PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM MODELO DE FÉ E CARIDADE PARA NÓS

UM MODELO DE FÉ E CARIDADE PARA NÓS



21 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

MEDITAÇÃO


Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)

A visita de Maria à sua prima Isabel é uma cena que você conhece bem. É, inclusive, a meditação da segunda dezena dos mistérios gozosos do Terço. Ao saber da prodigiosa gravidez de sua prima idosa, Maria logo viajou para a Judeia. Chegando, entrou na casa e saudou Isabel. O bebê de seis meses de gestação pulou de alegria no ventre de Isabel e ela, cheia do Espírito Santo, disse coisas maravilhosas sobre Maria e sobre Jesus.

Isabel está radiante com a visita inesperada de Maria. Cheia do Espírito Santo, ela festeja a chegada da jovem prima: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre". A saudação de Isabel continua de boca em boca, cumprindo a profecia da Virgem: "Todas as gerações me chamarão bem-aventurada". E ela mesma deu a razão: "porque o Senhor fez em mim maravilhas".

Sobre Jesus, Isabel nos deixa um ensinamento precioso. Ela não separa Jesus de sua mãe. Ela é bendita entre as mulheres. Ele é o bendito fruto do seu ventre. Ele é o Senhor. “Ela é a mãe do meu Senhor”, disse Isabel. Jesus é filho de Deus e de Maria. E ela é grande pela sua fé.

“Bem-aventurada aquela que acreditou”. A grandeza de Maria está confirmada por Izabel: ela acreditou. Foi na fé que concebeu. A fé é a resposta adequada à Palavra do Senhor. “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. A palavra do Mensageiro lhe expôs a vontade de Deus. Ela creu. Uma vez entendida a mensagem, aceitou com generosidade e humildade o que Deus queria dela. Na anunciação, vemos a fé de Maria e o seu sim, como respostas à vontade de Deus comunicada por sua palavra. Na visitação, vemos o amor, a caridade que a impeliram ao serviço de sua parenta idosa. Maria tornou-se, assim, modelo de fé e de caridade para todas as gerações.


Guardando a mensagem

A Ave Maria é uma prece frequente nos lábios do povo católico. Em primeiro lugar, celebra a ação de Deus em nossa história, que, em cumprimento de suas promessas, envia o seu filho amado para nos salvar, preparando para ele uma mãe sem a mácula do pecado, em completa comunhão com a Trindade. Celebra igualmente a contribuição humana, pequena e limitada em seu plano de salvação. Vemos isso na participação da jovem e virgem Maria, que se tornou modelo de nossa resposta à vontade de Deus comunicada por sua santa palavra. Ela acreditou e colocou-se em suas mãos, como humilde servidora. Como mãe do salvador, que veio em despojamento e humildade a serviço da humanidade, ela foi servir na casa de Izabel. O seu serviço intercessor continua em relação a nós, pecadores, a quem recorremos com grande confiança e amor, reconhecendo nela a mãe de Deus, já que Jesus em sua encarnação uniu a sua natureza divina à nossa natureza humana.

Bem-aventurada aquela que acreditou (Lc 1, 45)

Rezando a palavra

Unamo-nos a todas as gerações que proclamam Maria e Jesus benditos e façamos nossa a prece do anjo Gabriel, de Isabel e de toda a Igreja:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, reze, algumas vezes, a Ave Maria, devagar e dando sentido às palavras que pronuncia.

Acompanhe, hoje, o 7º Dia da Novena de Natal, que rezamos às 15:00 horas, no Youtube. O tema de hoje:  "Uma história de fé e solidariedade", refletindo a visita de Maria a Izabel. A oração de hoje é pelos parentes. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Bom dia,padre João Carlos sua benção que Deus ilumine seu caminho nos dias hoje,reze por mim e por todos.tambem pelos padres,gosto muito do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a Lyris de Alfenas MG,da paróquia Sagrado coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças de Fama

      Excluir
  2. Padre João Carlos peço que me abençoe e toda minha família.Natal é festejar a chegada do menino Jesus em nossos corações e fortalecer a nossa fé em Jesus Cristo que que nos dar forças pra superar os obstáculos,as perdas dos entre querido que estou passando nesse momento e e muito difícil mas,creio que Jesus está me sustentando e me dando forças pra superar.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal. faça se em mim segundo a tua palavra.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção que o menino Jesus e Maria mãe de Jesus e nossa mãe nos abençoe e nos guarde um Natal pra todos nós

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem. Padre João Carlos, Jesus esteja convosco hoje e sempre, fornecendo-o e iluminando seus caminhos e guiando seus passos. Maria, tão jovem nos deixou exemplos de responsabilidade, de obediência, de humildade, de solidariedade, de fé e esperança de que tudo passa. Padre peço sua benção para mim, minha família e o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Rosa maria Caucaia Ceará Boa tarde padre João Carlos obrigado pela meditação a palavra de Deus hoje está linda amei o eszepro de Maria nossa mãezinha maravilhosa e sua prima e Izabel uma estória linda rogai por nós abençoe as mães grávida todas mãezinha

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde sua benção,gosto muito de ouvir seu sermão suas palavras peço que ore por minha família peço perdão por meus pecados de me sua benção e seu perdão

    ResponderExcluir
  8. Eterno Pai, eu LHE agradeço por todos os jesuítas. No entanto, me conceda a graça de amar santamente. Me conceda a graça de ter boa colheita. Me conceda a graça de procurá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de seguir o caminho da caridade, da alegria, da fé e da bem-aventurança. Me conceda a graça de fazer boas visitas. Me conceda a graça de ficar cheio do Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Linda e forte leitura Bíblica.

    ResponderExcluir
  10. Amém Deus te ilumine sempre é o padre do nosso coração Deus abençoe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Ave Maria, cheia de Graça e do Espírito Santo, Rogai por nós. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS