PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NO DIA DA ANUNCIAÇÃO, A CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

NO DIA DA ANUNCIAÇÃO, A CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA




25 de março de 2022

Solenidade da Anunciação do Senhor

Dia da Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria 


EVANGELHO



Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAÇÃO



Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Nove meses antes do Natal, celebramos, hoje, a solenidade da Anunciação do Senhor – o dia em que a iniciativa de Deus se encontra com a adesão de sua humilde servidora. É o mistério da encarnação do Verbo.

Primeiro, Maria ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.

Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.

Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a sua vontade, como serva. Entrega humilde, generosa, total.

É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.


Guardando a mensagem

O “sim” de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas, hoje, dia da Anunciação do Senhor, não é dia de ‘não’, hoje é dia de ‘sim’, do ‘sim’ de Maria e do seu ‘sim’ generoso e fiel, meu irmão, meu irmã.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Rezando a Palavra

Hoje, o Papa Francisco faz a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, atendendo a um pedido da Virgem em sua aparição em Fátima, Portugal, em 1917. 

A oração que o Papa vai pronunciar foi distribuída aos bispos para que se unam a ele na consagração, em suas dioceses. Rezamos agora um trecho deste ato de consagração:

ó Mãe, acolhei esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; 
Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar; Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade; Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo. 

Vivendo a palavra

Podendo, reze hoje o TERÇO DE NOSSA SENHORA, unindo-se à Igreja que, no mundo todo, eleva hoje preces a Deus, pelas mãos de Maria, pelo fim da guerra. Não sendo possível, recite, pelo menos, uma dezena do terço (1 pai nosso, 10 ave-marias e o glória ao Pai).

Comunicando

No final do texto da Meditação, estou deixando o Ato de
Consagração ao Imaculado Coração de Maria que será pronunciado pelo Papa hoje, na celebração que começa às 13 horas, horário de Brasília. Você pode acompanhar a cerimônia pela Rádio Amanhecer.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 


Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação. Vós sois Mãe, amais-nos e conheceis-nos: de quanto temos no coração, nada Vos é oculto. Mãe de misericórdia, muitas vezes experimentamos a vossa ternura 
providente, a vossa presença que faz voltar a paz, porque sempre nos guiais para Jesus, Príncipe da paz. 

Mas perdemos o caminho da paz. Esquecemos a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais. Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo. Preferimos ignorar Deus, conviver com as nossas falsidades, alimentar a agressividade, suprimir vidas e acumular armas, esquecendo-nos que somos guardiões do nosso próximo e da própria casa comum. Dilaceramos com a guerra o jardim da Terra, ferimos com o pecado o coração do nosso Pai, que nos quer irmãos e irmãs. Tornamo-nos indiferentes a todos e a tudo, exceto a nós mesmos. E, com vergonha, dizemos: perdoai-nos, Senhor! 

Na miséria do pecado, das nossas fadigas e fragilidades, no mistério de iniquidade do mal e da guerra, Vós, Mãe Santa, lembrai-nos que Deus não nos abandona, mas continua a olhar-nos com amor, desejoso de nos perdoar e levantar novamente. Foi Ele que Vos deu a nós e colocou no vosso Imaculado Coração um refúgio para a Igreja e para a humanidade. Por bondade divina, estais connosco e conduzis-nos com ternura mesmo nos transes mais apertados da história. 

Por isso recorremos a Vós, batemos à porta do vosso Coração, nós os vossos queridos filhos que não Vos cansais de visitar em todo o tempo e convidar à conversão. Nesta hora escura, vinde socorrer-nos e consolar-nos. Repeti a cada um de nós: «Não estou porventura aqui Eu, que sou tua mãe?» Vós sabeis como desfazer os emaranhados do nosso coração e desatar os nós do nosso tempo. Repomos a nossa confiança em Vós. Temos a certeza de que Vós, especialmente no momento da prova, não desprezais as nossas súplicas e vindes em nosso auxílio. Assim fizestes em Caná da Galileia, quando apressastes a hora da intervenção de Jesus e introduzistes no mundo o seu primeiro sinal. Quando a festa se mudara em tristeza, dissestes-Lhe: «Não têm vinho!» (Jo 2, 3). Ó Mãe, repeti-o mais uma vez a Deus, porque hoje esgotamos o vinho da esperança, desvaneceu-se a alegria, diluiuse a fraternidade. Perdemos a humanidade, malbaratamos a paz. Tornamo-nos capazes de toda a violência e destruição. Temos necessidade urgente da vossa intervenção materna. 

Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; 

Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar; Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade; Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo. 

O vosso pranto, ó Mãe, comova os nossos corações endurecidos. As lágrimas, que por nós derramastes, façam reflorescer este vale que o nosso ódio secou. E, enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz. As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas. O vosso abraço materno console quantos são obrigados a deixar as suas casas e o seu país. Que o vosso doloroso Coração nos mova à compaixão e estimule a abrir as portas e cuidar da humanidade ferida e descartada. 

Santa Mãe de Deus, enquanto estáveis ao pé da cruz, Jesus, ao ver o discípulo junto de Vós, disse-Vos: «Eis o teu filho!» (Jo 19, 26). Assim Vos confiou cada um de nós. Depois disse ao discípulo, a cada um de nós: «Eis a tua mãe!» (19, 27). Mãe, agora queremos acolher-Vos na nossa vida e na nossa história. Nesta hora, a humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio. O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós, enquanto o vosso Coração palpita por eles e por todos os povos ceifados pela guerra, a fome, a injustiça e a miséria. 

Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz. O sim que brotou do vosso Coração abriu as portas da história ao Príncipe da Paz; confiamos que mais uma vez, por meio do vosso Coração, virá a paz. Assim a Vós consagramos o futuro da família humana inteira, as necessidades e os anseios dos povos, as angústias e as esperanças do mundo. 

Por vosso intermédio, derrame-se sobre a Terra a Misericórdia divina e o doce palpitar da paz volte a marcar as nossas jornadas. Mulher do sim, sobre Quem desceu o Espírito Santo, trazei de volta ao nosso meio a harmonia de Deus. Dessedentai a aridez do nosso coração, Vós que «sois fonte viva de esperança». Tecestes a humanidade para Jesus, fazei de nós artesãos de comunhão. Caminhastes pelas nossas estradas, guiai-nos pelas sendas da paz

30 comentários:

  1. Amém rezaremos juntos o terço pela paz do mundo

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja por todo sempre.

    ResponderExcluir
  3. Estarei em oração nesse horário pela Paz
    Pelo fim da guerra ..pelo desagravo ao Nosso Senhor e..ao ❤ imaculado de Maria.

    ResponderExcluir
  4. Estarei em oração nesse horário pelo fim da guerra .Pela Paz no mundo.
    Pelo desagravo ao Nosso Senhor e..ao Sagrado ❤de Maria

    ResponderExcluir
  5. Unidos em oração pela Paz

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos unidos pela paz no mundo especialmente entre Rússia e Ucrânia

    ResponderExcluir
  7. REZAREMOS TODOS JUNTOS PELA PAZ NA ULCRANIA E RUSSIA E PAZ NO MUNDO INEIRO AMEM

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Em oração pela querra pela PAZ no mundo 🌎 inteiro 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de receber as mensagens pelo WhatsApp o meu número telefone 992595375

    ResponderExcluir
  10. Obrigado padre Deus te abençoe. Hoje em nossa comunidade estaremos em oração as 15:00hs.

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor Jesus rezemos hoje e todos os dias para que acabe essa guerra.

    ResponderExcluir
  12. Amém. Estarei em oração junto a igreja 🙏 para que a paz reine no coração ❤️ de todos nós.

    ResponderExcluir
  13. O mundo necessita de PAZ. Oremos com fé, pelo fim dessa guerra entre Rússia e Ucrania. Tende compaixão SENHOR, por intercessão de Vossa Santa mãe Maria Santíssima.🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos mesmo o senhor distantes não esqueço do senhor de desejar um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre a meditação foi tudo maravilhoso
    estou seguindo o que Deus me propôs.
    Um sexta feira abençoada para todos nós 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Justina silva25/03/202210:44 bom dia padre João o senhor sempre nos trasendo palavras que nos encina buscá o amor a oproximo,obrigada eu vou acompanhar sim o ato da consagração a o Imaculado coraçao pela nossa querida Radio Amanhecer as 13:00 unidos atodos!

    ResponderExcluir
  16. Amém! Imaculado coração de Maria, atendei-nos, suplicantes, pelo fim das guerra e da fome no mundo.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada meu Deus porque tu Luz Divina iluminou e purificou a minha e nossa mente Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa protegei-nos de todos males que nos aflige neste momento de dor e perda
    . oh! Meu Deus.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada senhor porque tua luz Divina iluminou limpou e purificou a nossa mente. Maria mae de Deus e Nossa proteg

    ResponderExcluir
  19. Deus e Maria tudo podem, embora nem sempre entendamos SEUS DESÍGNIOS.Dai-nos a PAZ E A CONCÓRDIA, não permitais que a dor, o sofrimento e a destuição das famílias se espalhem sobre a Terra . Protegei sobretudo as crianças e os desvalidos . Amem ! Fausto

    ResponderExcluir
  20. Em alguns instantes estarei rezando o terço pedindo a interseção da Virgem Maria pela paz dos dois países e de todo mundo senhor Jesus Cristo tem piedade de nós e dó mundo inteiro

    ResponderExcluir
  21. “Senhor Jesus, meu caminho e minha verdade

    Luz de nossas vidas

    Neste momento, entrego o meu coração para rogar por toda a humanidade.

    Esteja presente nos lugares onde há guerras

    Afaste dos inocentes a crueldade dos homens

    E derrame tua glória sobre todas as nações

    E meio a tanta dor, sofro com a dor do outro

    Por isso lhe peço, ó Jesus, toque os corações mais petrificados

    Que a tua santidade transforme a maldade em bondade

    Descrença em esperança, a escuridão em luz, a morte em vida.

    Virgem Maria, mãe de Deus

    Rogai pela ignorância dos causadores da guerra

    Que a tua compaixão transforme os corações dos opressores

    Queria mãe, pelo poder que há na oração

    Peço-lhe, como um filho que precisa de colo,

    Abrace a humanidade, acolha os necessitados

    E interceda a misericórdia aos que estão no mau caminho.

    Que a paz esteja nos corações da humanidade

    Por hoje e sempre, amém.”

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos sua bênção rezo a Deus pelos sofrimento dessas pessoas precisamente essas crianças que termine logos essa guerra Deus sejam louvado amém,paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  23. Juntos seremos mais. Rezemos pela paz juntamente com o Nosso papa Francisco e todo Clero e com Nossa Senhora, mae de Deus e nossa a Rússia se converterá com a graça de Deus em nome do seu filho Jesus. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS