PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR




15 de abril de 2022

Sexta-feira da Paixão do Senhor


EVANGELHO


Jo 18,1–19,42


MEDITAÇÃO


Não és tu, também, um dos discípulos dele? (Jo 18, 25)

Estamos na sexta-feira da paixão. Hoje, fazemos memória do julgamento, condenação, execução e sepultamento de Jesus. Estamos celebrando o Tríduo Pascal. O Tríduo é como um único dia, com três momentos: a entrega que Jesus fez de sua vida ao Pai e aos seus (a última ceia com o lava-pés da quinta-feira santa), sua paixão e morte na cruz (a celebração da Paixão do Senhor no dia de hoje) e sua ressurreição dos mortos (a Vigília Pascal do sábado santo). A alegria da vitória de Cristo e de nossa vitória com ele proclamada na Vigília continua no domingo da páscoa e em todos os domingos do ano.

Para meditação do grande mistério da paixão, nesta sexta-feira, além da solene celebração das três da tarde, hora da morte do redentor, as comunidades realizam também vias sacras, procissão do Senhor Morto, sermão das sete palavras, encenações da paixão de Cristo, sermão do descimento e várias outras práticas piedosas.

Na narração da paixão, lendo João capítulos 18 e 19, há muita coisa a meditar. Vou meditar com vocês sobre um elemento apenas. Jesus assumiu sua identidade. Pedro escondeu sua identidade. Talvez você esteja fazendo como Pedro. Todos já passamos por isso.

Depois da ceia de páscoa com os discípulos, o que chamamos de última ceia, Jesus foi para o Jardim das Oliveiras, com os discípulos. Como estava sendo perseguido e sob ameaça de prisão, ele se refugiava fora da cidade. Em lugares como aqueles, com árvores, era comum muitos romeiros acamparem durante a grande festa da páscoa. Judas tinha saído da ceia e não voltara mais. Mas, já tarde da noite, reapareceu ali no Jardim com soldados e guardas do Templo para prender
Jesus. Ele já estava esperando e foi ao encontro deles. ‘Quem é que vocês estão procurando?'. ‘Jesus, o nazareno’. Jesus se identificou: ‘Sou eu’. Esse ‘sou eu’ deu um susto neles, que recuaram e caíram por terra. Jesus voltou a perguntar quem estavam procurando e a afirmar: ‘Sou eu’.

Jesus não esconde sua identidade. Não se esconde. Pede para não fazerem nada com os discípulos. Mas, se apresenta: ‘Sou eu’. O susto deles certamente se refere ao conteúdo bíblico dessa afirmação de Jesus. ‘Sou eu’ é a forma como Deus se apresentou a Moisés no Monte Sinai. ‘Diga ao Faraó que ‘Eu sou’ mandou libertar o seu povo’. Essa é a identidade de Deus. Ele é. E ponto. Jesus já tinha se apresentado assim muitas vezes: Eu sou a luz do mundo; eu sou o pão descido do céu; eu sou a ressurreição e a vida; eu sou a porta das ovelhas; eu sou o bom pastor. Esse ‘eu sou’ ressoa como manifestação do próprio Deus. Certamente, por isso, a tropa recua e cai. Diante de Pilatos, Jesus também disse: ‘Eu sou’- ‘Eu sou rei’. Não se esconde, nem camufla sua identidade. Assume quem ele é, identifica-se aos soldados e à tropa do Templo: ‘Sou eu’. Enfrenta a traição e a injustiça da prisão com sua própria verdade: ‘Sou eu’. E o afirma por três vezes.

Neste evangelho de São João, o interrogatório de Jesus na casa de Anás vem junto com o interrogatório de Pedro. Jesus está dentro da mansão do sumo-sacerdote. Pedro está no pátio da mansão, junto com serviçais e guardas. Lá dentro, Jesus assume sua identidade e sua missão. Lá fora, Pedro age bem diferente.

Pedro, mesmo que ficasse exposto à perseguição, poderia ter confirmado: “Sou eu”. Primeiro, foi na porta do palacete de Anás. A empregada o reconheceu e perguntou se ele não era um discípulo do homem que chegara preso. Pedro respondeu: “Não sou”. Enquanto Jesus estava sendo interrogado e maltratado na mansão de Anás, Pedro, meio por fora, se esquentava na fogueira com guardas e criados. Fizeram-lhe a mesma pergunta. E ele, quase fazendo eco à bofetada que Jesus recebera dentro da mansão naquele momento, respondeu: “Sou não”. E Pedro ainda teve uma terceira chance. Um parente daquele que ele tinha cortado a orelha, lá no Jardim das Oliveiras, o identificou. ‘Eu vi você lá no Jardim.” ‘Eu? De jeito nenhum”. Por medo, para fugir da perseguição, Pedro negou sua identidade. Era discípulo. Mas, disse que não era. Andava com Jesus. Mas, disse que não o conhecia. Pedro o negou por três vezes.


Guardando a mensagem

Neste dia de jejum e oração, acompanhamos a paixão do nosso Redentor. Na narração da paixão, podemos contemplar a sua fidelidade, a sua obediência ao Pai, o seu amor misericordioso pelos pecadores pelos quais está entregando a vida. Não fugiu, não jogou culpa nos outros, não desconversou. Ele assumiu corajosamente a sua identidade: “Sou eu”. Disse isso por três vezes. Nesta sexta-feira da paixão, contemplemo-nos também nesse drama que marcou a história e deve marcar nossa vida igualmente. Nós somos Pedro. Na hora da provação, escondemos nossa identidade. Quando surgem críticas e oposições, tiramos o time de campo. Imitamos Pedro. “Sou não”.

Não és tu, também, um dos discípulos dele? (Jo 18, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o galo da madrugada alertou Pedro de sua infidelidade, de sua traição. Essa sua falta lhe trouxe um grande sofrimento, um grande arrependimento. Caiu num choro de dias. Chorava pela humilhação que tu estavas padecendo, chorava pela infidelidade do seu “Sou não”. Nesta sexta-feira da paixão, dá-nos, Senhor, verdadeira contrição dos nossos pecados, de nossas infidelidades. Dá-nos a conversão de Pedro. Queremos imitar-te em tua fidelidade, na firmeza de tua entrega à vontade de Deus. E assumir com destemor nossa identidade de discípulos teus. E sustentá-la abertamente nas horas difíceis, na hora da provação. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz, remiste o mundo. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, você sabe, é dia de penitência e solidariedade. Praticamos o jejum (ficando uma boa parte do dia sem comer) e a partilha (reservando uma doação de alimentos para os mais necessitados). Às três da tarde, una-se à Igreja que está aos pés da cruz do Senhor, celebrando a Paixão e Morte do Senhor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. O relacionamento dele conosco é marcado pelo amor incondicional!

    ResponderExcluir
  2. Como podemos errar tanto, aja paciência de Deus perante aos nossos corações 💕 duros como pedra. Perdão Senhor, peço a sua Misericórdia Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Jesus já fez tudo ,que tinha que fazer pela humanidade !!!Esta estará sempre pecando !!É inerente do humano

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus Cristo , Gratidão por tudo que tens feito por mim e pela minha família e por cuidar tão bem de nós , nós te amamos , adoramos e te bendizemos Senhor .

    ResponderExcluir
  5. SENHOR JESUS GRÃTIDA MEU PAI POR TUDO QUE ES EM MINHA VIDA ENTREGO TUDO EM TUAS MAES DEUS MEU PERDOA OS MEU PECADO ESPERO NO MEU SLVADOR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus, nosso pai e nosso Redentor a ti imploro nesta sexta-feira santa, pela cura de minha mãe Ilda,que ilumine os médicos para não deixar minha mãe sofrer, eu confio em vós senhor, peço também pela minha saúde para cuidar dela e pela proteção da minha família, obrigada Pé João Carlos,que Deus vos abençoe na sua infinita bondade.Amem

    ResponderExcluir
  7. Amém, Senhor. Tu morrestes para nossa salvação, e muitos não acreditam.

    ResponderExcluir
  8. Perdão senho, pelas vezes que fui fraca e te abandonei. Perdão Senhor, pela falta de amor das pessoas pelo próximo.🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor gratidão por estarmos vivos e com saúde. uma sexta-feira Santa a todos nós .

    ResponderExcluir
  10. Eu fico indignada comigo mesma... como posso ser tão pecadora, lendo tanta coisa bela e corajosa que Jesus fez por nós. Senhor Jesus me ajude a ser mais santa! Nossa Senhora me ensine a ser quem agrada a Jesus e Deus Pai.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus obrigado pelo seu amor por mim pela minha família e por toda humanidade

    ResponderExcluir
  12. Que cada jejum aprendamos juntos assumir aquilo que Jesus Cristo fiz.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Paz e bem! Uma amiga minha, que recebe sua meditação pediu que eu lhe enviasse ima mensagem pedindo suas orações pela saúde de um neto dela. O senhor poderia colocar essa intenção na celebraçao? O nome da amiga é DONA ISALTINA, ela reside em Miranorte, no Tocantins. O nome do neto é RONALDO. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. Assim seja.Assis Oliveira -Salgueiro Pernambuco.

    ResponderExcluir
  15. Deus! Tem misericórdia de nós, não é fácil viver nesse mundo desigual manobrado por governos e poderes corruptos. Pedimos força e coragem para continuar nessa luta cotidiana.🙏

    ResponderExcluir
  16. MEU SENHOR E MEU DEUS NOS TE AMAMOS BENDIZEMOS E GLORIFICAMOS POR TUDO QUE SOFRESTE POR NÓS MUITA GRATIDAO AMEM

    ResponderExcluir
  17. Abençoada leitura.. Me fez refletir, mais uma vez, do qto ainda preciso aprender para crescersobretudo, espiritualmente. Abençoadas palavras, abençoadas mensagens.. Que nos tragam alívio, paz interior e reflexões constantes sobre como caminhar melhor com os pés firmes. Amém

    ResponderExcluir
  18. Jonne Júnior15/4/22 15:17

    Paz e Bem.Nos te adoramos senhor Jesus e te bendizemos porque por tua cruz remiste o mundo.

    ResponderExcluir
  19. Amém boa tarde padre sua benção. Obrigada Jesus por todo amor por nós te adoramos Jesus. EU TE AMO JESUS 🙌

    ResponderExcluir
  20. Deus da unidade, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Todavia, me conceda a graça de seguir o caminho do bom conselho, do bom filho, do ensinamento, do discipulado, do testemunho, dos servos, dos justos, do trono da graça, da confiança, da obediência, da oração, da misericórdia, da consagração, da salvação, da fé, da paz, da luz, da ciência perfeita e da cura. Me conceda a graça de sofrer com paciência. Me conceda a graça de fugir do pecado, da violência, da impiedade e da falsidade. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de vencer a provação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS