PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE NO FINAL VAI MESMO VALER A PENA?

O QUE NO FINAL VAI MESMO VALER A PENA?



18 de fevereiro de 2022

EVANGELHO


Mc 8,34–9,1

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.
9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

MEDITAÇÃO


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mc 8, 36)

O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.

O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.

É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos por nossa conta pra carregar)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.

Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar a própria qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que nos leva a ele é Jesus. É em Deus, a nossa completa realização.


Guardando a mensagem

Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da paixão, cruz do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Vale a pena a vida que trilhar esse caminho.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mt 16, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. se alguém quiser me seguir , renucie a se mesmo , tome sua cruz e me siga .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Onde estiver, Deus lhe fortaleça e abençoe cada minuto do seu dia.
    "Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga".
    Senhor, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida.
    Graça e paz para todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Perdão Senhor se eu Me perco de TI❤️🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, que sabedoria ,belo ensinamento uma perfeita catequese. Que Deus o abençoe cada dia mais. Abraços fraterno. MARIA LUISA DE ALMEIDA INDAITUBA SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Procura sempre levar Jesus pelo caminho.
    A minha conduta vai fazer diferença, jesus Cristo foi o exemplo perfeito .
    O senhor é o meu pastor.🙏🙋😍🌹💕
    Para todos um ótimo dia abençoado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará muito obrigado pela palavra linda que senhor manda todos dias eu passo para meus filhos amigas quem quiser vir Amim siga -me palavra evangelho de hoje

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra todas as famílias do Rio de Janeiro que Jesus tenha misericórdia e conforte a todos 🙌

    ResponderExcluir
  8. Justina silva 18/2/2022 09:27 bom dia padre João obrigada todos os dias eu repasso para meus contatos, todos ficam felizes. com o Evangelho do dia.Sou Missionária e minha meta É Deus!

    ResponderExcluir
  9. Um dia ajente aprende que nada e meu ou seu tudo e emprestado porque a única certeza que temos que um dia mais cedo ou mais tarde e que ávida vem e nos toma tudo de vouta

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus de bondade, eu LHE agradeço pela Congregação das Irmãs Missionárias Franciscanas de Santo Antônio. Entretanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, da renúncia, da fé, das boas obras, da salvação e da santificação. Me ajude ser justo e caridoso. Me ajude evitar a insensatez e o pecado. Me ajude carregar a minha cruz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado, Pe. João Carlos, pela seu dom de explicar e fazer entender a Palavra de Deus. Rezo tosos os dias pelo senhor, de Natal-RN.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS