PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DA MISSÃO

HORA DA MISSÃO



25 de abril de 2022

Dia do Evangelista São Marcos

EVANGELHO


Mc 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.


MEDITAÇÃO


Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte (Mc 16, 20)

Bem no final do seu evangelho, o evangelista Marcos relata que Jesus deixou uma orientação muito clara para os seus discípulos. É quase um coroamento da narração do seu evangelho.

Na despedida de Jesus, uma orientação, um mandato, um envio. Ele volta ao Pai e deixa a sua missão com os seus discípulos. Até aquele momento, durante três anos, aquele pequeno grupo o tinha seguido, ouvido suas pregações, presenciado curas e milagres. E não só. Tinha acompanhado a perseguição à sua pessoa e à boa notícia que ele trazia. Testemunhas de sua morte, mas também testemunhas de sua ressurreição. Agora, o Senhor partia. E lhes deixava uma tarefa: continuar a sua missão.

Eles tinham uma boa notícia para anunciar ao mundo, um evangelho. A boa notícia era a de que o Pai enviou o Filho, Jesus, para a salvação de todos. E que o Filho, cheio do Espírito Santo, comunicou ao mundo, com palavras e ações, o amor libertador do Pai. O anúncio era também uma convocação: Cada um, reconhecendo o amor de Deus, acolha Jesus Cristo como caminho, para encontrar a vida.

Crer é a resposta certa a esta boa notícia, a este evangelho. Crer é acolher a pessoa de Jesus, como o Messias enviado, e acolher sua obra redentora na cruz pela qual nos chega o perdão dos nossos pecados. Crer é a condição para celebrar a graça da restauração no Batismo. Não acolher essa boa notícia, não crer, é negar-se a acolher a salvação. Assim, quem não crer permanece na sua condenação. Mas, quem crer e for batizado, será salvo.

Essa boa notícia, esse evangelho, destina-se a todos, ao mundo inteiro. Por isso, os missionários precisam levar essa notícia boa a todas as pessoas e lugares. Todos precisam tomar conhecimento disso, o evangelho precisa chegar a toda criatura.

Esse mandato missionário foi entregue aos onze, aos líderes da comunidade de Jesus. Eles são os primeiros responsáveis. Mas, não são os únicos responsáveis. A missão é de todos os discípulos do Senhor, de todos os batizados. Os onze representam a comunidade. São onze porque um traiu o Senhor e deixou este mundo. Logo depois, eles elegeram o 12º, Matias. Os doze são representantes do novo Israel, a Igreja, o povo das 12 tribos. A missão é de todos.


Guardando a mensagem

O dia de hoje dedicado a São Marcos, o evangelista, é uma boa oportunidade pra você se perguntar em que medida está realizando o mandato do Senhor, de levar o evangelho a toda criatura. Se em algum momento, você deixou-se ficar de braços cruzados, apenas observando outros realizarem o trabalho missionário, deixe isso no passado. A hora é de mutirão. Todo mundo pode ajudar. Temos que levar ao mundo o conhecimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Arregace as mangas e encontre o seu espaço nesse grande mutirão.

Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte (Mc 16, 20)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Obrigado por nos confiares a tua missão, apesar de nossas debilidades. Que ninguém de nós venha com a desculpa de não ter tempo, porque estamos em missão sempre, a toda hora, em qualquer lugar. Que ninguém de nós ache que não tem qualidades especiais para pregar a Palavra, porque a melhor pregação é o exemplo de vida. Que, na missão, ninguém queria ser maior do que os outros, porque o maior mesmo é o que serve com humildade e amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Eu disse, há pouco, arregace as mangas e encontre o seu espaço nesse grande mutirão. Estou falando do mutirão da evangelização, na qual todos podemos colaborar. Atrevo-me a apresentar-lhe a AMA, a Associação Missionária Amanhecer. Nós que formamos esse grupo católico estamos empenhados na evangelização nos meios de comunicação. E se você estiver conosco, vamos poder fazer muito mais. Vou lhe deixar um link para você se inscrever na AMA. Seja bem-vindo, seja bem-vinda!

Comunicando

No próximo sábado, dia 30, em São Paulo, vou celebrar a Missa de Páscoa com associados da AMA e ouvintes do nosso programa na Rádio 9 de julho. A Missa será na Catedral da Sé, ao meio dia. Para mais informações, faça contato pelo nosso fone/whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. uma abençoada semana a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!O seu encorajamento para sermos discípulos de Jesus nos faz mais fortes através das leituras do evangelho de Jesus e seus ensinamentos.Um grande e afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus Lhe abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz neste dia. Deus Lhe conceda uma semana repleta de amor e paz.
    Fique com Deus...

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana abençoada pra todos nós 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem meu amado padre João Carlos.
    Todos os dias,seu comentário sobre o evangelho me enriquece.
    Procuro sempre repassar o evangelho diário aos meus contatos.
    Sou de Surubim,e tive a graça de ser amiga de Angela,hoje uma estrelinha mas que na vida já distribuía amor aos que dela se aproximavam. Trababavamos juntas no INSS de Limoeiro.
    Sempre a coloco em minhas orações e o Senhor também,pelo bem q faz ao povo de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe com muita bençãos saúde paz uma semana abençoada com senhor Jesus Cristo e Maria Amém

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos bom dia que sua semana seja abençoada e iluminada que tudo que o senhor deseja seja realizado com a proteção de Papai do céu e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Com fé gigante no coração ❤️,por o maior líder que nos ensinou Jesus Cristo Filho de Deus, acolher na sua vida,com certeza você pode tudo, anunciar as boas novas,ser intenso, melhor, completo, especial e feliz.
    Esse é o caminho da felicidade jesus é meu Senhor sou conduzinda por Ele.
    Uma ótima semana pra todos nós abençoada 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia obrigado senhor por mais um dia di vida i sacerdote que nos dar ânimo de viver ouvido as palavra do evangelho graças adeus obrigado por suas sábias palavras amém 🙏🏼🛐🙋

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Como faço para receber o evangelho do dia, todos os dias?

    ResponderExcluir
  10. Oi padre moro em QUELUZ que fica no estado de SP e faz divisa com o estado do RJ.Sou ouvinte diária das suas pregações.Gosto muito.

    ResponderExcluir
  11. Ó Altíssimo Senhor, Deus e Criador da vida, eu LHE agradeço pelas curas e sinais que foram feitas na vida do VOSSO povo. No entanto, me ensine seguir o caminho da fé, da evangelização, da paz, da humildade, do discipulado e do amor. Me ensine vencer a soberba, a preocupação e o sofrimento. Me ensine ser sóbrio, fiel, firme, forte, seguro e vigilante. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine falar com sabedoria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia e muito obrigado pelas palavras recebidas e cantadas 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos os irmãos da AMA e a paz de nosso senhor Jesus Cristo a todos até que eu gostaria de ser sócio como já participo na minha paróquia de uma eu não vou poder participar mais agradeço por receber todos os dias a . meditação da palavra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS