PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DE UM PAI AFLITO

A HISTÓRIA DE UM PAI AFLITO



21 de fevereiro de 2022

EVANGELHO


Mc 9,14-29

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

MEDITAÇÃO


Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )

Quando Jesus desceu o monte com três discípulos, naquele dia da transfiguração, encontrou os outros discípulos no meio de uma grande confusão. Muita gente ao redor deles e uma discussão sem fim com os fariseus. Jesus perguntou: ‘Que confusão é essa?’ E alguém do meio do povo explicou: ‘Mestre, eu trouxe meu filho que tem um espírito mudo. Quando dá uma crise, ele cai no chão, começa a espumar, range os dentes’. Aí Jesus entendeu o que estava acontecendo: O pai trouxe o filho para os discípulos expulsarem o espírito e eles não o conseguiram. Jesus mandou trazer o menino e ali mesmo o garoto começou a ter uma crise. O pai informou a Jesus que ele tinha aquilo desde pequeno. Claro, eles sempre pensavam que fosse um espírito. Não se tinha conhecimento da epilepsia. Aí o pai contou que ele já passara de morrer afogado ou queimado várias vezes, coitado. No meio daquela crise, o menino se debatendo, o pai desesperado disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. “Se podes?!... comentou Jesus. Tudo é possível para quem tem fé”. Acho que Jesus ficou meio chateado. “Se podes fazer alguma coisa?!”. O pai pediu desculpas: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé!”.

Pode reparar que, em todo milagre de Jesus, ele elogia a fé da pessoa. “A tua fé te salvou”, disse àquela mulher que tocou nas suas vestes. Em Nazaré, sua terra, foi dito que ele não fez ali muita coisa, porque eles não tinham fé. Fé é a abertura do coração para a ação de Deus em nossa vida. É a confiança que depositamos no Senhor. E aquele pai, coitado, tinha fé, mas reconhecia que era pouca. Jesus deu ordem ao espírito mudo e o menino foi libertado. Mais tarde, os discípulos quiseram saber porque eles não conseguiram expulsar o espírito. “Esse tipo só se expulsa pela oração”, disse Jesus.

Esse “Se podes” ficou na sua cabeça, não foi? Chato, aquilo. “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e nos ajuda”. Talvez esse seja o sentimento de muitas pessoas hoje, o que acha? Há quem faça um pedido a Deus sem confiança suficiente nele, sem fé. Pede, mas não tem convicção que o Senhor tem poder para isso, ou que ele vá se interessar por sua causa. Pede, mas, realmente, não espera que Deus o atenda. Tem gente assim, claro que tem. Há quem apele pra um e pra outro, e bata também na porta de Deus, como mais uma tentativa. Esse tipo também demonstra pouca fé, pouca confiança. Desse jeito, sem fé, dificilmente será atendido.

A resposta de Jesus foi forte: “Se podes?! Tudo é possível para quem tem fé”. A Virgem Maria já tinha ouvido uma palavra semelhante. Foi o anjo Gabriel quem lhe disse: “Para Deus, nada é impossível” citando o exemplo de sua prima Izabel, idosa e estéril. Para Deus, nada é impossível!

A fé, com certeza, não é só confiança em Deus. No evangelho de São João, Jesus fala da união com ele como condição para ser atendido pelo Pai. “Se permaneceres em mim, tudo o que pedires ao Pai, ele te concederá”. Então, a fé tem a ver com a nossa união com Jesus, que está tão bem representada no ramo unido à videira. Permanecer em Jesus é estar em comunhão com ele, comunhão de amor, que nos faz realizar a sua palavra de maneira quase natural. Estou pensando no ramo que, mesmo sendo um ramo enxertado, une-se de tal forma à videira, identificando-se com ela, que realiza naturalmente a vocação da videira: dar fruto, produzir uva. Estando assim unidos a Cristo, o que pedirmos ao Pai, em nome de Jesus, ele nos concede.

Se estamos unidos a Cristo, não duvidaremos do que Deus pode fazer, em nome de Jesus, seu filho. Neste sentido, a história da mulher que tocou na roupa de Jesus reforça essa compreensão. Ela não precisou nem falar com Jesus. Estava unida a Jesus pela fé. Jesus elogiou a sua fé.


Guardando a mensagem

O pai aflito que estava pedindo a cura do seu filho disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade e nos socorre”. Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. Deus vem em nosso socorro porque nos ama como filhos, nós que estamos unidos a Cristo. Não cabe dúvida, desconfiança ou mesmo uma relação comercial com o Senhor. A fé abre as portas de nossa vida para acolher a obra do nosso Deus.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
são tantas as nossas necessidades, os dramas que nos envolvem, que precisamos continuamente da tua proteção, da tua graça, do teu favor. Dá-nos, Senhor, que não nos portemos como requerentes estranhos e desconfiados, mas discípulos unidos a ti pela fé, pelo amor, pela docilidade à vontade do Pai. Assim, no que pedirmos ao Pai, em teu nome, seremos atendidos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva sua oração a Jesus, pedindo-lhe para aumentar a sua fé.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏senhor proteja-nos e aumentai a nossa fé

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor eu creio , mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada padre João Carlos pela preciosidade de reflexão sobre o Evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Senhor, aumentai a minha fé. Estou sempre contigo, sou sua serva, protegei-nos e nos livre do mal.Ameém! 🙏🏼🙏🏼❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor eu creio mas aumentai a minha fé bom dia Deus nos abençoe

      Excluir
    2. Senhor aumenta minha fé não deixa eu fraquejar e creio nos teus milagres

      Excluir
  5. Bom Dia Padre sua benção. Senhor eu creio mais Aumentai A Minha Fé 🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará peço senhor mas aumentar minha fé senhor Jesus nada e enpocivel para Deus eu estou sempre com deus ele comigo e tudo na minha vida obrigado senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    À história de um pai aflito.
    Tudo é possível para quem tem fé ( Mc 9,23 ). Eu tenho fé, mas cada dia mais preciso de ajuda na minha falta de fé.
    Padre João Carlos, tenha uma semana cheia de amor e gratidão a Deus ...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Tenha fé e acredite ele é o Deus do impossível,as vezes o seu pedido ao senhor não é como vc quer mais ele sabe o melhor, seu amor indicar qual o caminho a seguir e lhe dá benção no momento certo ,vc só vai ter momentos maravilhosos.🙏🙋😍🌹💕
    Uma semana abençoada para todos nós 🙏
    e creia ele nunca desisti de vc vá a
    Ele em oração



    ResponderExcluir
  9. Eu creio em ti Senhor mas, aumentai a minha fé. 🙏🏼

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos peço oração pra mim e toda minha família que Deus abençoe o Senhor sempre fica com Deus

    ResponderExcluir
  11. A fé remove montanhas.Amem

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João.Entreguei meu filho dependente químico ao pai.Isto já fas 15 anos.Ele continua do mesmo jeito.Acho q ele precisa querer ou minha fé está pouca!?

    ResponderExcluir
  13. Jesus eu creio! Mas aumentei a minha fé..

    ResponderExcluir
  14. Senhor aumentai cada dia a minha fé.

    ResponderExcluir
  15. Pai Santo e fonte de toda santidade, eu LHE agradeço por todos os exorcismos. Todavia, me ajude ter um reto procedimento. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude seguir o caminho da verdade, da sabedoria, da oração, da justiça, da pureza, da paz, da modéstia, da conciliação, da obediência, da fé, da misericórdia, da mansidão, do discipulado e dos bons frutos. Me ajude evitar o ciúme, o fingimento, a inveja, a parcialidade, a rivalidade, as desordens e as obras más. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Senhor eu creio em vós, mais não deixe eu perder, a minha fé almete a minha Fé, amém

    ResponderExcluir
  17. Pai eu creio e peço restitua e aumente a minha fé. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS