PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM NÃO RECOLHE COMIGO, DISPERSA!

QUEM NÃO RECOLHE COMIGO, DISPERSA!

 


24 de março de 2022

3a. Semana da Quaresma

23º dia da caminhada quaresmal

EVANGELHO


Lc 11,14-23

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

MEDITAÇÃO


Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do poder opressor e do demônio.

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente de dentro da religião do povo de Deus.

Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal está combatendo a si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os Judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido, não prospera. Termina caindo uma casa por cima da outra, como falou Jesus.

O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.


Guardando a mensagem

Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo. Então, hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. O que fomenta desconfiança e desunião não vem de Deus.

Comunicando

E, hoje, como todas as quintas-feiras, vamos rezar por você na Santa Missa, às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Se você recebe a Meditação no seu celular, veja o link que lhe enviei para acompanhar a celebração. Para colocar sua intenção, use o formulário que está no final do texto da Meditação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom Dia!Essa semana aqui em Fortaleza Ceará um "desequilibrado"entrou a noite na Igreja dedicada à Santa Edwiges e quebrou alguns objetos inclusive a imagem da Santa que estava na Igreja à 25 anos. Que Deus nos dê força para combater o mal que nos rodeia. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Que a paz de Cristo esteja com todos.

    ResponderExcluir
  3. De tanto ser tentada ontem perdí o equilíbrio e dei brecha pro demônio tive um surto quebrando tudo e gritando feito louca em minha casa.
    Peço q Oremos para q JESUS venha expulsar o mal de mim e de minha casa. AMEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está sendo iluminada, procure um médico que ele te ajudará...Deus colocou eles aqui na terra com esta intenção.🙏

      Excluir
  4. Bom dia Padre!É maravilhoso poder ouvir todos os dias o Santo Evangelho!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia que devo fazer para receber o evangelho todos os dias gostaria muito de receber.obrigada

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. quem não está contra nós está a nosso favor

    ResponderExcluir
  7. Padre peço orações para que o exame de ultrassom de meu filho Arthur não apareça nenhum problema, e que o médico tenha se equivocado no que falou sobre oque ele acha ser, e que ele não precise fazer a cirurgia.
    Peço também para que meu filho consiga notas boas nas avaliações que está fazendo nessa semana.

    ResponderExcluir
  8. Verdade essa palavra caio muito bem pra hoje.

    ResponderExcluir
  9. Pedindo e ja agradecendo com muita fé pela benção para empresa do marido José !... Fortalece senhor a todos que trabalham conosco e que as portas se abram para nós. E que continuemos animados para viver sobre a tua proteção misericordiosa.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, peço que add meu número novo, pois aquele telefone deu problema ,Rita Milhome-85-991028122, pois gosto muito dos Evagelhos fo dia ,muito obg, e Deus abençoe ao Senhor e sua equipe!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos uma senhora falou que o senhor é Santo aqui e vai ser no céu ela disse que quer o senhor viva bastante aqui, mais para mim o senhor é um anjo sem asas 😇.
    Jesus viveu muita oposição e falsas acusações.
    Não vamos viver no mundo dividido, sabemos o que está acontecendo com a humanidade tudo isso é do mal, que acaba com a fraternidade.
    Vamos começar a agir espalhando confiança na comunidade cristã nas orientações de todos que estão unidos a Cristo pela fé.🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo dia abençoado para todos nós
    Devemos imitar jesus Cristo só seguir o que o papai quer para nossa vida.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Pe João Carlos, tem me feito um grande bem. Amém, em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado pelo bem que você tem feito a humanidade e principalmente aos mais pobres e marginalizados. Sus missão evangélica é maravilhosa... Deus vai lhe honrar e pela sua fé, você será infinitamente abençoado por Deus com saúde, amor e paz.
    Tenha uma excelente quinta-feira com Deus presente em sua vida...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus de majestade, eu LHE agradeço pela vida de Santa Catarina da Suécia. Contudo, me conceda a graça de seguir o caminho, do serviço, do profetismo, da conversão, da fé, da união, da salvação e dos bons pensamentos. Me conceda a graça de fugir das más inclinações, do erro e do pecado. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça de colaborar na construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por receber essas maravilhas de suas palavras Jesus Cristo lhe proteja muito paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de ouvir o evangelho do dia. Todos os dias eu recebo no grupo da família. A música do finalzinho é maravilhoso.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS