PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HONRAR A DEUS COM A BOCA E O CORAÇÃO

HONRAR A DEUS COM A BOCA E O CORAÇÃO



08 de fevereiro de 2022

EVANGELHO


Mc 7,1-13

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

MEDITAÇÃO


Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)

O que Jesus está fazendo na Galileia chama a atenção das autoridades religiosas da capital Jerusalém. Assim, de lá vem gente para fiscalizar o que está acontecendo e, claro, para por sob controle esse novo fenômeno. Uma comissão de fariseus e mestres da Lei chegou de Jerusalém e foi logo encontrando defeito naquela movimentação em torno de Jesus. Identificaram logo um perigo naquele movimento: ‘Jesus não segue à risca os costumes e os rituais da tradição’. Que tradição é essa? Vamos ver se descobrimos.

Vamos dar um jeito de entrar na roda da conversa que está se formando, em torno de Jesus. É bom a gente chegar mais perto para ouvir bem o que estão dizendo. Chega mais! Olha a cara de sonsos dessa turma de Jerusalém! Estão se queixando que os discípulos de Jesus comem sem lavar as mãos. Parece uma bobagem. Não ria! Isso pra eles é uma coisa muito séria. O que é que eles estão dizendo? Dá para escutar alguma coisa? Ah, estão dizendo que os discípulos comem com as mãos impuras... Vamos escutar. “Isso é um desrespeito à nossa religião. Comer o pão sem lavar as mãos, onde já se viu uma coisa dessa? A religião manda lavar as mãos antes de tomar o alimento, isso é que é o certo. Para estarmos bem com Deus, não podemos nos contaminar com coisas impuras. E nós fariseus levamos isso muito a sério e cobramos isso de nossa gente. Ao voltar da praça, deve-se tomar banho. E, em casa, tomar cuidado com o alimento que se come, lavar direito as vasilhas e os copos. Nós somos um povo santo. Precisamos estar atentos para não nos contaminarmos com a impureza em relação a alimentos, doenças de pele, sangue, estrangeiros... A pessoa impura está afastada de Deus que é santo e não pode frequentar o culto até se purificar”.

Puxa! Você ouviu isso? Pra eles, Jesus está acabando com a religião deles, desconsiderando as normas religiosas da pureza. Veja que eles fazem uma separação rígida entre o puro e o impuro. Contraindo uma impureza, a pessoa se afasta da presença de Deus e de sua bênção. Para se purificar, há vários ritos previstos, conforme a impureza contraída: abluções (lavar as coisas ou parte do corpo), tomar banho, oferecer sacrifícios depois de sete dias, etc. Opa, parece que Jesus vai falar. Presta bem atenção. “O que o profeta Isaías escreveu, nas Escrituras Sagradas, foi mesmo pra vocês, hipócritas: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Uma coisa é o ensinamento de Deus, outra coisa são os costumes que vocês criaram. Vocês estão confundindo o mandamento de Deus com as tradições humanas. Vocês estão esvaziando a Palavra de Deus, com essa preocupação exagerada com coisas externas”. Nossa! Essa lição que Jesus deu aos fariseus serve direitinho pra gente.


Guardando a mensagem

A preocupação dos fariseus com a pureza legal levava as pessoas a viverem uma religião de práticas externas, de ritos, deixando de lado coisas mais importantes da fé como o amor a Deus e ao próximo. Esse perigo de se ficar no ritualismo estéril é de toda religião. No cristianismo católico também podemos incorrer nesse engano. As práticas externas nos ajudam a viver na fé e na comunhão com o Senhor nosso Deus. Mas, cuidemos para que elas não esvaziem a Palavra de Deus e acabem nos fazendo servidores apenas de tradições humanas.

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Encanta-nos Senhor, a liberdade com que anunciavas o Reino de Deus, sem aquela preocupação exagerada com os rituais de purificação que os fariseus tanto prezavam. Não estavas preocupado com o exterior, com o que se vê, com a aparência. O interno, o que está no coração, é isso que realmente tem valor. Senhor, nós vivemos, hoje, sob a ditadura da aparência. Em nosso mundo, importa mais a embalagem, o externo. Assim, é na roupa que se veste, no corpo que se quer ter, na idade que se disfarça, na foto sorridente das redes sociais. Importante é parecer que se está bem, vitorioso, feliz. Até na liturgia, chega essa preocupação excessiva com a exterioridade. Liberta-nos, Senhor, com o teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Os ritos são importantes pelo que eles representam, pela compreensão que está por trás deles. Se os ritos não forem sinais de algo mais profundo, eles se esvaziam. Lavar as mãos era um rito religioso no tempo de Jesus. Benzer-se é um rito religioso cristão. Benzer-se pode ter um grande significado ou pode ser apenas um gesto vazio e supersticioso. No seu caderno espiritual, responda: quando você se benze (traça a cruz sobre si mesmo), o que isso significa?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Bom Dia a todos e a todas!A paz de Deus e o amor de Maria. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por esse dia de hoje Terça-feira!O sinal da Cruz,quando traço sobre meu corpo é para lembrar que estou com Cristo e ELE está comigo. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Bom dia Padre João🌹Sua benção!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Eu faço o Sinal da Cruz para me trazer proteção. Quando vou sair de casa, quando vou rezar eu faço para que o inimigo não interfira naquele momento me tirando a concentração, a fé, quando passo em frente a uma igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia pafre sua bênção Eu faço o sinal da cruz para me sentir protegida de todo perigo e de todo mal amem

      Excluir
    2. A sua benção padre , Deus nos abençoe e proteja,assim seja em nome de Maria.
      Purifica_me senhor

      Excluir
  4. Faço o sinal antes de rezar, pedindo ajuda ao ES, depoís, agradecendo. Quando saio de casa, peço proteção...qdo passo na frente de uma Igreja, poís sei que Jesus está ali...em respeito....
    Bom dia!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João carlos sua bênção quando faço o sinal da cruz me sinto protegida de todo perigo e de todo mal amem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará quando eu faço sinal da cruz eu estou pedindo proteção espírito santo pra mim preção espírito santl

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja iluminado e repleto de bençãos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Vamos buscar o senhor,
    nosso Deus de todo coração ❤️.
    Formos criados dele para sua glória,Deus te deu um presente lindo,que é a liberdade.
    Mas devemos fazer dela um momento de glória,e entende o quanto Ele ama é maravilhoso para sua vida, não vamos ignorar essa benção,leia as escrituras e as meditação de padre João Carlos você vai entender só benção.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. o sinal da cruz pra mim é um sinal de proteção divina.

    ResponderExcluir
  9. Proteção padre! Sua Benção.

    ResponderExcluir
  10. Eu traço o sinal da cruz sobre mim para a bênça de Deus e proteção .

    ResponderExcluir
  11. Para mim também, o sinal da Cruz é proteção e também respeito, na presença da Santíssima Trindade.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos boa tarde eu vou responder porque eu faço o sinal da santa cruz para me livra de todos os perigos e dos inimigos visível e invisível e respeito e quando eu passo na frente de uma igreja com certeza eu faço o sinal 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹

    ResponderExcluir
  13. Justina silva/8/2/2022/14:56 boa tarde padre João obrigada por tudo quando eu traço o sinal da cruz em mim isso significa o ser cristão.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção traço o sinal da Cruz quando acordo ,ao rezar significa pra mim respeito amor e fé em Deus nosso pai do céu Jesus Cristo lhe proteja muito padre João Carlos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  15. Oi padre, sua benção! Eu me benzo, para honrar a Santíssima Trindade e como cristã, respeitando e guardando o Símbolo de Cristo ao morrer na Cruz para nos salvar! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Josefina Bakhita. Contudo, me ensine rezar e servi-Lo santamente. Me ensine andar na VOSSA presença com todo o meu coração. Me ensine seguir o caminho do perdão, do discipulado e do profetismo. Me ensine fugir do pecado e da hipocrisia. Me ensine ser fiel aos VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  17. Eu faço o sinal da cruz por ter fé que Deus é nosso salvador.que por nos morreu na cruz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS