PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O RECOLHIMENTO DO SÁBADO SANTO

O RECOLHIMENTO DO SÁBADO SANTO



16 de abril de 2022

Sábado Santo

EVANGELHO 


Lc 24,1-12

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. 5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.
8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.
12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

MEDITAÇÃO


Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? (Lc 24, 5)
Neste sábado santo, não estamos num velório. É verdade que estamos num dia de silêncio e recolhimento, em vigília, como que ao lado do sepulcro do Senhor. Estamos, propriamente, em concentração. Preparamo-nos para celebrar, com toda exultação, o mistério da vitória de Jesus sobre a morte. Não porque ele esteja morto e vá ressuscitar hoje à noite, nada disso. Mas, para fazer memória de sua vitória sobre a morte. Ele vive triunfante, ele é o ressuscitado. A morte e a ressurreição do Senhor são o grande mistério no qual vivemos mergulhados. É o que estamos celebrando no Tríduo Pascal: a sua entrega em nosso favor, a sua morte de cruz nos lavando do pecado, a sua ressurreição dos mortos nos comunicando a vida de Deus.
A celebração de hoje é a vigília pascal, à noite. Depois de um dia de recolhimento, vamos celebrar a sua ressurreição. Nós nos damos conta que, com sua ressurreição, começa um novo tempo e que sua vitória é também nossa. Nós mergulhamos neste mistério de morte e ressurreição, particularmente, pelo batismo. No batismo, renascemos nas águas de sua morte. Como disse Paulo, no batismo, fomos sepultados com ele. E, ao sairmos das águas, ressurgimos com ele. Pelo batismo, começamos a viver a vida nova da graça que ele nos alcançou. Foi o que Jesus disse a Pedro: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Somos lavados pelo batismo. Temos parte com ele.
Em vigília, serão lidos diversos textos da Escritura que narram as maravilhosas obras de Deus na criação, na libertação do povo da escravidão do Egito, no retorno do exílio da Babilônia, no batismo dos cristãos. No evangelho, será proclamado que as mulheres foram no domingo, bem cedinho, ao túmulo para ungir o corpo de Jesus com perfumes, mas tiveram uma dupla surpresa: encontram a pedra removida do túmulo e não encontraram mais o seu corpo.
Faltar à celebração da Vigília Pascal de hoje, nem pensar. Ela é a mais importante celebração do ano. A liturgia de hoje se desenvolve em quatro momentos: a celebração da luz (Cristo vence as trevas e ilumina o mundo); a celebração da Palavra (A ressurreição de Cristo é o coroamento das  maravilhosas obras de Deus ao longo da história); a celebração da água (Pelo batismo, participamos da morte e da ressurreição do Senhor); e a celebração do pão eucarístico (Na ceia eucarística, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição). E a grande notícia da noite santa deste sábado, a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição da morte, se prolonga por todo o domingo de páscoa e por todos os domingos do ano. Faltar à celebração da Vigília Pascal de hoje, nem pensar.

Guardando a mensagem
Podemos pensar que a celebração do sábado santo tem três marcas: a Ressurreição, o Batismo e a Missão. Ressurreição é a boa notícia da madrugada do primeiro dia da semana. Está recomeçando a primeira semana da criação, é o início de uma nova humanidade. O Batismo é a nossa adesão a Cristo e o modo pelo qual participamos de sua morte e de sua ressurreição. Lavados, purificados por sua morte, somos novas criaturas, nascidas do alto, pelo derramamento do seu Espírito. A continuação da missão de Jesus é consequência de sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Somos seus missionários. A missão continua.
Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? (Lc 24, 5)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras do canto da proclamação da páscoa na Vigília Pascal de hoje:
Exulte o céu e os anjos triunfantes, / mensageiros de Deus, desçam cantando, / façam soar trombetas fulgurantes, / a vitória de um Rei anunciando.
Alegre-se também a terra amiga / que em meio a tantas luzes resplandece / e, vendo dissipar-se a treva antiga, / ao sol do eterno Rei brilha e se aquece.
Que a mãe Igreja alegre-se igualmente, / erguendo as velas deste fogo novo. / E escutem reboando de repente, / o Aleluia cantado pelo povo.
Vivendo a palavra
Um modo de sublinhar o valor deste tempo de graça é desejar FELIZ PÁSCOA às pessoas de sua convivência, parentes e amigos. Então, a partir de  hoje, não economize votos de FELIZ PÁSCOA COM CRISTO.

Pe. João Carlos Ribeiro -20.04.2019

17 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.uma santa e abençoada Páscoa com Jesus a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos! Que Deus te abençoe sempre e o Papa e toda Santa Igreja e obrigado pelas belissimas meditaçoes da pala do Senhor! Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  3. Amém🙏Feliz Páscoa Padre João Carlos e a todos os irmãos.🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, obrigada por tanta e linda medições que recebo todos os dias e principalmente nessa semana santa, que Deus nos conceda muita paz ao mundo inteiro, peço com muita aflição para a saúde de minha mãe para que Deus conceda a cura de minha mãe Ilda, por mim filha dela saúde para cuidar dela e pela minha família. Feliz páscoa para o senhor e para todos nós Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigado pela meditação Belíssima muito linda feliz Páscoa abençoada eu vou sim para missa

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de muita Paz e Amor Divino e uma Feliz e abençoada Páscoa pra todos!🙏

    ResponderExcluir
  7. Feliz Páscoa com Cristo

    ResponderExcluir
  8. Feliz Páscoa a todos os filhos de Deus que Jesus abençoe hoje e sempre todos nós Amem

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma feliz Páscoa pra todos nós 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  10. Amém com Deus tudo é possível

    ResponderExcluir
  11. Feliz Pazcoa à todos nós!!!

    ResponderExcluir
  12. Desejo feliz pascoa a todos os irmãos ...

    ResponderExcluir
  13. Justina Maria16/4/22/10:11Bom dia Padre João que Deus nos abençoe com saúde e paz desejo_lhi uma feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João!
    Realmente, é uma bela reflexão!
    Em todas as palavras ditas, devemos continuar com a missão que o Senhor nos deixou.Feliz Páscoa a todos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS