PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TESTEMUNHA DO AMOR MISERICORDIOSO

TESTEMUNHA DO AMOR MISERICORDIOSO




07 de fevereiro de 2022

EVANGELHO


Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

MEDITAÇÃO


Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

No clima do Dia Mundial do Enfermo, que vamos celebrar sexta-feira próxima, com a festa de N. Sra. de Lourdes, a palavra do evangelho de hoje nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença. Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.

Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores. 

O Papa Francisco, em sua mensagem para o dia mundial do doente deste ano, anunciou o tema desta jornada 0 de"Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso" (Lc 6,36) e explicou: "Suprema testemunha do amor misericordioso do Pai para com os enfermos é o seu Filho unigénito. Quantas vezes os Evangelhos nos narram os encontros de Jesus com pessoas que sofriam de várias doenças!".

Nós também nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência e exploração da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.

Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.

A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro. Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia.

Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante.


Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção, particularmente em razão da presente pandemia, mas também de tantos outros males. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria, tua mãe, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar com espírito de diálogo e mútuo acolhimento; a viver como irmãos e irmãs, atentos às necessidades uns dos outros; a ser solidários com coração generoso e a aprender do serviço voluntário de tantos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Atualize a lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar nessa Semana Mundial dos Enfermos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Amém Padre João! Bom dia!🌹Que a Santa Mãe da Saúde ilumine e abençoe à todos que precisarem e de modo muito especial pelos enfermos da minha família! Deus o abençoe imensamente e lhe cubra sempre com tanta sabedoria quanto for necessário pra cumprir sua santa, árdua, linda e maravilhosa missão!
    Sua benção Padre!

    ResponderExcluir
  2. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que Jesus nós abençoe de todos os males e daí saúde pra todos enfermos que de cura do corpo e da alma 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  3. Olá Padre, uma benção as suas mensagens diárias.
    Eu as recebia via wats e agora não recebo mais, como posso receber pelo wats?

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas,que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. peço oração pela minha sogra socorro Ramalho que se encontra enferma.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que sua semana seja de muita luz e bênçãos e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Como a violência entre irmãos está cada dia presente, essa humanidade não aprenderam que Cristo veio para nos salvar do pecado Ele é amor,e devemos amar o próximo, quantos doentes de corações, não basta a violência que cometeram com um inocente Jesus Cristo.
    Padre João Carlos eu hoje entrego a misericórdia de Deus as pessoas doentes de corações perversos para seu próximo.
    🙏🙋😍🌹💕
    Uma semana de muito amor de Cristo no seus corações 💝

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos! Que todos nós do Mundo Inteiro que buscam uma graça da Cura seja ela espiritual, corporal ou mental procurem orar com muita Fé e que Nossa Senhora de Lourdes derrame sobre todos muitas graças.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! Padre com a meditação da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Vamos rezar pelas crianças que estão nos hospitais e pelos seus pais. Que não esmoreça sua fé em Deus e na Sua misericórdia!!!!

    ResponderExcluir
  9. Quero pedir por todos que estão em situações difíceis, devido a fome ,a falta de emprego,por aqueles que submeteram a cirurgias de alto risco como meu irmão Luiz Antônio L. Piedade, daí Senhor a Paz de todos aqueles que buscam em Deus a tua misericórdia e sejamos livres do pecado do mundo. Que o Senhor Jesus nos socorra hoje e sempre. Obrigado por tudo que recebemos de todo o meu coração a minha família.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Jesus nós abençoe do pecado livre todos mal peço infermos

    ResponderExcluir
  11. Pai de infinita bondade. Eu LHE agradeço pela vida de São Ricardo. No entanto, me conceda a graça de valorizar, a tudo que é sagrado. Me conceda a graça de tomar boas decisões. Me conceda a graça de viver, a minha vocação. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, da caridade, da intercessão, da fé e da cura. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom e abençoado dia a todos presado padre João Carlos eu agradeço a Deus por ter vc no meu caminho que Deus abençoe todos , estou enviando o meu número porque mudou agora é esse
    11,912803417 agradeço pela atenção a todos um abraço

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a sua bênção padre João calos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS