PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VÃO EVANGELIZAR O MUNDO!!!

VÃO EVANGELIZAR O MUNDO!!!





23 de abril de 2022

Sábado da Oitava da Páscoa


EVANGELHO


Mc 16,9-15

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando.11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”


MEDITAÇÃO


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura! (Mc 16,15)

O evangelho de Marcos, que é um pouco menor do que os outros, termina propriamente com a narrativa do túmulo vazio, no capítulo 16. Mas, depois, numa espécie de acréscimo, faz um resumo das aparições de Jesus. É esse o texto de hoje.

Jesus apareceu primeiro a Madalena e ela contou tudo aos discípulos. Mas eles não quiseram acreditar. Apareceu depois a dois deles enquanto estavam indo para o campo, um episódio parecido com o dos discípulos de Emaús ou talvez o mesmo. Eles também narraram tudo ao grupo. Mas, os discípulos também não acreditaram. Por fim, Jesus apareceu a todos eles, os onze, numa refeição. E os repreendeu por sua falta de fé e pela dureza de coração. Ainda assim, os confirmou na missão de anunciar o Evangelho a todo mundo.

A primeira coisa a considerar é como foi difícil para os discípulos acreditarem, assimilarem a ressurreição de Jesus. Certamente, por preconceito, não deram crédito ao testemunho de Madalena e das outras mulheres. Além disso, Jesus parece que estava com outra aparência quando apareceu aos dois no caminho. É que a ressurreição não é a volta de um morto, é uma nova condição de vida. Jesus venceu a morte, com a sua humanidade está agora em Deus, na esfera divina. Seu corpo é um corpo glorioso.

A segunda coisa é admirar como Jesus entrega a missão a um grupo assim de gente incrédula, de coração tão duro. Ele confiou a missão de levar o evangelho até os confins da terra a esse grupo incompleto e descrente. Incompleto, porque já não são mais 12, são 11. O traidor tinha tirado a própria vida. E tão descrente, que o próprio Jesus os repreendeu por sua falta de fé.

E que evangelho é esse a ser levado aos quatro cantos? É a boa notícia que o Pai enviou o Filho e ele entregou-se em sacrifício por todos. A boa notícia é que, por sua ressurreição, as portas do Reino foram abertas para que os que nele crerem, nele encontrem a vida eterna.


Guardando a mensagem

Ao final dessa oitava da páscoa, nos examinemos. Será que ainda não há em nós uma pontinha de incredulidade?! Mesmo diante de tantos testemunhos, cremos vagamente na ressurreição... às vezes, não percebemos que Jesus realmente está vivo e é ele que nos fala, nos guia, nos alimenta. Fala-nos pelas Escrituras. Guia-nos pelos pastores da Igreja. Alimenta-nos com a santa Eucaristia. É por meio dele que rezamos e o Pai fala conosco. É em nome dele que nos reunimos em assembleia de louvor. E é ele mesmo, por meio dos seus ministros, que preside a Santa Missa. Ele mesmo que nos perdoa os pecados, no sacramento da Confissão. Jesus está vivo. Jesus está conosco.

Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura! (Mc 16,15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a missão que entregaste aos onze, eles a receberam em nome de todos os teus seguidores, em nome de toda a Igreja. Por tua misericórdia, a tua missão é agora de todos nós. Cada um, cada uma que renasceu em ti, pelo batismo, agora é testemunha do amor misericordioso do Pai que te enviou para nossa salvação. Sabemos, Senhor, que só poderemos ser verdadeiros anunciadores deste evangelho, se essa verdade estiver bem presente em nosso coração: Tu, Senhor Jesus, estás vivo, tu estás conosco. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Quantos discípulos estavam na pesca abundante de ontem? Resposta: Sete. Sete é o número das nações pagãs quando os hebreus chegaram em Canaã. Quando Jesus multiplicou os pães em terras pagãs, sobraram sete cestos. Sete é o número do mundo pagão que precisa ser evangelizado. A pesca milagrosa trata da evangelização no mundo.

Comunicando

Amanhã, vamos celebrar o Domingo da Divina Misericórdia. Prepare o seu domingo com a leitura do evangelho de amanhã: João 20,19-31.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Jonne Junior23/4/22 04:08

    Paz e Bem. Vossa Benção Pé. JC e peço orações por minha saúde hoje estou com baixa humidade com principio de gripe. Rezemos pelo fim da Guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pé. JC , peço oração por toda minha família. Você transmiti muita paz, amor no evangelho.sou Maranhão

      Excluir
  2. Padre João Carlos sua benção, gosto muito de suas meditações da palavra de Deus, tenho aprendido muito com seus ensinamentos, peço orações por minha amiga Conceição guerra que se encontra hospitalizada na restauração

    ResponderExcluir
  3. Um abençoado e Santo dia a todos nós. Diante da narrativa do evangelho de hoje, só tenho uma coisa a pedir : Jesus, aumenta a minha fé. Amém...

    ResponderExcluir
  4. 🙏🙏🙏🙏🙏Que Jesus nos ilumine para sermos seus missionários, na nossa família e mundo

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos,hoje li seu evangelho e gostei é um alento para a alma,peço suas orações em favor de minha família e por todas as famílias e agradeço a Deus por ter enviado seu filho Amado por TODOS nós pois se temos vida o mérito é de JESUS.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Entendo que Jesus na sua Palavra fala direto para mim. Sinto-me responsável em levar adiante a Boa Notícia do Reino. Agradeço por receber do Senhor, e me disponho a repassar. Peço ao Espírito Santo que ilumine a mente de todos os receptores. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre peço benção pra toda minha familia

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração pra minha família. Jesus misericordioso tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro 🙏🏼🙌Paz e Bem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos peço oração pela minha família pela sua família também Deus abençoe com muita bençãos saúde paz para senhor minha benção padre João Carlos senhor uma de muito Luz

    ResponderExcluir
  10. Justina silva23/4/229:45 olá padre João Bom dia não ando muito bem de saúde peço que ore por mim estou com um problema no olho esquerdo que me pertuba muito,obrigada por tudo Deus nos abençoe!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Pe João Carlos e irmãos, a paz de Cristo esteja conosco!
    Peço vossas orações pela saúde dos enfermos e pela paz no mundo!
    DEUS vos abençoem!

    ResponderExcluir
  12. Senhor misericordioso, fiel e justo, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude seguir o caminho da fé, da ressurreição, da evangelização, da obediência, da cura e do discipulado. Me ajude vencer o sofrimento e o pecado. Me ensine glorificá-Lo. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS