PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PORQUE JESUS LAVOU OS PÉS DOS DISCÍPULOS

PORQUE JESUS LAVOU OS PÉS DOS DISCÍPULOS




14 de abril de 2022

Quinta-feira da Semana Santa

EVANGELHO


Jo 13,1-15

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

MEDITAÇÃO


Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)

Uma das cenas da paixão de Cristo que mais chama atenção por sua beleza e por seu clima de intimidade é a Última Ceia, com o lava-pés. A celebração cristã da quinta-feira santa realça a instituição do sacramento da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor fraterno.

Chama a atenção o fato do evangelista João não narrar a instituição da Eucaristia, como os outros evangelhos. Em seu lugar, ele apresenta o lava-pés. Lavar os pés não foi só um ato na vida de Jesus entre nós. Ele realizou sua missão, como servidor. O lava-pés é uma síntese da vida de Jesus. Entendemos que, com o lava-pés, Jesus quis mostrar que ele veio para servir, e assim nos pede para sermos servidores dos irmãos. Também nós devemos lavar os pés uns dos outros.

É possível que para João, o lava-pés seja muito mais do que um sinal do serviço. Não sei se consigo me explicar, mas o lava-pés é o amor de Jesus até o fim. Veja se eu estou pensando certo. João abre esse relato da última ceia, com essa expressão “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-se até o fim”. O que seria “amar até o fim”? Podemos entender que seria amar até o último momento de sua vida. Mas, também podemos entender que “amar até o fim” é amar intensamente, perfeitamente, até o máximo de amor possível.

Jesus amou os seus e os amou até o fim. Ele nos amou com o máximo amor. E como é que Jesus amou os seus? Bom, Jesus os convidou ao seu seguimento, anunciou-lhes a Palavra, revelando o Pai que o enviou. E o máximo de amor foi a auto doação de si mesmo. Como ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”. Nisto estava o amor até o fim, em dar a vida pelos seus. O amor de Jesus o levou a dar a sua vida para que nós fôssemos purificados do nosso pecado.

Por sua vida entregue livremente em nosso favor, Jesus alcançou o perdão dos nossos pecados, nos purificou. Do seu coração aberto na cruz, escorreu sangue e água. Sangue redentor. Água purificadora. Por sua morte, ele nos purificou, nos lavou. Sendo assim, podemos concluir que o lava-pés é uma representação visível do amor de Jesus pelos seus até o fim. Amor que, na sua auto doação amorosa, nos comunicou a vida de Deus, nos lavando da sujeira do pecado.

Vejam que, no texto, o verbo “lavar” aparece 8 vezes. O lava-pés é o amor de Jesus que se manifestou na sua morte redentora, nos lavando, nos purificando do pecado.


Guardando a mensagem

Justo no momento em que o necessário distanciamento social nos impede de celebrar o lava-pés em nossas igrejas, meditamos o texto que nos narra esse gesto, na Última Ceia. O lava-pés não é um detalhe curioso da vida de Jesus. Foi a vida mesma dele. Ele, por amor, fez-se nosso servo. E a obra maior do seu amor foi nos lavar do pecado, por meio de sua morte. Quando foi que finalmente ele nos purificou dos pecados? Na sua cruz, na sua morte, onde se entregou em nosso favor. A sua morte é o amor maior, o amor até o fim, porque ali realizou de forma suprema o amor pelos seus. O lava-pés é uma representação do amor de Jesus, amor até às últimas consequências.

Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pedro não queria que tu lavasses os seus pés. Ele viu que aquilo era um trabalho para escravo. E tu eras o Senhor. E ficamos pensando no que tu lhe disseste: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Pensando melhor, podemos entender essa palavra. Verdadeiramente tu nos lavaste do nosso pecado, por meio de tua morte. Ali, foi o máximo do teu esvaziamento, do teu abaixamento. Só lavados, purificados, podemos ter parte contigo, podemos estar em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo. Amém.

Vivendo a palavra

Lembre-se que amanhã, sexta-feira da paixão, temos o compromisso do jejum, como gesto de comunhão com o Senhor em seu sacrifício e de solidariedade com os irmãos que estão passando necessidade. Jejum e partilha.

Comunicando

Para esta quinta-feira santa, preparamos uma celebração de Adoração Eucarística pelo rádio, pelo canal do Youtube e também pela página do facebook, às 11 horas. Estaremos rezando por todos os associados, ouvintes e os que nos acompanham na Meditação. Tendo alguma intenção para nossa Adoração, anote aí neste formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Jonne Junior14/4/22 04:43

    Vossa benção Pé.JC uma quinta-feira abençoada e que Deus possa derramar muita saúde força para o senhor e vós peço orações por toda minha família e pelo fim da guerra

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA Sr.Pe João Carlos
    Gratidão ão nosso srJesus Cristo por ter levado nossos pecados na cruz.
    Gratidão por tanto amor
    Muito Obrigada Pe João Carlos tão bem explicado o santo evangelho que dispensa comentários. Deus é maravilhoso e o senhor semelhante simples assim.
    Deus te abençoa graciosamente.
    Gratidão pelas meditações que enviam para mim de grande valia e eficaz e edificante. Muito Obrigada. Pedrelina Siqueira

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏Que o exemplo de Jesus possa nos iluminar

    ResponderExcluir
  4. Peço por Aguida Mendonça que vai submeter a um tratamento ocular. E por pessoas generosas que irão ajudar_la.

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado por sua vida e por essa palavra que nos alimenta todos os dias

    ResponderExcluir
  6. Onde está o formulário que sita hoje no final

    ResponderExcluir
  7. Pela cura física, psicológica e espiritual (depressão. pânico e ansiedade) de minha família, em especial meu marido e meu filho. Pelo fortalecimento meu e de minha filha.

    ResponderExcluir
  8. AMEM MEU JESUS PECO ORACAO PRA MIM E MINHA FAMILIA GRATIDÃO MEU JESUS ABNCOI TUDO QUÊ TE AMA MEU JESUS OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE TEM NA MINHA VIDA SALVADOR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  9. BOM dia obrigada senhor,coloco
    Meus filhos netas e irmãos em tuas mãos senhor , que teu espírito santo me livre do meu vício do cigarro, gratidão, gratidão, gratidão, amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Senhor pela vida e pela graça da conversão! Como Jesus,que eu sirva com amor e solidariedade o próximo. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Amém, agradeço por todo dia receber está oração.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber sua oração em meu whatsapp 🙏 12997292380 Nilton Carlos de Ubatuba sp

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, obrigada meu Deus, peço nessa quinta feira santa, a saúde de minha mãe, que a equipe médica seja iluminada, para curar minha mãe,nós filhos e família, confiamos na divina providência de Deus,em suas orações Pe João Carlos, peça a Nosso Senhor Jesus Cristo por minha mãe Ilda Cavalcanti da Trindade, meu Deus também pela minha saúde, para cuidar de minha mãe e pela minha família.Que Deus vos abençoe Pe João Carlos, amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Agradeço a Deus por ter nos enviado seu filho nosso senhor Jesus Cristo. Que o senhor lave também nossa alma e corpo e nos conceda as graças necessárias para vivermos no seu caminho .

    ResponderExcluir
  15. Obrigada meu Deus pela minha saúde e saúde da minha família.
    Peço oração para um neto dependente de drogas e para todos os usuários desse mal maldito.

    ResponderExcluir
  16. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana santa abençoada pra o senhor. Feliz Páscoa Deus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos peço a sua bênção e abençoe a minha família.

    ResponderExcluir
  18. Coloco a família Silva Rocha e Família Heep nas orações para restaurar a união!

    ResponderExcluir
  19. Pelo bom exito de uma cirurgia.
    Obrigada,Senhor!

    ResponderExcluir
  20. Padre peço oração por meus pais João de Figueiredo e MARIA de Mello Figueiredo que se estivessem vivos fariam anos hoje 14 de abril.Ok obrigada

    ResponderExcluir
  21. Boa noite sua bênção padre João Carlos grande omilia e quê ensinamentos o senhor nos trás neste dia. Peço bênção de Jesus para toda minha família e pelos doentes da minha comunidade e do mundo inteiro e pelo fim da pandemia

    ResponderExcluir
  22. Muita GRATIDÃO a meu JESUS!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS