sofridos, em nossas celebrações. Na tua ressurreição, tu nos fazes um povo missionário portador da Palavra e do Perdão de Deus a todos os filhos pródigos. Na tua paz, vencemos o medo. Somos, agora, agentes da vida nova que começou na manhã da ressurreição. Abençoa, Senhor, nossas casas, nossas famílias, a tua Igreja. Jesus, eu confio em vós. Amém.


Vivendo a palavra

Na sua Bíblia, leia João 20,19-31, o evangelho de hoje. Participando da Missa de hoje, ouça com muita atenção e respeito as leituras da Palavra de Deus e a homilia. É Jesus mesmo nos instruindo e nos confortando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Jonne Júnior24/4/22 01:17

    Paz e Bem Vossa benção. Rezemos pelo fim da guerra por tantos inocente sendo massacrados e violentados por essa guerra

    ResponderExcluir
  2. Peço a Deus que não deixe minha mãe sofrer,dando saúde, para que possamos passar muito tempo ainda ao seu lado, filhos e familiares, que Deus abençoe minha mãezinha,mim dando força para cuidar dela, obrigada por tudo Jesus.Que Deus abençoe o senhor Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo para todos nós que Deus tenha misericórdia de todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém! Louvado seja Deus! Obrigada Padre João!🌹Como é bom ter suas explicações pra me abrir os olhos e o coração! Que eu não seja incrédula e confie cegamente na presença divina de Jesus Cristo Ressuscitado abrindo meu entendimento para poder anunciar sua santa palavra! Deus o ilumine imensamente! Sua benção Padre!

    ResponderExcluir
  5. Tenhamos fé e procuremos seguir as três lições que o evangelho nos ensina hoje. Amém 🙌

    ResponderExcluir
  6. Amei ler todas as suas explicações padre
    Que Deus abençoa sempre o senhor. Reze por mim padre

    ResponderExcluir
  7. AMEM QUE SEJA FEITO ATUA VONTADE SEMPRE EM NOSSA VIDA A PAZ DO NOSSO SALVADOR JESUS AMEM AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  8. Senhor perdoa os que não acredita em vós que ajé como inimigo vosso!.
    Tende misericórdia!

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Meu Senhor é Meu Deus Eu Creio Mais Aumentai A Minha Fé 🙏🏼A Paz de Cristo Pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. A paz esteja convosco e tenham um abençoado domingo do senhor .

    ResponderExcluir
  11. Muito Bia as leituras serve de lição para aumentar mais a nossa fé, a paz esteja convosco que nosso Deus nossos Pai esteja sempre entre nós. Perdoa Senhor aqueles que não tem fé.
    Domingo de benção pra todos nós.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ��
    A paz esteja com todos. Muito obrigada Padre João Carlos por seus ensinamentos,cada vez mais ficamos fortalecidos com o Evangelho e com suas explicações sobre ele. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Amém!
    Que Jesus nos abençoe sempre e conduza o seu povo ao fortalecimento do seu EVANGELHO🙏🙌

    ResponderExcluir
  14. Justina silva24/422 13:54 boa tarde padre João que o senhor misericordioso tenha Misericórdia de todos nós!

    ResponderExcluir
  15. Jesus, eu confio em Vós! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. Boa noite.
    Jesus Misericordioso eu confio em vós. Recebi uma graça de Jesus Misericordioso. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia Padre João Carlos,sua bênção 🙏🏻🙌
    Q a paz esteja conosco, que riqueza de homilia quanto mais conhecemos mais amamos.
    Obrigada padre por compartilhar conosco a palavra que é o próprio Jesus 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS