PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA LINDA PRECE CELEBRANDO A ENCARNAÇÃO DO VERBO

UMA LINDA PRECE CELEBRANDO A ENCARNAÇÃO DO VERBO



20 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 1,26-38

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAÇÃO


Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28).

A Ave Maria é uma oração que está permanentemente em nossos lábios. E há até quem a identifique com uma oração infantil, tão simples nos parece e tão curta se apresenta. No terço, nós a repetimos pelo menos 50 vezes. É possível que a rotina acabe esvaziando o profundo significado dessa bela prece.

Uma breve oração, é verdade, mas que retoma as palavras do anjo Gabriel, de Izabel, do Concílio de Éfeso e da piedade popular. Quatro autores numa obra que foi se cristalizando ao longo dos séculos.

O que dizemos na Ave Maria? Começamos saudando a Virgem: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”. Foi o anjo Gabriel que disse isso: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Gabriel veio da parte de Deus com uma mensagem especial. Séculos antes de Gabriel aparecer, o profeta Sofonias tinha levado uma mensagem ao povo de Deus, no meio de um grande sofrimento: “Alegra-te, filha de Sião. O Senhor está em teu meio”. A filha de Sião é a comunidade fiel que aguarda a realização das promessas de Deus, um tempo de liberdade e de paz. Maria é a filha de Sião. As promessas de Deus estão se cumprindo para o seu povo.

Gabriel a saudou como “cheia de graça”, plena da graça de Deus. São Paulo explicou, na carta aos Efésios, que Deus quis, em Cristo, nos cumular de todas as bênçãos espirituais (Cf. Ef 1, 3). E que, antes da criação do mundo, ele já nos tinha predestinado a sermos seus filhos adotivos, para o louvor de sua graça. E que isso foi possível porque Jesus remiu os nossos pecados.

Dizendo a Maria que ela estava “cheia da graça de Deus”, o anjo Gabriel estava dizendo que Deus a cumulou de toda bênção, da plenitude de sua graça. E, se por causa de Jesus, antes da criação do mundo, Deus já nos tinha predestinado a ter a sua graça em abundância como seus filhos, o mesmo fez com Maria. E o fez bem mais. Como nos explica a Igreja, no dogma da imaculada conceição, em vista dos merecimentos de Cristo, Deus a preservou da herança do pecado original, do qual todos nós participamos. E assim, sem vínculo com o pecado, ela pode conceber o santo filho do Altíssimo, que já era um com ele, desde toda a eternidade.

Saudando Maria como cheia de graça, estamos celebrando o plano de salvação de Deus, o seu imenso amor por nós que o levou a enviar o seu amado filho para assumir nossa condição humana, remir os nossos pecados e ser o nosso guia e pastor em nossa peregrinação terrena.

Guardando a mensagem

Não, a Ave Maria não é só um louvor a Maria. É, antes de mais nada, um louvor a Deus, à sua intervenção na história em nosso favor. No seu canto, Maria reconheceu isso, cantando as misericórdias de Deus em sua vida e na vida do seu povo.

Não, a Ave Maria não é uma oração infantil. É um louvor a Deus que cumulou uma mulher de toda graça, antecipando para ela os merecimentos que o Salvador conquistaria na cruz em favor de todos nós, unindo-a a si como sua filha mais querida e mãe do seu eterno filho.

Não, a Ave Maria não é uma oração enfadonha e repetitiva. É a proclamação da nossa redenção que chegou pela encarnação do Vergo no seio virginal de Maria, como iniciativa de Deus e da resposta de fé humilde e generosa de sua serva.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A cena da anunciação enche o nosso coração de alegria. Nela, nós vemos um Deus misericordioso e fiel que, pensando em nós com tanto carinho, escolheu uma mãe para ti, cumulando-a da plenitude de sua graça, em vista da reconciliação que nos alcançarias na tua entrega na cruz. Como disse um dos antigos padres da Igreja, assim ela se tornou filha do redentor, antes mesmo de ser sua mãe. Na anunciação, nós vemos, Jesus, uma jovem santificada pela graça de Deus, toda em comunhão com o Criador, que responsavelmente quis saber como seria possível ser mãe virgem e, cheia de fé, disse um “sim” generoso, com a humildade de serva do Senhor. Na anunciação, vemos, Jesus, a tua própria entrada neste mundo, na tua encarnação. E nesta tua vinda, igualmente contemplamos tua obediência filial, como nos diz a carta aos Hebreus: vieste, com alegria, fazer a vontade do nosso Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra
 
Celebro hoje a Missa de Natal de Ouvintes e Associados. Será na Basílica do Carmo, no centro do Recife, às 11 horas. Você pode acompanhá-la pela Rádio Amanhecer. Aproveite e baixe o aplicativo da rádio no seu celular.

Hoje, é o 6º Encontro de nossa Novena de Natal "Nos caminhos de José e Maria".  O tema de hoje: "A cisma e a obediência de José". Nossa oração, hoje, é pedindo a luz do Santo Espírito para o discernimento, sua participação nas decisões mais importantes de nossas vidas. A novena começa às três da tarde. Estou já lhe enviando o link do Youtube e vou esperar por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Boa Noite Padre João Carlos
    Gosto muito do seu comentário

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, padre! Peço oração pelo empreendimento de minha filha Kamila. Que o nosso bom Deus abençoe sua vida e a faça prosperar.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia hoje venho pedir a intercessão de todos por Ângela Guimarães da Silva está internada em um hospital aqui em Fortaleza,eu sou Sergio Fernandes de Fortaleza Ceará. Deus abençoe a todos e a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo dará certo Sergio o nosso Deus realiza tudo que acreditamos pelo bem que desejamos.

      Excluir
  4. Bom dia Padre
    Peço oração pela minha empresa.
    Estamos com vendas baixas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos.
    JESUS TE AMA INFINITAMENTE...
    MEDITAÇÃO BELÍSSIMA...
    A cena da anunciação enche o nosso coração de alegria.
    Quem anunciou a vida de Jesus?
    Foi Isaías? Responda-me por favor...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo uma semana linda e abençoada com as
    Graças de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria Caucaia Ceará obrigado senhor por ter dando uma mãe maravilhosa cheia de graça do espírito santo que deus nós leve a gruta de Belém este natal

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe.João Carlos adoro ouvir suas palavras que o Divino Espírito Santo o ilumine cada vez mais e desejo que Deus o abençoe.Saloá Pernambuco.

    ResponderExcluir
  8. Justina silva/20/12/2/21/11:01bom dia padre João nesse clima de Natal estou com o coração contrito através do seu ensinamentos, por isso só gratidão!!

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos como Nossa Senhora dizer Sempre Sim ao Senhor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da meditação de hoje, Padre João Carlos sua Bênção

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz, eu LHE agradeço pelo anúncio do anjo Gabriel a Virgem Maria. Entretanto, me ajude obedecê-Lo. Me ajude fugir do pecado, do medo e da perturbação. Me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do serviço, da santidade, do profetismo, da oração e dos bons pensamentos. Me ajude viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe.Joao Carlos.
    O Santo Evangelho, muito rico, para nós cristãos católicos batizados,em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Uma verdadeira catequese,para todos nós e uma excelente espicaçao para os protestantes.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS