PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RENOVE SUA CONFIANÇA EM DEUS

RENOVE SUA CONFIANÇA EM DEUS



05 de abril de 2021

Quinta Semana da Quaresma

35º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Jo 8,21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

MEDITAÇÃO


Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

É, está difícil. Por mais que Jesus explique, eles não querem entender, não querem aceitá-lo. O clima de resistência e rejeição está crescendo em torno de Jesus. Está chegando a hora da paixão. No fim, os seus próprios discípulos estarão em dúvida e o deixarão só.

Na passagem de hoje, no evangelho de São João, mesmo num clima tão adverso, Jesus afirma sua confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. E Jesus está certo do apoio do Pai, porque ele está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, ele gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia da asfixia e das dores lacerantes naquela cruz, depois de uma noite de flagelação e maus tratos e de um dia de humilhações e sofrimento físico. Também ali na cruz, ele está em oração. É uma oração que brota de sua dor e de seu sentimento humano de quem se sente traído, evitado, execrado. Sofre pelas dores físicas, sofre ainda mais pelo que a crucifixão representa: a condenação de sua vida, o abandono dos seus amigos, o medo que dispersa o seu pequeno rebanho. Ele se sente só e abandonado. Mas, ali, ao pé da cruz, está um grupo de mulheres fiéis e o discípulo mais jovem. Ali está também a sua mãe. O Pai o assiste, silencioso, ele sabe disso, num silêncio doloroso.

A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Ainda mais que essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). E, apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo e a confiança nele.


Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições. Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição de Jesus, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a vontade de Deus, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também a nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência permanente a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Nos dias difíceis de sua vida, renove a sua confiança em Deus. Fortaleça, no seu coração, a convicção de que Deus, na sua imensa misericórdia, ama você. Ele é fiel e sempre estará ao seu lado. Esta certeza nos ajuda a atravessar as tempestades com serenidade, fortalecidos na fé e em condições de ajudar os outros a caminharem na esperança.

Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do salmo 21(22):

Meu Deus! Meu Deus!
Por que me abandonaste?

Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus!
Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!
Tu, porém, és o Santo,
és rei, és o louvor de Israel.
Em ti, os nossos antepassados
puseram a sua confiança;
confiaram, e os livraste.
Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se decepcionaram.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante!
Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Peça ao Senhor que, a seu exemplo, nas horas difíceis e dolorosas de sua vida, de solidão, de medo, de dor, não lhe falte a certeza de sua presença ao seu lado. Que a sua paz habite o seu coração, para que você atravesse as horas de dificuldade com serenidade, na esperança que não decepciona.

Comunicando

Para a Semana Santa, com a Associação Missionária Amanhecer (AMA) estamos    preparando a Via Sacra da Fraternidade para a quarta-feira santa e a Adoração Eucarística para a quinta-feira santa. Mais perto, eu dou mais detalhes. Vamos ficar muito felizes se você puder participar conosco, presencialmente ou pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Sr Padre João Carlos, bom dia. Vhamo-Maria Tati sou de Angola e aqui vivo em Luanda.
    Venho agradecê-lo pela transmissão diária da Medição da Palavra do SENHOR. Já tem mudado bastante a minha vida no sentido religioso. As suas Meditações diárias, fazem-me mais próximo ao SENHOR. O Sr Padre é uma benção para mim a acredito para todos que lhe escutam e saibam entender a essência desta palavra. Continue conosco, assim mesmo. Pelas suas Meditações, eu sinto-me tocada.
    Glória à DEUS

    ResponderExcluir
  2. Jonne Júnior5/4/22 04:46

    Paz e Bem a todos e todas vós peço a vossa benção Pé.JC e por toda minha e principalmente àqueles prejudicados pelas fortes chuvas como também centenas de mortes na guerra.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos Maria José de Santana Lima de Jaboatão mim sinto renovada com suas palavras agradeço a Deus por ter o senhor como pai que nos encina muito que devemos a prender todos os dias Amém Deus te muita saúde e paz

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Padre João Carlos e uma benção de Deus �� todas as manhãs vê e ouvir sua palavras de meditação com Deus! Pra. Mim e uma granade alegria está ouvindo e aprendendo muitas coisas boas .fico muito feliz. Gratidão que Deus abençoe sempre sua benção !!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos ..com Sua meditação mim faz sentir se muito bem grata por suas palavras...Depois que comecei a acompanhar suas mensagens m sinto mas Junto a Deus nosso Senhor Agora mas perto do antes obg por tudo e Gratidão eterna Anna Oliveira Conde Paraíba Brasil Que Deus nos abençoe grandemente 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre João Carlos sua bênção.🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Pe João Carlos. Grata pelas mensagens, importante no meu crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de todos os dias,fico muito grata por receber todos os dias e poder compartilhar com mais pessoas

    ResponderExcluir
  9. Bom dia paz e bem Pe.João Carlos!
    Estou muito feliz pela sua reflexão todo dia do evangelho. Que Deus misericordioso lhe conceda saúde,proteção e bênçãos em tudo aquilo que precisa em sua vida. Peço orações por todos aqueles que são perseguidos, humilhados e injusticados que não percam sua fé em Cristo Jesus, que Jesus seja sua companhia para o caminho da vitória. Um abençoado dia a todos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos minha benção obrigado pelo senhor está na minha casa todos dias só gratidão pela meditação de todos os dias

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sou Maria da Paz Bezerra Cavalcante Cabo de Santo Agostinho Recife Pernambuco peço oração pela paz do mundo inteiro Maria passa a frente da minha família

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlo,bom dia! agradeço ao senhor Deus de misericórdia por ter permitido que lhe conhecido, tenho tirado muito proveito de seus comentários, são ricos de informações valiosas, muito obrigada Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia 🌹
    Que Deus derrame chuvas de bençãos sobre todos nós e que haja mas amor no coração nós

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor ajuda nos a superar os momentos dificies .

    ResponderExcluir
  15. Amém! Que nunca me falte a presença de Deus! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. Saúdo os irmão! Muito bom estar com os irmãos aqui. Obrigada pela mensagem maravilhosa de conforto, confiança e perseverança.

    Na vida temos lutas diária, todos os dias as lutas vêm e todos os dias o Espírito Santo nos convence do pecado e nos convida ao arrependimento e a auto perdão. QUE SEJAMOS SENSÍVEIS AO ESPÍRITO SANTO E QUE SEJAMOS FIÉIS EM FAZER A VONTADE DE Deus. Agradeço ao Deus Pai pela vida do Padre.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo sempre nos mostra que a presença de Deus e fundamental, sentiremos aumentar nossa fé, Ele está sempre em todos os momentos na nossa vida,e nos ajudar em boas ações com nossos irmãos.
    Deus cuida daquele que procuram está em em sua presença, agora e para todo o sempre.Amem
    Um dia abençoado com a presença de Deus 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  18. Muito me confortou Ja e noite e vou dormir com a minha alma alimentada,obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Aprendo sempre com o padre,fico me sentindo melhor!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS